Ao passar pela transição capilar, muitas meninas se questionam se devem fazer o big chop ou não. É uma decisão que somente você pode tomar, mas, se estiver apenas precisando de uma forcinha, uma dica é esperar pelo menos seis meses antes de fazer o grande corte. Esse tempo é considerado ideal para descobrir como o seu cabelo natural é de verdade, além de te dar um espaço para decidir com mais clareza. Mas por que esperar esse tempo todo? Descubra aqui no Fique Diva!
Com seis meses de transição capilar, as texturas ficam mais evidentes
Ao abandonar a química para deixar os cabelos crescerem naturalmente, você pode se surpreender com a textura dos seus fios - ou mesmo nem lembrar como eles são, dependendo do tempo de alisamento. Por isso, encarar logo um big chop na ansiedade pode afetar sua auto-estima e te deixar cheia de dúvidas sobre o que fazer com suas madeixas.
Nesse caso, vale a pena esperar em torno de seis meses para saber como é o seu cabelo de verdade, de que forma ele cresce, se tem muito frizz ou ainda se eles são completamente diferentes do que você imaginava. Como é possível que você ainda tenha química nos fios, a diferença entre as texturas fica mais evidente, o que torna mais fácil e consciente a decisão de cortar.
Aproveite esse tempo para aprender a lidar com seu cabelo natural
Outra vantagem de esperar seis meses antes de fazer o big chop, além de conhecer melhor o seu cabelo natural, é aprender a lidar com ele. Isso porque vai ter bad hair day sim, mas também você vai passar por descobertas incríveis e perceber que precisa cuidar dos seus cabelos como qualquer outro.
Então, aproveite esse tempo para testar todas aquelas receitinhas caseiras que você tinha preguiça de fazer, texturizar de diferentes maneiras, ou ainda aprender novos penteados e jeitos de arrumar as suas madeixas. O que não falta é opção!
Faça um corte mais curto antes de investir no big chop
Embora o big chop seja uma decisão, por vezes, bem difícil de se fazer, você vai notar que um corte mais curto acaba sendo necessário na transição capilar. Não só para eliminar um pouco da química e amenizar o efeito alisado, como também para ajudar nos tratamentos capilares.
Além de renovar o visual e deixar os fios com uma aparência mais saudável, o corte também favorece a absorção dos produtos para cuidar dos fios. Não tem regra e você não precisa radicalizar, se não quiser, mas não deixe de aparar pelo menos as pontas durante esse período.
A decisão é sempre sua, não se esqueça disso!
Esperar seis meses ou mais para fazer o big chop é uma escolha muito válida, mas só quem tem o poder de decisão é você. Por isso, se não estiver a fim de aguardar todo esse tempo para cortar os fios, não tem problema nenhum. O mesmo vale para quem não se sente segura de investir no big chop e prefere testar outros jeitos de finalizar os fios. O cabelo é seu!