Cabelos com  frizz veja 10 dicas para te ajudar Cabelos com  frizz veja 10 dicas para te ajudar

Cabelos com frizz: 10 dicas incríveis para evitar os fios indisciplinados

Cansada do frizz? Os fios arrepiados costumam aparecer quando a estrutura dos fios está comprometida, sem formato e ressecada - o que pode acontecer por diversos motivos. Confira 10 dicas para dar adeus às madeixas eletrizadas!

Cansada do frizz no topo da cabeça toda vez que seu cabelo seca? Os fios arrepiados e rebeldes costumam aparecer quando a estrutura dos fios está comprometida, sem formato e ressecada o que pode acontecer por diversos motivos: uso diário de secador e chapinha, falta de hidratação e até mesmo o clima úmido pode contribuir. Quer se livrar desse inimigo capilar?

O Fique Diva vai te ensinar 10 dicas para dar adeus às madeixas eletrizadas. Confira!


Dica 1: vai usar secador ou chapinha? Use um creme de pentear com proteção térmica

Se você não abre mão de usar secador e chapinha diariamente, não tem problema. Mas é preciso proteger seus cabelos do choque térmico! Por isso, depois de lavá-los corretamente, invista em um creme para pentear com proteção térmica e aplique no comprimento dos fios molhados. Cremes com fórmulas ricas em óleos, como o óleo de coco e o óleo de linhaça, são boas apostas porque auxiliam no controle do frizz. Agora sim suas madeixas estão preparadas para o calor dos equipamentos.


Dica 2: cuidado com a temperatura do secador!

Não é só com a água que é preciso atenção, tenha cuidado também com o vento muito quente do secador. Procure usá-lo em temperatura morna, direcionando-o com distância de 20 cm do cabelo e em movimentos circulares. Nada de deixar o jato parado em uma só parte dos fios, isso pode favorecer o ressecamento e proporcionar ainda mais frizz.


Dica 3: manter o cabelo hidratado é fundamental

Se o ressecamento favorece o surgimento do frizz, o segredo é manter os cabelos hidratados. Uma vez por semana, aplique uma máscara concentrada no comprimento e enluve os fios cuidadosamente para que as substâncias penetrem com eficácia. Deixe o produto agir de 3 a 5 minutos e depois enxágue com água de morna ou fria. Se você quiser potencializar ainda mais sua hidratação, adicione 3 gotinhas de óleo de coco ao produto e misture antes de aplicar.


Dica 4: recorra aos finalizadores no comprimento e pontas

Todo mundo tem um finalizador em casa, seja um vidrinho de silicone, creme para pentear ou um óleo de coco. Eles são excelentes em amenizar o frizz e dar um aspecto saudável aos cabelos rebeldes e pontinhas espigadas, isso porque eles encapam o fio com um óleo de proteção impedindo que a umidade entre em ação.

Se você vai investir nesse tipo de produto, só tenha um pequeno cuidado com a quantidade exagerada: o ideal é do tamanho de uma moeda de 10 centavos - se seu cabelo for curto e ralo, um pouco menos - e, ao aplicar nos fios completamente secos, cuidado para não deixá-los muito oleosos.

Quando você estiver com pressa e quiser reduzir o frizz antes de sair de casa, o silicone capilar é o produto que mais combina com uma rotina corrida. Tudo o que você precisa fazer é distribuir o produto no comprimento e pontas e pronto, já consegue o efeito de fios alinhados! No caso de cabelo ressecado e seco, a dica é aplicar o silicone da linha Nutrição Mágica, de Niely Gold, enriquecido com óleo de coco e abacate para dar brilho, sedosidade e controlar o frizz!


Dica 5: água muito quente no banho favorece o frizz

Se seus cabelos estão bem hidratados, fuja da água muito quente no banho. Procure lavar as madeixas com água morna ou fria para prevenir o ressecamento, o efeito volumoso e o frizz depois da chuveirada. Uma dica: se o espelho do seu banheiro estiver totalmente embaçado é um sinal de que a água ainda está muito quente, ok?


Dica 6: opte por pentes e escovas de madeira

Muitas vezes o frizz pode ser ocasionado pela escova escolhida para pentear os fios. O ideal são as opções de pentes e escovas feitos em madeira, pois não produzem eletricidade estática e evitam que os fios fiquem em pé, ao contrário das de metal e plástico.


Dica 7: depois de secar os fios, jogue um jato de vento frio

O truque é feito nos salões de beleza, mas você pode reproduzir em casa com muito sucesso. Após secar os cabelos com secador e passar a chapinha, jogue um jato de vento frio. Isso vai ajudar a abaixar os cabelinhos arrepiados na hora. Para um resultado mais eficiente, finalize o comprimento e as pontas do cabelo com um silicone.


Dica 8: nada de dormir de cabelos molhados, ok?

Você sabia que dormir de cabelo molhado pode piorar a situação do frizz? Além disso, esse hábito também deixa os fios marcados e favorece a proliferação de fungos no couro cabeludo e pode causar queda. Fuja desse mico!


Dica 9: use uma toalha microfibra para secar o cabelo cacheado

Usar uma toalha para secar a cabeça auxilia no combate ao frizz no cabelo cacheado. Isso porque os cachos já são naturalmente secos no comprimento e pontas e as toalhas comuns retiram a hidratação dos fios, facilitando o ressecamento. Além disso, o atrito com o tecido estimula a formação de frizz no cabelo. Já as toalhas de microfibra secam os fios suavemente, absorvendo o excesso de água sem remover a hidratação que auxilia na redução do frizz.


Dica 10: em último caso, recorra ao salão para um corte bordado

Se a situação do seu frizz está crítica e nenhum tratamento conseguiu resolver, talvez seja melhor você recorrer ao salão para realizar o corte bordado, já ouviu falar? A técnica consiste em não tirar o comprimento do cabelo e é perfeita para acabar com as pontas duplas, mas também ajuda a reduzir o frizz imediatamente.

Anotou todas as dicas? Agora é só colocar em prática e desfilar cabelos de diva