Como cuidar do cabelo cacheado com luzes Como cuidar do cabelo cacheado com luzes

Como cuidar do cabelo cacheado com luzes

O cabelo cacheado com luzes é uma das principais opções de mudança de visual para as donas de fios encaracolados. Veja dicas de como cuidar após a coloração!

Você com certeza já viu uma morena iluminada deslumbrante por aí! Nos cabelos cacheados, o visual ilumina os cachos com luzes sem deixá-los totalmente loiros, valorizando o formato e conferindo uma mudança sutil e moderna. Para apostar no visual, você pode fazer luzes, mechas e até mesmo usar uma coloração que já tenha reflexos em tons de dourado ou mel, por exemplo.

Muita gente tem vontade de adotar o estilo, mas também tem medo de danificar o cabelo com a descoloração, principalmente após ter passado pela transição capilar. Por isso, o Fique Diva juntou algumas dicas para cabelos cacheados com luzes ficarem bonitos e saudáveis. Dá uma olhada!


Quais são os tons possíveis de luzes para cabelo cacheado?

Você pode pintar o seu cabelo de qualquer cor imaginável, mas se o propósito das suas luzes em cachos for iluminar o visual, os tons utilizados costumam ser os loiros e castanhos. Ou seja: as luzes podem ser platinadas, acinzentadas, mel, dourado, castanho claro, entre outros tons de loiro. Além disso, dependendo da técnica, você também pode mesclar mais de uma delas. Na hora de escolher, você também é livre, mas para garantir um visual mais harmônico, opte por cores que tenham o mesmo fundo de cor da sua base. Castanhos quentes, por exemplo, combinam com o mel e o dourado. O platinado, por sua vez, funciona melhor em tons com o fundo frio, como o loiro claro natural.


É possível iluminar o cabelo cacheado em casa?

Se você deseja um cabelo iluminado sem precisar ir ao salão, saiba que é possível fazer a transformação em casa! Basta aplicar uma coloração com reflexos dourados para que o efeito iluminado receba destaque nos seus fios. Você pode escolher diversos tons que possuem reflexos dourados na tinta, como o loiro dourado, marrom dourado e castanho-claro dourado.

Para quem tem um cabelo naturalmente escuro, a nuance 5.3 Castanho Claro Dourado é uma boa opção para conseguir um visual discreto sem precisar descolorir os fios. Por outro lado, caso você queira um cabelo com luzes bem intensas, os pigmentos marrons e dourados da nuance 7.7 Marrom Dourado clareia os fios sem precisar de luzes. Se o que você deseja é um loiro quente e fechado, o Louro Dourado 7.3 é a nuance perfeita!


Quais técnicas de luzes em cachos eu posso escolher?

Existem diferentes formas para entrar no mundo das cacheadas com luzes. A mais comum delas é o reflexo em cabelo cacheado, aquelas mechas bem fininhas que começam na raiz e vão até as pontas dos fios. A balaiagem, por sua vez, tem mechas mais marcadas e grossas, também em todo o comprimento do cabelo. O ombré hair é um degradê que começa na altura das orelhas e vai clareando até as pontas do cabelo. Junto com as mechas californianas, que clareiam de uma cor só alguns dedos das pontas dos fios, o ombré hair é perfeito para quem não quer se preocupar com retoques, já que não colore a raiz dos fios.


Posso fazer luzes em cabelo cacheado curto?

A resposta é sim! Mesmo que os cachos curtos tenham menos espaço disponível para que os efeitos apareçam, você pode arrasar o ombré hair, as mechas californianas, o reflexo em cabelo cacheado e a balaiagem nesses fios. A regra para escolher a cor é a mesma: opte por tons que tenham a mesma temperatura de fundo da sua base.


Luzes: cabelo cacheado precisa de cuidados antes do processo

Antes de se perguntar como cuidar dos cabelos cacheados depois da coloração, você precisa preparar a fibra capilar para receber a química. Dessa forma, você vai conseguir evitar possíveis danos nos fios com mais facilidade, já que se ele não estiver saudável, pode ficar elástico ou quebrar. Uma ou duas semanas antes de fazer as luzes em cabelo cacheado, invista em hidratações para repor a água e diminuir o ressecamento dos fios. Além dela, a reconstrução capilar também é super importante, já que repara e fortalece o cabelo de dentro para fora. Mas atenção: ela não pode ser feita com muita frequência, então mantenha intervalos de, no mínimo, duas semanas entre uma reconstrução e outra.


Cabelos cacheados com luzes: como cuidar depois da mudança de cor?

Depois da transformação, os cuidados com o cabelo cacheado com luzes precisam ser ainda mais frequentes e, a melhor opção de conseguir entregar tudo o que ele precisa nesse momento é o cronograma capilar. Dá uma olhada nessas dicas para cada uma das etapas de cuidados:


Dica para hidratação capilar
Para repor a água dos fios, você precisa de uma máscara com extratos naturais e outros componentes hidratantes. A água de coco e o extrato de babosa são um exemplo de componentes que você precisa procurar nesse momento;


Dica de nutrição capilar
A etapa mais versátil do cronograma capilar, a nutrição pode ser feita de várias maneiras diferentes. A primeira delas é o cuidado básico, feito com a máscara de tratamento profundo, com óleos na composição. Além dela, você pode fazer a umectação rápida antes da lavagem ou a umectação noturna, aplicando o óleo diretamente nos fios. As receitinhas caseiras também são uma opção, mas você deve usar como base uma máscara com as mesmas prioridades que os ingredientes adicionados à mistura.


Dica de reconstrução capilar
Assim como a hidratação e a nutrição, a reconstrução capilar também pode ser feita com a máscara concentrada, mas a queratina líquida é uma opção ainda mais potente. Borrife o produto com os fios lavados no shampoo, aguarde 15 minutos e equilibre o processo aplicando uma máscara de hidratação e enxágue os fios completamente depois de mais 5 minutos.


Cabelo cacheado com luzes: faça o teste de mecha antes de começar

Tanto para evitar que o cabelo seja danificado no processo, quanto para prever a cor final das luzes em cabelo cacheado, o teste de mecha é necessário. Por isso, antes de descolorir ou aplicar a coloração nos fios, separe uma mecha da parte de trás do cabelo, aplique o produto e deixe agir pelo tempo necessário. Depois de enxaguar, avalie o estado do cabelo: se ele ficar elástico ou quebradiço, cuide mais um pouco do cabelo para que ele suporte o processo e tente fazer as luzes novamente dentro de alguns dias.