reconstrucao reconstrucao

Como fazer cronograma capilar em cabelo tingidos e descoloridos

Passou por um procedimento de coloração e descoloração recentemente? Saiba como adotar a rotina de cronograma capilar para recuperar a saúde dos fios

Sabemos que na rotina de cuidados com os cabelos, o cronograma capilar é muito importante para ajudar na recuperação de alguns nutrientes que perdemos durante ações externas do cotidiano e principalmente, depois de realizar procedimentos químicos nos fios, como a coloração do cabelo e descoloração dos fios.

Para isso, o blog de Fique Diva trouxe algumas dicas de como fazer o cronograma capilar em cabelos tingidos e descoloridos, para que você possa recuperar a saúde dos fios depois da realização dos procedimentos químicos.

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Essas etapas são alternadas de acordo com as necessidades de cuidados que o cabelo precisa, para recuperar nutrientes essenciais que mantêm a saúde dos fios, especialmente após procedimentos químicos como coloração e descoloração.


Quais problemas podem surgir no cabelo após procedimentos químicos?

Por conta dos ativos que agem na cutícula capilar, o cabelo pode acabar sofrendo algum dano por conta da ação de dilatação da camada externa do fio. Em alguns casos, os agentes químicos podem agir com maior profundidade nos fios, alcançando a parte interna da fibra capilar e ocasionando na sensibilização do fio. Além disso, os procedimentos químicos podem deixar o cabelo ressecado, sem brilho, poroso e quebradiço.


Como saber que meu cabelo está poroso?

Ao notar que seu cabelo não está absorvendo água e suas cutículas estão abertas, isso indica que você tem o cabelo poroso. Cabelos que passam por procedimentos químicos ou que estão expostos a ações externas, como uso de fontes de calor, poluição e exposição solar, estão propensos a ter o cabelo poroso, apresentando dificuldade de absorção de água nos fios e perda de umidade com facilidade.

Para identificar se seu cabelo está poroso, basta fazer o teste da porosidade: coloque um fio de cabelo em um copo com água e observe se ele afunda ou flutua. Se afundar, significa que o cabelo está poroso e necessita passar por reconstrução dos fios. Se o fio boiar, indica que ele necessita de hidratação e se o fio de cabelo ficar no meio do copo, nem boiando, nem afundando, indica que necessita de nutrição.


Quais cuidados com os cabelos tingidos e descoloridos?

Os cabelos tingidos e descoloridos precisam de cuidados especiais para manter a cor e a saúde dos fios. Para preservar o tom dos cabelos e ajudar na recuperação de nutrientes nos fios, é importante usar produtos específicos para cabelos coloridos. Além disso, evite lavar os cabelos com água quente para que não resseque o cabelo e acabe causando desbotamento da cor.


Quais benefícios do cronograma capilar para cabelo tingidos e descoloridos?

Quem tem os cabelos tingidos e descoloridos, precisa ter na rotina de cuidados o cronograma capilar, para recuperar nutrientes importantes para a saúde dos fios. O cronograma capilar age na reposição de lipídios, massa, ceramidas e ajuda na melhor absorção de água no cabelo. Como durante os processos de coloração e descoloração o cabelo acaba perdendo seus nutrientes, é de suma importância adotar o cronograma capilar, pois além de recuperá-los, os fios ficam mais fortalecidos e menos sensibilizados.


Como fazer o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina que é adotada nas etapas de higiene e cuidados dos fios, visando a melhora no aspecto do cabelo e na recuperação de nutrientes essenciais para que os fios fiquem saudáveis. No cronograma capilar, são intercaladas as etapas de nutrição, hidratação e reconstrução.


Hidratação

A hidratação para cabelo é muito importante para os fios, pois ela repõe a umidade do cabelo, evitando que ele fique com aspecto opaco e que não tenha ressecamento por conta da falta de água em sua parte interna. Para fazer a hidratação capilar no cabelo, opte por máscaras de tratamento que tenham em sua fórmula ativos que contribuem para absorção de água nos fios, como aminoácidos que irão atuar na melhora do ressecamento dos fios. O Creme de Tratamento Niely Gold Hidratação Milagrosa possui ação multifuncional 3 em 1, que age no desembaraço dos fios e contribui para a melhora do ressecamento e do brilho.


Nutrição

A etapa de nutrição do cronograma capilar é voltada para a recuperação de lipídios dos fios, que são essenciais para a formação da camada lipídica, que formam uma espécie de película protetora em torno da cutícula evitando que o cabelo fique sem brilho e menos propensos a danos causados pelas ações externas. Nessa etapa, você pode utilizar o Creme Multifuncional 3 em 1 Nutrição Mágica que conta com 13 aminoácidos, contribuindo para a melhora da nutrição dos fios.


Reconstrução

A reconstrução é a etapa do cronograma capilar que atua na reposição de queratina dos fios, devolvendo massa para os cabelos e deixando-os mais resistentes e menos quebradiços. Na reconstrução o ideal é que ela seja feita em menores quantidades em comparação com a hidratação e nutrição, para não sobrecarregar os fios com a quantidade de nutrientes. O Creme de Reconstrução de Niely Gold conta com queratina e aminoácidos em sua fórmula, contribuindo para que os fios fiquem menos fragilizados e porosos.


Como montar o seu cronograma capilar ideal?

Para montar o seu cronograma capilar ideal, é importante conhecer as necessidades do seu cabelo. Se ele estiver muito danificado, é recomendável fazer mais etapas de reconstrução. Se estiver ressecado, é recomendável fazer mais etapas de hidratação. E se estiver sem brilho, é recomendável fazer mais etapas de nutrição. Lembre-se de sempre usar produtos próprios para seu tipo de cabelo e seguir as recomendações de uso.