Fique Diva - Cronograma capilar para cabelos danificados: 5 dicas para montar o seu

13/08/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Cronograma capilar para cabelos danificados: 5 dicas para montar o seu

Saiba como fazer um cronograma capilar para cabelos danificados e recuperar a saúde dos fios (Foto: Instagram @curlswithapromise)

Saiba como fazer um cronograma capilar para cabelos danificados e recuperar a saúde dos fios (Foto: Instagram @curlswithapromise)

Além da distribução dos tratamentos na rotina, escolher as máscaras certas para as necessidades do cabelo é essencial (Foto: Instagram @amanda__guido)

Além da distribução dos tratamentos na rotina, escolher as máscaras certas para as necessidades do cabelo é essencial (Foto: Instagram @amanda__guido)

O cronograma capilar para cabelos danificados pode ser adaptado de acordo com tipo e o nível de danos (Foto: Instagram @jamiepaigebeauty)

O cronograma capilar para cabelos danificados pode ser adaptado de acordo com tipo e o nível de danos (Foto: Instagram @jamiepaigebeauty)

Procurando dicas de como fazer um cronograma capilar para cabelos danificados, diva? Quando os cabelos estão ressecados, quebradiços ou porosos, é hora de rever os passos da rotina de tratamento e os produtos usados no dia a dia para conseguir recuperar a saúde das madeixas. Para isso, você vai precisar identificar quais os tipos de danos estão acumulados no seu fio, quais os tratamentos mais importantes para o seu caso e a frequência ideal de cada um. Confira as dicas que listamos a seguir!

O que é um cabelo danificado e como perceber se ele está com danos?

Antes de montar um cronograma capilar com foco na recuperação de danos, o primeiro passo é saber identificar se o seu cabelo está de fato danificado. Um cabelo danificado normalmente não tem vida, movimento e deixa de ser agradável ao toque. O ressecamento, a perda de brilho e a formação de pontas duplas são uns dos principais sinais de danos. Geralmente, os fios apresentam essas características devido ao uso excessivo de chapinha e secador, excesso de exposição ao sol e lavagens com água quente.

Quem tem os cabelos modificados por químicas como a coloração, descoloração, relaxamento e alisamento também costuma observar essas modificações nos fios, especialmente se eles não são tratados regularmente. Em alguns casos, o acúmulo de danos pode levar à quebra, aumentar a porosidade dos cabelos, fazendo com que eles não consigam reter tratamentos, e até ao afinamento dos fios.

Como fazer cronograma capilar para cabelos danificados: 5 dicas essenciais

Não existe uma única rotina de cuidados capilares perfeita para recuperar os cabelos danificados. Para montar o cronograma capilar ideal, o segredo é distribuir os tratamentos de acordo com as principais necessidades do seu cabelo no momento. Confira as dicas:

1. Se seus cabelos estão fracos e quebradiços, aumente as reconstruções

Cabelos danificados podem perder a força e quebrar com facilidade, especialmente aqueles danificados por químicas ou uso de chapinha. A quebra indica que os fios estão extremamente carentes de nutrientes, mas principalmente de proteínas, portanto precisam de reconstrução para recuperar a força. Nesses casos, o indicado é fazer uma reconstrução por semana ou a cada 15 dias, em vez da frequência tradicional de uma reconstrução por mês.

2. Cabelos ressecados podem precisar de mais hidratação

A perda de água é um dos principais causadores do ressecamento das madeixas e também um dos danos mais comuns, já que os fios estão constantemente expostos ao sol, poluição e outras agressões externas que os ressecam. Por isso, se o seu principal sinal de dano é o ressecamento, mantenha a hidratação como prioridade no seu cronograma capilar e não se esqueça de reduzir a exposição das madeixas ao sol, usando cremes de pentear com filtro UV.

3. Se seus cabelos estão porosos, aposte em nutrição e reconstrução

Os cabelos porosos têm cutículas muito abertas e, por isso, perdem a capacidade de reter tratamento, o que pode causar ou aumentar o nível de ressecamento e aumentar a quebra. Geralmente, esses fios têm danos mais profundos, que podem ter sido causados por química, chapinha ou lavagens com água quente. Para reverter o problema, é importante fazer um cronograma capilar que tenha mais nutrições e reconstruções: enquanto a reconstrução vai reparar os danos e devolver densidade aos fios, a nutrição vai auxiliar na selagem das cutículas e na recomposição da camada externa que protege as madeixas e evita a perda de nutrientes. Mas não se esqueça que a reconstrução só pode ser feita uma vez por semana em cabelos extremamente danificados e uma vez a cada 15 dias em cabelos com danos normais. Então nada de exagerar, viu, diva?

4. Use máscaras com alta concentração de nutrientes

Cabelos danificados precisam de tratamentos potentes, por isso, parte de montar um cronograma capilar para recuperar a saúde dos fios passa pela escolha dos produtos. Afinal, eles são essenciais para o tratamento dar certo. Para hidratação, aposte em máscaras ricas em vitaminas, como o Suplemento Capilar Pró-Hidratação de Niely, que ainda conta com a ação hidratante da goji berry para cabelos mais macios e sedosos.

Já na nutrição, a dica é investir em uma máscara que tenha uma combinação potente de óleos e extratos vegetais altamente nutritivos, como o óleo de coco e o abacate, que você pode encontrar na máscara da linha Nutrição Mágica. Para a reconstrução, o segredo é apostar em máscaras ricas em queratina, que é um proteína essencial para a saúde capilar, e óleos com ação reconstrutora, como o óleo de argan. A máscara Niely Gold Pós-Química Poderoso é uma aposta certeira para essa etapa do seu cronograma capilar.

5. Não deixe de incluir bons shampoos e condicionadores no seu cronograma capilar

Embora não sejam tão lembrados quanto a máscara, o shampoo e o condicionador também são itens essenciais do cronograma capilar, principalmente quando se trata de cabelos danificados. Como esses fios já estão sensibilizados, é importante usar uma linha com ação hidratante, para fazer uma limpeza mais gentil e que não vá aumentar o ressecamento das madeixas.

Dica extra: como perceber se o cronograma capilar está funcionando e os cabelos estão se recuperando

Depois de algumas semanas seguindo o cronograma capilar à risca, você já poderá notar sinais de melhora na saúde dos fios. A primeira indicação de que suas madeixas estão mais saudáveis é a recuperação do brilho, do movimento e da maciez. Os cabelos também devem ficar mais encorpados e fortes e com a quebra consideravelmente reduzida.

Ao perceber essa mudança, é importante readaptar o seu cronograma capilar para uma rotina menos intensiva, a começar pela frequência das reconstruções, que deve ser menor em cabelos saudáveis. Uma vez por mês já é o suficiente para repor as proteínas necessárias para as madeixas. Quanto à nutrição e a hidratação, esses tratamentos podem ser feitos de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade dos seus fios, pois a reposição de água e óleos é essencial para a manutenção da saúde do cabelo.

Lembre-se também que para manter os fios saudáveis, além de um bom cronograma capilar, você vai precisar reduzir o contato com a chapinha, além de aumentar o tempo entre um retoque e outro das químicas para que as madeixas tenham tempo de se recuperar e evitar a formação de novos danos.

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram