Fique Diva - 5 segredos para pintar o cabelo com perfeição em casa: da escolha da tinta ao passo a passo da aplicação

06/07/2021 / Publicado por Carolina Gandra

5 segredos para pintar o cabelo com perfeição em casa: da escolha da tinta ao passo a passo da aplicação

Saiba como pintar o cabelo em casa e ter um resultado perfeito! (Foto: Instagram @tierechristyan)

Saiba como pintar o cabelo em casa e ter um resultado perfeito! (Foto: Instagram @tierechristyan)

Para tingir o cabelo com perfeição em casa, é importante saber se ele aguenta a coloração (Foto: Instagram @raine.montalvao)

Para tingir o cabelo com perfeição em casa, é importante saber se ele aguenta a coloração (Foto: Instagram @raine.montalvao)

Separar a quantidade certa de caixinhas é importante para pintar o cabelo, e é melhor sobrar do que faltar! (Foto: Instagram @bel_pipsqueekinsaigon)

Separar a quantidade certa de caixinhas é importante para pintar o cabelo, e é melhor sobrar do que faltar! (Foto: Instagram @bel_pipsqueekinsaigon)

O cabelo tingido deve ser lavado com água fria para preservar a cor (Foto: Instagram @gigibolman)

O cabelo tingido deve ser lavado com água fria para preservar a cor (Foto: Instagram @gigibolman)

Dividir as madeixas vai agilizar o processo de pintar o cabelo em casa (Foto: Instagram @farhatws_)

Dividir as madeixas vai agilizar o processo de pintar o cabelo em casa (Foto: Instagram @farhatws_)

Bateu a vontade de renovar a cor dos fios e pintar o cabelo em casa, diva? Antes de começar a tingir as madeixas, é importante que você saiba o que fazer em cada etapa para se sentir mais segura durante o processo, e assim evitar os erros mais comuns que ocorrem com quem pinta o cabelo sozinha em casa. Quer garantir aquele efeito de salão? Para te ajudar, preparamos 5 segredos e dicas para conquistar a cor esperada sem erros ou preocupações. Dá uma olhada!

1. Você precisa usar a quantidade certa de caixinhas de coloração

Imagina que você já começou a pintar o cabelo e, no meio do processo, percebe que vai faltar produto para terminar de tingir os fios. Bate o desespero, né? Além de precisar sair correndo para comprar mais uma caixinha de coloração, essa interrupção pode causar manchas na cor do cabelo e fazer com que o tom atingido seja bem longe do que você esperava! Por isso, se prepare e compre a quantidade certinha de caixas de coloração.

Se o seu cabelo for curto, somente uma já é o suficiente para tingir todos os fios. Já se o seu cabelo for médio, vai depender do volume dos fios: se for pouco volumoso, pode investir somente em uma caixinha, mas se ele tiver mais volume, compre duas caixinhas de tinta. Agora, se o seu cabelo for longo, é importante que você invista em pelo menos três caixas, ou até quatro, dependendo do volume do seu cabelo. E caso sobre alguma caixa, vale deixar guardada para o retoque da raiz!

2. A prova de toque e o teste de mecha vão fazer toda a diferença no resultado da nova cor

Diva, não saia pintando o seu cabelo sem saber se ele aguenta o produto ou se você tem alguma alergia, tá? Isso pode não só causar um corte químico e danificar todo o seu cabelo, como também causar reações alérgicas graves, então antes de tingir os seus fios, faça dois testes: a prova de toque e o teste de mecha.

A prova de toque é um teste que descobre se você tem sensibilidade a algum componente da química, que pode causar coceira, ardência ou até alergia. Mas não se preocupe, o teste é feito em uma pequena área da sua pele apenas para saber se você é sensível ao produto ou não. As orientações de como fazer a prova de toque estarão disponíveis na própria caixinha de coloração, mas saiba que ela acontece com a aplicação do descolorante na região da nuca, atrás da orelha ou na parte interna do antebraço, que são regiões sensíveis do nosso corpo.

Já o teste de mecha serve para descobrir se o seu cabelo está forte o suficiente para aguentar os componentes químicos da coloração, já que os fios danificados podem não resistir à coloração. Além disso, o teste de mecha ainda te mostra se a tinta alcançou o tom desejado, e caso não tenha, pelo menos foi em uma mecha pequena e escondida!

3. O creme hidratante nas laterais do rosto vai evitar manchas de tinta

Antes de começar a pintar o cabelo, há algumas coisinhas que você pode fazer para facilitar o processo, como dividir os fios, separar os utensílios e aplicar um creme hidratante no rosto. Mesmo que o seu cabelo seja curto, e principalmente se ele for médio ou longo, separar os fios em pelo menos quatro partes vai fazer com que o processo seja menos confuso, e que você saiba exatamente onde está pintando e o que está fazendo. Além disso, você não quer que o seu rosto fique todo manchado de tinta, né? Então passe um pouco de creme hidratante nas regiões em que geralmente a tintura acaba sendo também aplicada, como nas laterais do rosto, na nuca e na testa, evitando as manchas que a tinta pode causar na pele. 

4. Você deve começar a pintar o cabelo pelas mechas certas

Depois de toda a preparação, é hora de aplicar a coloração no cabelo! Vamos te ensinar por onde começar e como deve ser o procedimento depois de misturar a coloração com a água oxigenada. Para que o resultado seja ainda melhor, é importante que você tinja o cabelo pelo menos 24 horas depois de ser lavado, já que a oleosidade natural vai ajudar a proteger os fios.

Se o seu cabelo for médio ou longo, você pode começar a pintar pelas pontas e comprimento, da região da nuca até a testa, deixando um pouco de raiz para tingir essa parte depois.

Pegue mechas de pelo menos 2 centímetros de largura e espalhe bem a coloração nos fios ao massagear e pentear com um pente de dentes largos. Após aplicar a tintura em todo o comprimento, aplique na raiz com uma volumagem menor do que a utilizada no comprimento, porque a cor fixa mais rápido na raiz quente, e assim, você evita a temida raiz acesa.

Quando for pintar a raiz, comece pela parte da nuca, que é menos quente do que a área da testa e das têmporas. Se o seu cabelo for bem curtinho, o processo vai ser bem mais rápido e prático, já que a raiz está próxima do comprimento. Comece também pela região da nuca, que tem uma temperatura mais fria do que a testa e as têmporas, e massageie bem o produto nos fios.

5. Não ultrapasse o tempo indicado na embalagem e enxágue o cabelo com água fria

Para que o cabelo fique perfeito, é muito importante que você, diva, não ultrapasse o tempo ou enxague o cabelo antes. Isso porque além da possibilidade de não alcançar o tom desejado, o cabelo pode ficar manchado, com reflexos indesejados e ainda danificado! Por isso, espere o tempo certinho para lavar os fios. E na hora de enxaguar, lembre-se de lavar o cabelo recém-tingido na água fria para não só fixar o pigmento da cor escolhida nos fios, como também deixar o cabelo super brilhoso. A água quente pode ajudar a desbotar a cor e deixar o cabelo mais opaco, por isso é bom evitá-la. Depois disso, seque os fios com uma toalha de microfibra e pronto, a cor dos fios está renovada!

Dica de Diva: escolha uma coloração que hidrata e dura mais tempo no cabelo!

Como você já sabe, tingir os fios é um processo que costuma ser agressivo. E para amenizar esses danos, a dica é apostar em uma coloração que hidrate o cabelo enquanto ele está sendo tingido! É possível encontrar tinturas que possuam uma fórmula hidratante em sua composição, como as de Cor&Ton, de Niely, que deixam os fios hidratados, sedosos e brilhantes. Além disso, Cor&Ton dura um tempão! Não deixe de escolher a fórmula certa para que os fios fiquem deslumbrantes, viu, diva?

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram