Como cuidar da raiz do cabelo na transição? Dicas para hidratar os cachos novos e evitar frizz
Durante a transição capilar, a raiz do cabelo tende a crescer com um formato indefinido, ficar alta e com um aspecto ressecado. Por isso, é importante investir.
Quem está passando pela transição capilar precisa manter uma rotina de cuidados especiais com os fios, principalmente os da raiz. Durante o processo, a raiz do cabelo tende a crescer com um formato indefinido, além de ficar alta e com um aspecto ressecado. Por isso, é importante investir em tratamentos como nutrição e hidratação para raiz seca, com o objetivo de que fazer com que os novos cachos nasçam super fortes, brilhosos, bonitos e saudáveis! Quer saber como tirar ressecamento da raiz durante a transição capilar? Então, confira as dicas certeiras que o Fique Diva reuniu para te ajudar!
Raiz seca: Cabelo cacheado e com química tendem a ser mais ressecados
O cabelo cacheado costuma ser naturalmente mais ressecado por causa do formato do fio, que prejudica a passagem da oleosidade natural do couro cabeludo pelo comprimento e pontas. Já os cabelos com alisamento tendem a ser ressecados e quebradiços devido a química, que muda a estrutura do fio de maneira agressiva. E durante a transição capilar, o cabelo apresenta essas duas texturas diferentes: os fios alisados e a raiz natural.
Algumas mulheres ainda passam pela fase do scab hair, geralmente depois do big chop , em que os fios da raiz crescem com um aspecto ressecado, rígido e com formato indefinido. Isso acontece porque esses fios estavam perto da parte alisada e ainda não se recuperaram totalmente da química. Então, é comum que nessa fase o cabelo da raiz fique fragilizado e até quebradiço, principalmente se não for cuidado de maneira correta. Mas como tirar o ressecado do cabelo em transição?
Dica 1. Recorra a um cronograma capilar para cabelos em transição
Montar um cronograma capilar é fundamental para a saúde do cabelo que está passando pela transição, pois vai auxiliar os fios a se recuperarem da química e a crescerem fortes. Por isso, é muito importante seguir essa rotina de cuidados quando se percebe uma raiz extremamente seca. O cronograma consiste em três etapas, que devem ser feitas de forma intercalada:
Hidratação: Principal etapa do cronograma, a hidratação é responsável por repor a água na fibra capilar, o que recupera o brilho e maciez.
Nutrição: Etapa importante para as divas que estão lidando com a raiz ressecada. A nutrição vai repor os lipídios, que vão conceder a camada protetora e a oleosidade dos fios. Consequentemente, a raiz vai ficar mais brilhosa e alinhada.
Reconstrução: É o tratamento que vai restaurar os fios quebradiços e danificados através da reposição de proteína. Essa etapa é a mais profunda e deve ser feita com menos frequência para evitar que o cabelo fique rígido.
2. Como tirar ressecamento da raiz: aposte na umectação com óleos vegetais
Uma das melhores maneiras de nutrir o cabelo em transição é através da umectação com óleos vegetais! O óleo de coco, por exemplo, é o queridinho das divas que lidam com a raiz ressecada, pois sua ação super hidratante combate o frizz e garante um efeito brilhante. Outro ponto positivo é que esse óleo tem ação antisséptica e antifúngica, ou seja, ajuda a proteger a raiz de possíveis caspas, inflamações e coceiras. Aceita uma sugestão para ficar ainda mais diva? O Óleo de Coco Hidratação Milagrosa , de Niely Gold, é a escolha perfeita para quem deseja conquistar um cabelo livre de frizz! E água de coco em sua fórmula ainda vai conferir bastante brilho e maciez as suas madeixas!
Como fazer a umectação: aplique o óleo vegetal escolhido por toda extensão dos fios secos e sujos. Feita a aplicação, aguarde, no mínimo, duas horas, para que o óleo penetre na fibra capilar. Por último, enxágue bem o cabelo com um shampoo e condicionador adequado para seu tipo de fio.
3. Potencialize a máscara de hidratação com a queratina líquida
Se você está passando pela transição, a hidratação para raiz ressecada é um tratamento que não pode faltar na sua rotina de cuidados capilares! Na maioria dos casos, não é recomendado que a máscara seja aplicada na raiz, para evitar que a fórmula densa deixe o cabelo com um aspecto engordurado. Por isso, opte por um produto desenvolvido especialmente para a raiz.
Potencializar o tratamento com a queratina líquida também é uma boa pedida! Essa substância representa quase 90% do cabelo e, por isso, adicioná-la ao seu tratamento vai te ajudar a fortalecer ainda mais a raiz. Mas cuidado para não exagerar na frequência de uso e acabar pesando os fios: o recomendado é usar a queratina somente a cada 15 dias. O passo a passo é bem fácil: Com os cabelos limpos e úmidos, borrife a queratina nos fios e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, aplique a máscara de hidratação por cima e aguarde pelo tempo indicado na embalagem antes de enxaguar.
Dica de Diva: Para madeixas soltas e cheias de brilho, aposte na Queratina Líquida, de Niely Gold, que fortalece poderosamente a estrutura do fio danificado!
Saiba como disfarçar a raiz do cabelo em transição capilar
Ter que lidar com as duas texturas do cabelo é uma das maiores dificuldades das divas que estão passando pela transição capilar. Mas há algumas formas de não deixar a diferença de texturas muito visível. Uma delas é usar e abusar de técnicas de texturização, como a fitagem , os coquinhos ou o dedoliss ! Isso vai ajudar a disfarçar a raiz indefinida, além de estimular o cabelo a cachear. Outra ótima solução é apostar em diferentes penteados para transição, como coques e tranças embutidas, que serão seus aliados no dia a dia.