Química, calor e falta dos cuidados certos podem acabar com os seus fios. Esses fatores podem causar ressecamento, pontas duplas e o temido cabelo elástico. Se você já chegou nessa última etapa, aperte os cintos, diva, que a viagem para sair daí vai ser cheia de altos e baixos. Mas é por isso que o nós estamos aqui, para te ajudar nessa missão de recuperá-los com os tratamentos certos, mesmo parecendo que não tem mais jeito. Vem com a gente para aprender.
Cabelo elástico tem jeito?
Vamos lá, sim e não. Primeiro, o cabelo fica elástico quando a química usada é tanta, que causa perda de três coisas muito importantes: queratina, outras proteínas e pigmento dos fios. Ou seja, a estrutura das suas madeixas. Às vezes, ela está tão danificada, que não tem solução além de cortar. Mas se seus fios ainda não estão completamente destruídos, eles têm salvação!
Para saber se os seus fios estão elásticos, olhe bem para as suas mechas. Eles estão com a textura meio emborrachada, completamente sem brilho e estica muuuito, voltando meio enrugado e até quebrando? Se sim, o resto desta matéria é para você.
A reconstrução vai ser sua melhor amiga
A queratina é a principal proteína na estrutura dos seus fios. O grande problema da química é que o procedimento vai tirando esse elemento do cabelo e desgastando o fio aos poucos, até quebrá-lo de vez. Por isso que o processo de reconstrução é o mais importante na hora de recuperar as madeixas elásticas.
Ao invés de fazer a reconstrução uma ou duas vezes por mês, aposte no tratamento uma vez por semana ou a cada dez dias. Isso é apenas por um tempo, ok diva? Quando sentir que o cabelo está recuperado, pode voltar para a frequência normal.
Use a queratina liquida junto com uma máscara hidratante
Você pode usar a queratina líquida sozinha, borrifar nos fios e deixar agir por 10 minutos antes de enxaguar. Mas também tem como usar a proteína junto com a sua máscara hidratante preferida. Para isso, borrife um pouco de queratina no seu creme e passe em toda a extensão dos fios. Deixe no cabelo o tempo indicado na máscara. Pronto, dois processos no tempo de um!
Se ligue para o efeito elástico não voltar
Se você não quer esse problema de novo, cuide dos seus fios. Essa é a regra básica. Para fazer isso, fique ligada na frequência de química. Será que o cabelo realmente precisa de mais um camada de coloração? E muito cuidado com as temperaturas altas. Se for usar a ferramenta de calor, aposte no protetor térmico.
Continuar os processos do cronograma capilar com as cabelos ainda saudáveis, também é importante para mantê-los desse jeito.