A pele negra tem algumas características específicas que a torna mais resistente em relação aos outros tons. Uma delas é a intensa produção de melanina, que protege a pele dos fatores externos e minimiza o surgimento de rugas e linhas de expressão. Isso não significa, porém, que ela não precisa de hidratação e de outros cuidados. Saiba o que fazer para cuidar bem da sua pele negra e mantê-la ainda mais linda!
A pele negra tem mais colágeno do que as outras
Além da melanina, o colágeno é uma proteína bem presente em pessoas de pele negra. Com isso, a pele fica mais firme e demora mais a envelhecer. Outra vantagem é ser menos flácida, evitando as rugas e linhas de expressão que costumam aparecer quando a pele perde o viço.
No entanto, os cuidados precisam ficar em dia para que a produção de colágeno se mantenha por mais tempo. Aposte em cremes com vitamina C e dê atenção especial à área embaixo dos olhos, para prevenir bolsas, marquinhas e rugas.
A oleosidade natural protege a pele negra
Em comparação com a pele seca, as mais oleosas costumam envelhecer mais devagar. É o caso da pele negra, que tem a aparência jovem por mais tempo por conta da oleosidade em maior quantidade. Porém, esse óleo acaba provocando espinhas e, principalmente, cravos.
Para manter a jovialidade sem ficar com o rosto muito oleoso e marcado, a dica é lavá-lo com um sabonete específico sempre ao acordar e antes de dormir. E evite banhos quentes, para não ressecar sua pele ou piorar o problema. Se o seu caso for muito crítico, o ideal é procurar um dermatologista de confiança.
Filtro solar e demaquilante devem fazer parte dos cuidados diários
Por mais que a pele negra seja mais resistente aos raios solares, a proteção é fundamental para evitar manchas e possíveis doenças de pele. Por isso, o filtro solar deve ser usado todo os dias, mesmo que o tempo esteja mais nublado.
Outro produto indispensável é o demaquilante. Quando você esquece de tirar a maquiagem antes de dormir, os poros entopem e a sua pele fica com dificuldade de respirar e absorver os nutrientes. Então, deixe a preguiça de lado e passe delicadamente um demaquilante com um algodão para limpar seu rosto. Se não tiver o produto, o óleo de coco cumpre muito bem essa função. Tira até a make à prova d’água!
Aposte em tratamentos intensivos para cuidar da pele negra
Além dos cuidados diários, como lavar o rosto corretamente, tirar a maquiagem e passar filtro solar, a pele negra também necessita de tratamentos mais profundos. São eles que hidratam e removem a impurezas das peles mais escuras, que são mais grossas e sofrem mais com pelos encravados.
Invista em produtos hidratantes faciais, que você pode usar logo após lavar o rosto. No corpo, o hidratante é fundamental para evitar que a pele fique esbranquiçada e ressecada. A cada 15 dias, faça uma esfoliação com um cosmético específico - pode ser uma receita caseira também - para dar mais vitalidade à sua cor.