Todo mundo quer ter cabelos bonitos, sedosos e brilhosos, né? Mas para isso, fazer hidratações e não abrir mão do protetor térmico não é o suficiente. O cuidado capilar deve começar pelo couro cabeludo, que é o responsável pelo crescimento e a saúde das madeixas. Uma raiz bem cuidada evita a queda do fio e ainda garante a luminosidade perfeita. Confira as dicas do Fique Diva para saber como reforçar seus cuidados mais que importantes!
1. Cabelos muito oleosos podem ser lavados dia sim, dia não
A oleosidade é realmente importante para manter o couro cabeludo saudável, ok. Acontece que o acúmulo de óleo depois de muitos dias sem lavar pode provocar escamações e o surgimento da caspa. Segundo dermatologistas, o ideal para quem tem cabelos muito oleosos é fazer a higienização dia sim, dia não, enquanto os normais podem ter um intervalo de um dia e os secos podem ser limpos três vezes por semana.
2. Use shampoo sem sal e não deixe resquícios de condicionador
Para esta lavagem, o ideal é optar por um shampoo e condicionador sem sal, já que esse tipo de composição limpa suavemente sem danificar as madeixas e o couro. Em seguida, enxágue com bastante água, sempre fria ou morna, e não deixe resíduos de ambos produtos nos fios.
3. Evite lavar o cabelo com água quente
Quando for lavar as madeixas, garanta que a água está em uma temperatura adequada, ou seja, morna ou fria. A água muito quente pode ressecar os fios, aumentar a oleosidade produzida pelo couro cabeludo e causar escamação.
4. Não use as unhas para esfregar o couro cabeludo
Esfregar o couro cabeludo com as unhas não garantirá uma limpeza profunda dos fios. Ao contrário disso, o hábito pode abrir pequenas feridas na superfície, provocando infecções. A massagem ideal deve ser feita com as pontas dos dedos, combinado?
5. Use finalizadores só no comprimento e pontas
O surgimento de escamações e caspa também pode acontecer pelo uso incorreto da máscara capilar e finalizadores. Por terem alto poder de hidratação, os itens podem deixar sua raiz ainda mais oleosa que o normal. O efeito é muito parecido com os poros da pele: se houver muita oleosidade e resquícios de produtos, eles podem entupir, causando queda de cabelo e caspa.
6. No couro cabeludo, aplique somente o shampoo
No couro cabeludo, você só precisará usar o shampoo, ok? O condicionador, máscara, creme para pentear, leave-in ou óleo de argan são indicados para recuperar o ressecamento e proteger o comprimento e as pontas do cabelo.
7. Proteja o couro cabeludo da chapinha e secador
Para proteger as madeixas do calor do secador e da chapinha já existem diversos tipos de protetores térmicos, como o leave-in e o óleo de argan. Mas e para as raízes? A única solução é o cuidado ao fazer esses procedimentos. O recomendado por dermatologistas é manter o secador a uma distância mínima de 20 centímetros da raiz dos cabelos e a chapinha a cerca de um centímetro e meio do couro cabeludo.
8. Use chapéu em dias de sol muito forte
Em dias de sol muito forte é fundamental proteger o couro cabeludo. Aproveite o verão para apostar em chapéus, lenços turbantes e bonés estilosos, adaptando o acessório para cada ambiente ou ocasião.
9. Fique atenta ao fazer alisamentos com química
Escova progressiva, definitiva, permanente e qualquer outro procedimento químico utilizam produtos ácidos e, por isso, podem queimar o couro cabeludo e gerar descamação. Para evitar esse problema, você não deve se arriscar em nenhum alisamento sem antes fazer uma prova de toque na nuca, garantindo que a área não terá nenhum tipo de reação alérgica.
10. Sua alimentação também influencia na saúde dos cabelos
Sabia que a sua alimentação também influencia na saúde do seu couro cabeludo e, consequentemente, no crescimento dos fios? Uma dieta rica aminoácidos e proteínas (carnes, ovos e leite), por exemplo, estimula o crescimento e o fortalecimento das madeixas, enquanto o zinco (nozes, frutos do mar, gérmen de trigo e levedo de cerveja) também ajuda o cabelo a crescer e ainda reduz a oleosidade. Além disso, o ômega-3 e o ômega-6 (presentes nos óleos funcionais) ajudam na hidratação. Mude seus hábitos!