Fique Diva - 5 mitos e verdades sobre as box braids

04/06/2018 / Publicado por Vitória Quirino

5 mitos e verdades sobre as box braids

As box braids são uma opção de penteado protetor que previne a quebra e ajuda as meninas em transição capilar

As box braids são uma opção de penteado protetor que previne a quebra e ajuda as meninas em transição capilar

As box braids são um tipo de penteado protetor e ganharam os corações das meninas em transição capilar. As tranças ajudam a disfarçar a diferença das duas texturas e também dão uma elevada na autoestima durante esse período. Mas ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre esse estilo, que ainda confundem quem não conhece os métodos corretos para manter o penteado. Quer saber quais são os mitos e verdades a respeito das box braids? Confira!

1. As box braids fazem o cabelo cair

MITO! Esse mito é muito comentado por conta da remoção das tranças. É importante ter em mente que o nosso couro cabeludo solta cerca de 100 a 150 fios por dia. A duração média do penteado depende de muitos fatores, mas chega a alcançar até três meses em alguns casos. Agora imagina todos esses fios presos por três meses sem conseguir sair? É claro que, na hora de remover as box braids, a quantidade irá assustar. Porém, lembre-se de que os fios caídos representam mais de 90 dias acumulados. Dessa forma, você pode ficar tranquila porque o estilo não vai fazer seus cabelos caírem.

2. As tranças quebram o cabelo

MITO! O segundo mito tem relação com o aspecto dos fios após o uso das box braids. A verdade é que o cabelo fica sim mais seco, opaco e ressecado. Afinal, durante o tempo das tranças não é possível realizar nenhum tipo de tratamento além da lavagem tradicional com shampoo. Mas esse efeito é facilmente resolvido com uma boa umectação e alguns dias de cronograma intenso. Então, tenha em mente que as tranças não quebram o cabelo, pelo contrário, elas são protetoras e evitam os danos diários ou causados pela alta manipulação.

3. O material escolhido interfere no resultado final

VERDADE! Todo resultado final das suas tranças depende do material escolhido para fazer as extensões. O peso, o aspecto, a textura e a duração estão diretamente atreladas ao material. Cada um deles possui suas características, assim como pontos positivos e negativos. Por isso, é muito importante pesquisar bem antes de fazer as box braids. O jumbo, por exemplo, é mais leve que o kanekalon. E a lã é ainda mais leve que o jumbo, mas apenas quando está seca. Você pode conseguir todas as informações sobre cada tipo conversando com a sua trancista, com outras clientes e também pela internet.

4. A lavagem do cabelo é prejudicada por conta das tranças

MITO! As box braids não interferem em nada na higienização capilar, basta seguir os passos corretamente. Para lavar suas tranças, o recomendado é dissolver o shampoo em um pouco de água e aplicá-lo, com as mãos ou o borrifador, na raiz. Depois, massageie o couro cabeludo como de costume e desça a espuma para o comprimento. Agora é só lavar com água corrente e pronto, seu cabelo estará limpo! O ideal é evitar o uso de condicionadores e máscaras de tratamento no período de uso do penteado.

5. Existe um tempo ideal para ficar com as tranças no cabelo

VERDADE! Além de a aparência das box braids ficar mais desgastada com o passar do tempo, outros fatores também influenciam na duração do penteado nos fios. A sugestão é manter o estilo nas madeixas por cerca de dois a três meses. Após esse período, é comum aparecer mais frizz e a raiz crescida tirará a beleza do estilo. Além da estética, é importante lembrar que suas madeixas naturais estão há cerca de 90 dias sem receber os tratamentos adequados, então evite ultrapassar esse tempo.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram