Fique Diva - Cabelo elástico: saiba como identificar e o que fazer para tratar os fios

14/08/2019 / Publicado por Dandara Franco

Cabelo elástico: saiba como identificar e o que fazer para tratar os fios

Exposição ao calor excessivo e tratamentos químicos prejudicam a elasticidade do fio (Foto: Getty Images)

Exposição ao calor excessivo e tratamentos químicos prejudicam a elasticidade do fio (Foto: Getty Images)

A falta de cuidados, exposição ao calor excessivo ou o uso de químicas podem ser alguns fatores que influenciam na elasticidade do fio. Antes dos fios chegarem a esse ponto, eles apresentam o aspecto ressecado e as famosas pontas espigadas que apavoram  todas as divas. Quando não há o tratamento adequado, o fio chega ao extremo e é preciso intensificar os cuidados através da reconstrução.  Quer saber como identificar e cuidar dos fios elásticos? Continue lendo:

Como identificar um fio elástico?

Sabe quando a gente estica um fio até ele partir? Fica tranquila que isso não é necessariamente um fio elástico. O que acontece é que todo cabelo tem uma elasticidade natural e esse tempo de resistência até o cabelo partir é uma forma de identificar a saúde do fio. 

Para saber se o cabelo está realmente elástico é preciso separar uma mecha do seu cabelo e não apenas um fio para realizar o “teste”:

1° passo: com o cabelo úmido, separe uma mecha do seu cabelo; 

2° passo: se ao ficarem úmidos os fios ficarem muito embaraçados e aglomerados, é um sinal de que o seu cabelo está elástico;

3° passo: os cabelos elásticos também não possuem uma boa relação com o shampoo . Há a dificuldade em retirar o produto dos fios mesmo após enxaguar várias vezes. 

Dica de diva: para facilitar na remoção do produto, aplique o condicionador no comprimento e nas pontas. 

Tem como salvar os fios elásticos?

Pode ser difícil recuperar os fios, mas não impossível! Já separa o seu bloquinho de anotações e prepare-se para ter alguns produtinhos como os seus melhores amigos para recuperar a saúde dos fios. Vamos para a listinha?

A reconstrução com queratina será uma grande aliada para a recuperação dos fios elásticos

A queratina devolve massa capilar e proteína aos fios e será um aliado perfeito para dizer adeus aos fios elásticos. Confira o passo a passo da reconstrução com queratina:

1° passo: separe 4 colheres da sua máscara de tratamento de reconstrução e 3 colheres de Queratina Líquida. Se quiser aumentar o brilho dos fios, adicione 2 colheres de algum óleo vegetal, como o óleo de coco ou óleo de abacate. Misture os ingredientes;

2° passo: lave o seu cabelo com um shampoo transparente ou anti-resíduo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue e seque o cabelo normalmente;

4° passo: com os fios ainda úmidos, aplique a mistura enluvando os fios;

5°passo: depois de deixar agir por 20 minutos, enxágue bem o cabelo. É normal o fio ficar enrijecido, é a queratina entrando em ação!

Dica de diva:  caso não tenha tempo para fazer a reconstrução, utilize o Condicionador Bomba de Reconstrução: produto promete fazer o tratamento de salão em apenas 1 minuto!

As receitas caseiras de reconstrução irão ajudar a repor a massa do fio elástico

As receitas caseiras são simples e bem práticas para ajudar a salvar o fio. O Fique diva separou duas receitas caseiras com ingredientes que com certeza você tem em casa:

Receita caseira de reconstrução com leite: o leite ajuda a deixar os fios mais alinhados, dando o efeito de “desmaia fios” e diminuindo o frizz. Adicione açúcar para trazer mais brilho ao cabelo!

Receita caseira de reconstrução com gelatina e babosa: a gelatina é rica em colágeno, amenizando o efeito elástico dos fios. A babosa é o ingrediente natural que toda diva precisa usar: o gel da folha de babosa é tão potente que pode ser usado como um banho de brilho natural.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram