Como cuidar da raiz do cabelo em transição Como cuidar da raiz do cabelo em transição

Como cuidar da raiz do cabelo na transição? Dicas para hidratar os cachos novos e evitar frizz

Durante a transição capilar, a raiz do cabelo tende a crescer com um formato indefinido, ficar alta e com um aspecto ressecado. Por isso, é importante investir em cuidados especiais. Confira dicas certeiras para te ajudar neste processo!

Quem está passando pela transição capilar precisa manter uma rotina de cuidados especiais com os fios, principalmente os da raiz. Durante o processo, a raiz do cabelo tende a crescer com um formato indefinido, além de ficar alta e com um aspecto ressecado. Por isso, é importante investir em tratamentos como nutrição e hidratação para raiz seca, com o objetivo de que fazer com que os novos cachos nasçam super fortes, brilhosos, bonitos e saudáveis! Quer saber como tirar ressecamento da raiz durante a transição capilar? Então, confira as dicas certeiras que o Fique Diva reuniu para te ajudar!


Raiz seca: Cabelo cacheado e com química tendem a ser mais ressecados

O cabelo cacheado costuma ser naturalmente mais ressecado por causa do formato do fio, que prejudica a passagem da oleosidade natural do couro cabeludo pelo comprimento e pontas. Já os cabelos com alisamento tendem a ser ressecados e quebradiços devido a química, que muda a estrutura do fio de maneira agressiva. E durante a transição capilar, o cabelo apresenta essas duas texturas diferentes: os fios alisados e a raiz natural.

Algumas mulheres ainda passam pela fase do scab hair, geralmente depois do big chop , em que os fios da raiz crescem com um aspecto ressecado, rígido e com formato indefinido. Isso acontece porque esses fios estavam perto da parte alisada e ainda não se recuperaram totalmente da química. Então, é comum que nessa fase o cabelo da raiz fique fragilizado e até quebradiço, principalmente se não for cuidado de maneira correta. Mas como tirar o ressecado do cabelo em transição?


Dica 1. Recorra a um cronograma capilar para cabelos em transição

Montar um cronograma capilar é fundamental para a saúde do cabelo que está passando pela transição, pois vai auxiliar os fios a se recuperarem da química e a crescerem fortes. Por isso, é muito importante seguir essa rotina de cuidados quando se percebe uma raiz extremamente seca. O cronograma consiste em três etapas, que devem ser feitas de forma intercalada:

Hidratação: Principal etapa do cronograma, a hidratação é responsável por repor a água na fibra capilar, o que recupera o brilho e maciez.

Nutrição: Etapa importante para as divas que estão lidando com a raiz ressecada. A nutrição vai repor os lipídios, que vão conceder a camada protetora e a oleosidade dos fios. Consequentemente, a raiz vai ficar mais brilhosa e alinhada.

Reconstrução: É o tratamento que vai restaurar os fios quebradiços e danificados através da reposição de proteína. Essa etapa é a mais profunda e deve ser feita com menos frequência para evitar que o cabelo fique rígido.


2. Como tirar ressecamento da raiz: aposte na umectação com óleos vegetais

Uma das melhores maneiras de nutrir o cabelo em transição é através da umectação com óleos vegetais! O óleo de coco, por exemplo, é o queridinho das divas que lidam com a raiz ressecada, pois sua ação super hidratante combate o frizz e garante um efeito brilhante. Outro ponto positivo é que esse óleo tem ação antisséptica e antifúngica, ou seja, ajuda a proteger a raiz de possíveis caspas, inflamações e coceiras. Aceita uma sugestão para ficar ainda mais diva? O Óleo de Coco Hidratação Milagrosa , de Niely Gold, é a escolha perfeita para quem deseja conquistar um cabelo livre de frizz! E água de coco em sua fórmula ainda vai conferir bastante brilho e maciez as suas madeixas!

Como fazer a umectação: aplique o óleo vegetal escolhido por toda extensão dos fios secos e sujos. Feita a aplicação, aguarde, no mínimo, duas horas, para que o óleo penetre na fibra capilar. Por último, enxágue bem o cabelo com um shampoo e condicionador adequado para seu tipo de fio.


3. Potencialize a máscara de hidratação com a queratina líquida

Se você está passando pela transição, a hidratação para raiz ressecada é um tratamento que não pode faltar na sua rotina de cuidados capilares! Na maioria dos casos, não é recomendado que a máscara seja aplicada na raiz, para evitar que a fórmula densa deixe o cabelo com um aspecto engordurado. Por isso, opte por um produto desenvolvido especialmente para a raiz.

Potencializar o tratamento com a queratina líquida também é uma boa pedida! Essa substância representa quase 90% do cabelo e, por isso, adicioná-la ao seu tratamento vai te ajudar a fortalecer ainda mais a raiz. Mas cuidado para não exagerar na frequência de uso e acabar pesando os fios: o recomendado é usar a queratina somente a cada 15 dias. O passo a passo é bem fácil: Com os cabelos limpos e úmidos, borrife a queratina nos fios e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, aplique a máscara de hidratação por cima e aguarde pelo tempo indicado na embalagem antes de enxaguar.

Dica de Diva: Para madeixas soltas e cheias de brilho, aposte na Queratina Líquida, de Niely Gold, que fortalece poderosamente a estrutura do fio danificado!


Saiba como disfarçar a raiz do cabelo em transição capilar

Ter que lidar com as duas texturas do cabelo é uma das maiores dificuldades das divas que estão passando pela transição capilar. Mas há algumas formas de não deixar a diferença de texturas muito visível. Uma delas é usar e abusar de técnicas de texturização, como a fitagem , os coquinhos ou o dedoliss ! Isso vai ajudar a disfarçar a raiz indefinida, além de estimular o cabelo a cachear. Outra ótima solução é apostar em diferentes penteados para transição, como coques e tranças embutidas, que serão seus aliados no dia a dia.