Fique Diva - Aprenda um truque para cada momento da transição capilar

20/10/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Aprenda um truque para cada momento da transição capilar

Procurando dicas para passar pela transição capilar? Confira um truque para cada probleminha dessa fase! (Foto: Instagram @abbiecurls)

Procurando dicas para passar pela transição capilar? Confira um truque para cada probleminha dessa fase! (Foto: Instagram @abbiecurls)

Óleos e silicones ajudam a acabar com o frizz da raiz do cabelo em transição (Foto: Instagram @oliviacalabio)

Óleos e silicones ajudam a acabar com o frizz da raiz do cabelo em transição (Foto: Instagram @oliviacalabio)

Penteados protetores ajudam a esconder as duas texturas durante a transição capilar (Foto: Instagram @emani.marie)

Penteados protetores ajudam a esconder as duas texturas durante a transição capilar (Foto: Instagram @emani.marie)

Durante a transição capilar, uma solução hidratante é ideal para revitalizar os cachos amassados no day after (Foto: Instagram @freshlengths)

Durante a transição capilar, uma solução hidratante é ideal para revitalizar os cachos amassados no day after (Foto: Instagram @freshlengths)

Aprender truques para a transição capilar é fundamental para tornar esse processo mais fácil de lidar. Durante o período de crescimento dos cachos naturais, os fios passam por várias fases e momentos de bad hair day: excesso de frizz, ressecamento e quebra, duas texturas, day afters ruins, entre outros. Mas para cada um deles existe um cuidado, tratamento ou penteado especial para te ajudar a driblar esse probleminhas.

Anote os 5 truques que listamos a seguir!

1. Se a raiz está com muito frizz, controle os fios rebeldes com um silicone ou óleo capilar

Durante a transição capilar é bem comum que a raiz natural apresente bastante frizz. Isso pode acontecer por diversos motivos, e os principais são a falta de hidratação e o excesso de umidade no ar, que suga a hidratação do cabelo. Um truque para controlar os fios arrepiados no dia a dia é aplicar um óleo de cabelo ou silicone capilar nas madeixas, incluindo a raiz. Esses produtinhos não apenas hidratam os cabelos, como também criam uma película protetora contra agressões externas, incluindo a própria umidade, o que ajuda a manter os fios rebeldes no lugar. Mas nada de excesso para não deixar as madeixas oleosas, ok, diva? Algumas gotinhas bem distribuídas por todo o cabelo já são o suficiente.

2. Quando o cabelo acordar muito amassado, revitalize os cachos com uma solução hidratante

Quem está começando a assumir os cachos naturais já deve ter notado que o cabelo cacheado costuma amanhecer amassado, o que é normal por conta da fricção com o travesseiro. Mas para que você não precise refazer toda a sua finalização, o segredo é revitalizar os cachos com uma solução hidratante. Para facilitar a rotina, em vez de fazer misturinhas, você pode investir em um produtinho com essa finalidade, como o Spray de Day After Cachos do Seu Jeito. Basta borrifar o produto pelos fios e usar os dedos para desamassar os cachinhos com delicadeza. Deixe secar naturalmente ou, caso queira, use o difusor. Outra dica é substituir a fronha comum pela fronha de cetim, um tecido deslizante que reduz a fricção com as madeixas, causando menos embaraço durante a noite.

3. Quando a parte alisada está muito ressecada é hora de intensificar os hidratações capilares 

O ressecamento da parte alisada também é um problema comum da transição capilar. A razão para isso é que os fios ficam fragilizados pelo uso excessivo de químicas e, ao parar de usá-las, alguns danos ficam mais aparentes. A melhor forma de lidar com esse problema é intensificando as hidratações capilares com máscaras concentradas e ricas em ativos bem nutritivos, como o óleo de linhaça, óleo de abacate e óleo de coco, hidratantes, como a manteiga de karité, ou reconstrutores, como o óleo de argan e proteínas.

Faça as hidratações ao menos duas vezes por semana, mas não passe de três lavagens semanais, já que o excesso de shampoo pode ressecar mais as madeixas. Como os fios já estão em transição, dê preferência a máscaras específicas para cabelos cacheados, como a Máscara de Hidratação Profunda Cachos do Seu Jeito, que vai agir tanto sobre as pontas alisadas quanto na raiz natural crescida.

4. Se você precisa arrumar o cabelo pra um evento especial, aposte em penteados presos e semipresos 

Ser convidada para alguma festa ou evento especial pode ser um momento tenso para quem está na transição capilar. Mas não precisa se desesperar, diva! Com penteados presos e semipresos é possível disfarçar as duas texturas e criar looks bem elegantes. Coques e tranças embutidas são sempre boas apostas porque disfarçam a raiz crescendo. O falso moicano também é uma ótima opção de penteado para a transição capilar e tem o benefício de poder ser feito em cabelos com pouco comprimento.

Nessa fase, um bom creme de pentear também é essencial, especialmente se você precisa controlar os fios para fazer penteados mais polidos. Então, não deixe de apostar em fórmulas bem concentradas e ricas em óleos, que nutrem e auxiliam no controle do frizz, ou invista em produtos que estimulem a definição das madeixas, como o Pudim de Definição Cachos do Seu Jeito. 

5. Para esconder as duas texturas até o big chop, estilos protetores e texturizações são ideais

Falando em esconder as duas texturas, quem decide esperar os cachos naturais crescerem ao máximo antes de fazer o big chop, vai ter essa tarefa diariamente por alguns meses. Para facilitar a vida, um dos melhores truques é usar os chamados estilos protetores, que ganham esse nome porque mantém os fios presos e mais protegidos de agressões externas, além de reduzir a necessidade de manipular as madeixas no dia a dia. Os mais comuns são as tranças box braids que são feitas com material sintético e proporcionam todos esses benefícios além de deixar o visual bem estiloso. Mas também é possível apostar em tranças naturais ou penteados presos comuns, como coques ou rabos de cavalo.

Outra forma de esconder as duas texturas durante a transição capilar é com técnicas de texturização, como os famosos coquinhos e os twists. Fáceis de fazer, eles criam cachos e ondas nos cabelos ao serem soltos, dando a mesma textura para a parte alisada e para a parte natural.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram