Fique Diva - Cabelo platinado: dicas para antes, durante e depois de descolorir os fios

20/09/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Cabelo platinado: dicas para antes, durante e depois de descolorir os fios

Confira dicas do que fazer antes, durante e depois de apostar no cabelo platinado! (Foto: Instagram @angillis)

Confira dicas do que fazer antes, durante e depois de apostar no cabelo platinado! (Foto: Instagram @angillis)

É necessário fazer uma descoloração intensa para conquistar o cabelo platinado (Foto: Instagram @bel_pipsqueekinsaigon)

É necessário fazer uma descoloração intensa para conquistar o cabelo platinado (Foto: Instagram @bel_pipsqueekinsaigon)

Antes de apostar no cabelo platinado, cuide intensamente dos fios com um cronograma capilar (Foto: Instagram @offbeatlook)

Antes de apostar no cabelo platinado, cuide intensamente dos fios com um cronograma capilar (Foto: Instagram @offbeatlook)

Não se esqueça de proteger o cabelo platinado dos danos solares para manter a cor (Foto: Instagram @kirstyannehair)

Não se esqueça de proteger o cabelo platinado dos danos solares para manter a cor (Foto: Instagram @kirstyannehair)

Faça um teste para saber se o cabelo platinado é o tom de loiro perfeito para você! (Foto: Instagram @kirstyannehair)

Faça um teste para saber se o cabelo platinado é o tom de loiro perfeito para você! (Foto: Instagram @kirstyannehair)

O cabelo platinado é um tom claríssimo que exibe elegância e sofisticação por onde passa! Apesar de ser um dos tons mais belos de cabelos loiros, a descoloração é necessária para conquistar esse tom, que acaba por ser um processo agressivo aos fios. Mas não desanime, tudo que você precisa fazer é cuidar dos fios antes, durante e depoi de apostar no cabelo platinado para conseguir um tom perfeito em um cabelo super saudável. Para te ajudar nessa missão, o Fique Diva reuniu dicas para antes, durante e depois de descolorir os fios. Dá uma olhada!

Antes: faça um cronograma para preparar o cabelo para o loiro platinado

É importante que você saiba que para aguentar os danos da descoloração e alcançar o cabelo platinado, as suas madeixas devem estar fortes, resistentes e saudáveis. Por isso, antes de descolorir os fios, a nossa dica é que você faça um cronograma capilar completo durante o período de um mês antes do grande dia. Os três tratamentos da rotina de cuidados - hidratação, nutrição e reconstrução - são responsáveis por devolver aos fios todas as necessidades para que ele seja saudável, como água, lipídios e proteínas.

Como fazer cronograma capilar: você precisa de máscaras de tratamento para cada etapa da rotina para fazer o cronograma capilar pré-coloração. Por isso, busque pelas máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução que tenham ótimos ativos para fortalecer o fio!

Sugestões de ativos para cada creme de tratamento: O extrato de babosa e a água de coco são excelentes ingredientes para fazer parte da máscara de hidratação, já que eles hidratam profundamente os fios. A máscara de nutrição com óleo de coco e abacate são ótimas opções para garantir fios nutridos, hidratados, macios e brilhantes. Por último, a máscara de reconstrução com extrato de bambu e a tecnologia MaxQueratina-V garante uma reconstrução potente dos fios, já que o bambu é um ingrediente hidratante e a queratina tem uma ação reparadora de danos.

Antes: experimente o Teste Sua Cor para saber qual tom de loiro platinado combina com você

Você ainda não tem ideia se o cabelo platinado combina com você? Então saiba que existe uma maneira de descobrir isso antes mesmo de descolorir os fios! Para isso, é só utilizar a plataforma Teste Sua Cor, que mostra como a tintura se comportaria nas suas madeixas. Isso tudo em apenas dois passos: envie uma foto sua bem iluminada e selecione o seu tom de cabelo platinado favorito!

Dica de Diva: se você ainda não tiver uma boa coloração em mãos, as tinturas de Cor&Ton são ótimas opções para conquistar o cabelo platinado perfeito! As colorações da linha hidratam e contam com filtro UV em sua composição para não só proteger os fios, como também reduzir os danos durante o procedimento. Além disso, você pode conseguir vários tons de cabelo platinado, como o dourado (Louro Claríssimo 9.0), acinzentado (Louro Ultra Platinado 12.111), perolado (Louro Platinado 12.11), entre outras nuances!

Antes: faça um teste de mecha para conquistar o cabelo platinado com segurança

O teste de mecha é uma maneira de observar se o seu cabelo está saudável para ser descolorido e, por isso, nunca pule essa etapa! Ao passar a mistura de coloração com o oxidante em uma mecha do cabelo, é possível analisar se ele resiste e permanece saudável após o procedimento químico ou se, no pior dos casos, ele está elástico e quebradiço.

Se o seu cabelo passar pelo teste, é hora de conquistar o cabelo platinado, mas se não passar, continue fazendo o cronograma capilar por mais tempo até que os fios estejam completamente saudáveis. Há uma explicação de como fazer o teste de mecha na própria caixinha de coloração, que deve ser seguida à risca. 

Antes: evite lavar o cabelo para descolorir os fios

Você sabia que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo ajuda a proteger essa região? Por isso, não é recomendado descolorir o cabelo no mesmo dia em que os fios foram lavados, pois isso remove os óleos naturais produzidos para proteger o couro cabeludo, além de deixar os fios mais expostos aos danos. Mas, atenção, diva! Também não deixe o cabelo por muito tempo sem lavar antes da descoloração, já que o acúmulo de sujeira pode causar coceira e irritação. Pensando nisso, a melhor opção é descolorir os fios no dia seguinte da lavagem ou pelo menos dois dias depois.

Durante: respeite o tempo de pausa da coloração para conseguir o cabelo platinado perfeito

O tempo de pausa é os minutinhos em que o descolorante e a coloração agem nos fios. É muito importante que você deixe o produto agir pelo tempo indicado na caixinha, sem deixar um tempo a mais ou a menos! A ação prolongado do produto no fio não vai deixá-lo mais claro, apenas pode aumentar as chances de danificar a fibra. Por outro lado, se o produto agir por menos tempo, o resultado pode ser um cabelo platinado manchado e com menos fixação da cor. Por isso, respeitar o tempo de pausa é a melhor maneira de conquistar a cor perfeita.

Depois: foque na etapa de reconstrução do cronograma capilar para cabelo platinado

Na rotina de quem aderiu ao cabelo platinado, a reconstrução deve ser feita com mais frequência do que quando os fios eram naturais. Isso porque a fibra capilar se torna mais fragilizada após a descoloração, então a reconstrução é a etapa ideal para fortalecer os fios pela reposição de proteínas, especialmente a queratina. No entanto, isso não quer dizer que você deve deixar as outras etapas de lado, tá? A hidratação e a nutrição devem continuar sendo intercaladas durante a semana, enquanto a reconstrução pode ser feita uma vez por semana enquanto os fios ainda estão se recuperando. Depois disso, a frequência pode diminuir para não sobrecarregar o cabelo platinado.

Depois: use creme de pentear com proteção UV para preservar a cor do cabelo platinado

A exposição aos raios solares acelera o desbotamento do cabelo platinado, além de provocar a perda de nutrientes importantes para a saúde dos fios. A longo prazo, o resultado pode ser um cabelo ressecado, opaco, enfraquecido e com a cor desbotada. Para evitar isso, uma maneira prática de proteger os cabelos dos danos causados pelos raios solares é utilizar um creme de pentear que tenha filtro UV em sua composição, aplicando em todos os fios de maneira uniforme. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram