A cauterização é um tratamento potente para repor queratina em cabelos quebradiços, danificados e é recomendada para todos os tipos. O método ficou conhecido por recuperar fios lisos ou alisados, mas funciona para os crespos também. Se você está sentindo suas madeixas com aspecto poroso, elástico e frágil, a cauterização vai ser a sua salvação. Então vem com o Fique Diva entender como realizar o procedimento no seu crespo!
Saiba como a cauterização age nos fios
O nosso cabelo é composto por 90% de queratina e isso se repete em todos os tipos, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo. Algumas agressões diárias como os raios solares, lavagens em altas temperaturas, colorações, descolorações e químicas em geral podem ser capazes de danificar a estrutura de queratina do fio.
Portanto, nem sempre a reconstrução e a nutrição são suficientes para repor toda queratina perdida diariamente pelas madeixas. Quando os cabelos estiverem muito danificados, quebradiços e elásticos, é necessário investir em um tratamento mais profundo e que possa restaurar esse importante nutriente que foi perdido.
Aposte na queratina líquida e consiga mais definição no seu crespo
O produto base para uma boa cauterização é a queratina líquida, que vai ser a principal responsável por deixar seu cabelo mais forte e alinhado. Por restaurar a estrutura do fio, a curvatura natural dos crespos e cacheados é valorizada com mechas muito mais definidas.
Porém, fique atenta à frequência de uso da cauterização. Abusar da queratina nas madeixas pode trazer um resultado contrário do esperado, deixando fios rígidos e com aparência quebrada. Recorra ao tratamento somente quando necessário!
Faça cauterização a frio para intensificar o tratamento no crespo
É comum usar ferramentas de calor para ajudar a selar a cutícula do fio depois da cauterização, mas essa etapa do tratamento que causa tanto medo nas crespas pode ser substituída. Nem todo mundo curte passar chapinha no cabelo natural e a cauterização a frio ou queratinização é a técnica perfeita para evitar a escova e a prancha.
Para realizar esse método na sua casa, basta lavar o cabelo como de costume e aplicar a queratina líquida por 10 minutos. Depois passe uma máscara de hidratação e deixe agir por 3 minutos, ainda sem ter enxaguado a queratina do cabelo. Enquanto a sua máscara age, aqueça os fios com a ajuda de um difusor. E por fim, lave seu crespo com bastante água e retire todo resíduo da cauterização.