Porosidade capilar: o que é, como identificar e como tratar Porosidade capilar: o que é, como identificar e como tratar

Porosidade capilar: o que é, como identificar e como tratar

Cabelo poroso é um termo muito comum quando falamos de ressecamento da fibra, mas você sabe realmente o que é porosidade capilar? Ela é uma forma de medir o quanto os fios conseguem absorver nutrientes. Saiba tudo na matéria.

Cabelo poroso é um termo muito comum quando falamos de ressecamento da fibra, mas você realmente sabe o que é porosidade capilar? Ela é uma forma de medir o quanto os fios conseguem absorver nutrientes por meio do grau da abertura das cutículas. Existem três tipos: a baixa, média e alta, e cada nível é importante de ser identificado para saber se o estado da fibra e como recuperá-la caso esteja com pouca ou muita absorção de água. O ponto positivo é que tanto o diagnóstico quanto o tratamento são simples!

O Fique Diva preparou um guia para te ajudar a lidar com o cabelo poroso. Você vai entender o que é, quais são as causas e as características de cada nível e como tratar os fios. Confira!


O que é cabelo poroso e quais são as principais causas?

Quando o cabelo é poroso, ele apresenta ressecamento, frizz e até mesmo a quebra capilar. Isso acontece por conta das cutículas abertas dos fios, que podem ter um alto grau de abertura devido ao uso frequente de ferramentas de calor, a exposição solar intensa sem proteção UV e procedimentos que abrem as cutículas para clarear os fios, como a descoloração .Assim como a alta porosidade, a baixa porosidade também não é a ideal para manter os fios saudáveis. Quanto menos porosos são os fios, mais a fibra tem dificuldade para absorver água, vitaminas e nutrientes essenciais por conta das madeixas muito seladas. É por isso que o ideal é a média porosidade, na qual as cutículas estão meio abertas, absorvendo nutrientes sem que danifique os fios!

Baixa, média e alta porosidade: qual a característica de cada nível?

Porosidade baixa: quando as cutículas estão bem fechadas. Fica bem mais difícil o cabelo absorver a água ou qualquer tipo de tratamento.

Porosidade média: as cutículas estão meio abertas, os fios absorvem a água e os tratamentos facilmente. Podemos dizer que o cabelo é considerado saudável.

Porosidade alta: as cutículas estão muito abertas, ou seja, os fios estão bastante ressecados, com frizz e até quebradiços. Esse tipo de cabelo consegue absorver a água rapidamente, porém, também perde com muita facilidade.


Como funciona a porosidade capilar nos cabelos cacheados e crespos?

Geralmente, os cabelos cacheados e crespos tendem a ter um grau de porosidade alto. Isso acontece devido à carência de oleosidade natural no comprimento e pontas dos fios encaracolados, facilitando a abertura das cutículas. Dessa maneira, os cabelos cacheados e crespos podem sofrer pelo ressecamento, excesso de frizz, falta de definição e maciez.


Faça um teste de porosidade capilar para saber o nível no seu cabelo

É possível saber o grau de porosidade do seu cabelo em casa! Existe um teste bem fácil e simples para saber se seu cabelo está com alta, média ou baixa porosidade. É importante que as suas madeixas estejam limpas para que o teste seja o mais fiel possível, ok? No dia em que estiver com os fios limpos, penteie o cabelo com uma escova e coloque os fios que ficaram no acessório dentro de um copo com água filtrada e espere por 10 minutos. Após esse tempo de espera, observe a posição dos fios no copo:

- Fio afundou no copo = alta porosidade.
- Fio não afundou e ficou no meio no copo = média porosidade.
- Fio boiou e ficou na parte de cima do copo = baixa porosidade.


Saiba qual tratamento o seu cabelo poroso precisa em cada nível de porosidade

Agora que você já identificou o nível de porosidade dos seus fios, é hora de saber o que fazer e como tratar o cabelo poroso! Todos os tipos de cabelos precisam de hidratação, nutrição e reconstrução, mas uma etapa desses tratamentos pode ganhar mais atenção dependendo do nível de porosidade dos fios. Dá uma olhada:

Cabelo com alta porosidade: no caso de fios que estão muito ressecados e porosos, o tratamento indicado é a reconstrução. Ela faz a reposição de proteínas para fortalecer a fibra e reparar danos. Você pode fazer com um creme concentrado ou com a queratina líquida . Se você não tiver uma boa máscara de reconstrução ou uma queratina líquida, a nossa indicação é a máscara e a queratina líquida da linha Reconstrução Potente, de Niely Gold ! Os produtos são enriquecidos com extrato de bambu e com a tecnologia Max-Queratina-V para fortalecer e reparar os fios da raiz às pontas.

Cabelo com média porosidade: para manter seus cabelos saudáveis sempre com aquele aspecto impecável, a nutrição é o tratamento indicado. Essa etapa é responsável por fazer a reposição de óleos para reduzir o frizz e ajudar na definição de cabelos cacheados e crespos. Uma boa opção é a máscara de nutrição da linha Nutrição Mágica, rica em óleo de coco e abacate para oferecer máxima nutrição, sedosidade e brilho aos fios.

Cabelo com baixa porosidade: como as cutículas estão fechadas, foque na hidratação! Esse tratamento repõe água e vitaminas aos fios, reduzindo o ressecamento e a opacidade. Você pode fazer com a máscara da linha Hidratação Milagrosa, enriquecida com água de coco e extrato de babosa para hidratar e regenerar os fios sem pesar!


Como montar um cronograma capilar para cabelos porosos

As divas que têm cabelos com baixa porosidade podem seguir um cronograma capilar tradicional focado na etapa de hidratação, enquanto quem tem média porosidade deve seguir um cronograma direcionado à etapa de nutrição, especialmente as cacheadas e crespas. Já para quem tem cabelo poroso, a reconstrução é o tratamento que deve receber maior atenção! Confira algumas sugestões de cronograma capilar para cabelos porosos, pouco ou muito danificados:

Sugestão de cronograma capilar para cabelos porosos e pouco danificados (com pontas duplas e sem brilho)
1ª semana: hidratação - nutrição - hidratação;
2ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução;
3ª semana: nutrição - hidratação - nutrição;
4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução.

Sugestão de cronograma capilar para cabelos porosos e muito danificados (extremamente ressecados e quebradiços)
1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução;
2ª semana: nutrição - hidratação - reconstrução;
3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução;
4ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução.