Fique Diva - Cabelo elástico: saiba como recuperar os fios danificados

23/01/2020 / Publicado por Dandara Franco

Cabelo elástico: saiba como recuperar os fios danificados

Cabelos elásticos: saiba como ter os cuidados essenciais com os fios (Foto: Instagram, @lathoma3)

Cabelos elásticos: saiba como ter os cuidados essenciais com os fios (Foto: Instagram, @lathoma3)

O efeito elástico está presente nos cabelos extremamente danificados e ressecados (Foto: Instagram, @lisakhamkaew)

O efeito elástico está presente nos cabelos extremamente danificados e ressecados (Foto: Instagram, @lisakhamkaew)

Os cabelos que passaram por descoloração também são alvo do efeito elástico (Foto: Instagram, @katy)

Os cabelos que passaram por descoloração também são alvo do efeito elástico (Foto: Instagram, @katy)

O cronograma capilar é a principal dica para evitar que as madeixas fiquem fragilizadas (Foto: Instagram, @dinadenoire)

O cronograma capilar é a principal dica para evitar que as madeixas fiquem fragilizadas (Foto: Instagram, @dinadenoire)

O uso excessivo da chapinha prejudica a saúde capilar (Foto: Instagram, @tenipanosian)

O uso excessivo da chapinha prejudica a saúde capilar (Foto: Instagram, @tenipanosian)

Recuperar os fios danificados pode até ser um pouco difícil, mas a gente jura que não é impossível. A falta de cuidados com os cabelos pode resultar no tão temido efeito elástico, quando os fios estão extremamente fragilizados e danificados, seja pelo uso excessivo da chapinha ou as constantes químicas capilares. Confira as dicas para salvar os cabelos elásticos:

Cabelo elástico: entenda o que é e como identificá-los

Todos os tipos de cabelos podem se tornar elásticos, mas os que utilizam químicas acabam sendo o principal alvo por estarem mexendo na estrutura capilar e desgastando os fios. Vale lembrar que o cabelo possui sua elasticidade natural e que, para identificar se as suas madeixas estão danificadas, é preciso observar duas características específicas: facilidade em embaraçar quando o cabelo está molhado e a dificuldade em retirar o shampoo dos fios.

Mantenha o cronograma capilar intensivo para ajudar na reconstrução dos fios elásticos

O cronograma capilar é uma sequência de tratamentos que ajuda a repor os principais nutrientes para a estrutura capilar, de acordo com a necessidade de cada tipo de cabelo. O cronograma é formado pela hidratação, nutrição e reconstrução, cuidados que permitem que o cabelo esteja sempre sedoso, com muito brilho e bem longe das pontas ressecadas e espigadas.

Apesar de todos os tratamentos serem importantes para os fios danificados, a reconstrução capilar é a dica fundamental para tê-los saudáveis novamente. Responsável por repor a queratina, o tratamento deve ser feito, pelo menos, uma vez ao mês nos cabelos saudáveis e a cada 15 dias nos cabelos quebrados. O tratamento pode ser feito tanto com máscaras concentradas específicas, quanto com a queratina líquida, o produto queridinho das nossas divas.

Evite utilizar ferramentas de calor enquanto recupera a estrutura capilar

O uso excessivo de chapinha e secador acaba acelerando e intensificando a retirada de queratina dos cabelos que já estão fragilizados. Continuar utilizando as ferramentas de calor nos fios danificados pode acabar resultando em um corte químico, quando é necessário cortar toda a parte das madeixas que possuem a presença de alguma química. A dica é evitar lavar os cabelos durante a noite para permitir que os fios sequem naturalmente ao longo do dia.

Dicas para evitar que os cabelos fiquem elásticos 

Pois é, diva, você não precisa esperar que os seus cabelos cheguem ao ponto de desespero para ter alguns cuidados específicos. Na verdade, o ideal é ter os cuidados essenciais para evitar que o efeito elástico alcance os seus fios. Confira algumas dicas para colocar em prática no dia a dia:

Dica 1: verifique a saúde dos fios antes de qualquer processo químico

Antes de realizar qualquer transformação capilar, é importante verificar se o cabelo realmente tem saúde para aguentar o desgaste que a coloração, alisamento ou relaxamento pode causar. O ideal é realizar o teste de mecha para ter certeza de que a composição do produto utilizado não irá danificar os fios.

Dica 2: tenha o finalizador com proteção solar como um aliado

Os raios UVA e UVB acabam afetando a saúde capilar, mesmo nos dias nublados. Para evitar a alteração da cor das madeixas e a retirada de nutrientes -  principalmente a queratina - a dica é apostar em um finalizador que, além de hidratante, também tenha filtro UV na composição. 

Dica 3: invista nas receitas caseiras para manter os cabelos impecáveis

Seja para a hidratação, para garantir a umectação ou para reconstruir todos os tipos de fios, as receitas caseiras sempre conquistam os nossos corações! Práticos e super em conta, os cuidados tornam-se mais acessíveis ao utilizar os produtos que você já tem em casa junto à sua máscara favorita. Não deixe os cuidados caseiros de lado para manter a saúde dos fios em dia. 

Dica de diva: caso ainda não tenha encontrado a máscara que mais combina com você, que tal testar a Máscara de Hidratação Milagrosa com Água de Coco + Extrato de Babosa ? O produto garante hidratação dos cabelos ao repor água aos fios. 

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram