Fique Diva - Cabelo quebrado: o que fazer para recuperar os fios danificados?

10/05/2022 / Publicado por Carolina Gandra

Cabelo quebrado: o que fazer para recuperar os fios danificados?

Saiba como recuperar o cabelo quebrado com tratamentos que você pode fazer em casa! (Foto: Instagram @veraqiki)

Saiba como recuperar o cabelo quebrado com tratamentos que você pode fazer em casa! (Foto: Instagram @veraqiki)

A hidratação para cabelos ressecados e quebradiços deve contar com ativos que ajudem na reposição de massa (Foto: Instagram @dacey_cash)

A hidratação para cabelos ressecados e quebradiços deve contar com ativos que ajudem na reposição de massa (Foto: Instagram @dacey_cash)

O cabelo quebrado precisa de reconstrução e de reposição de massa (Foto: Instagram @jasmeannnn)

O cabelo quebrado precisa de reconstrução e de reposição de massa (Foto: Instagram @jasmeannnn)

Um cabelo quebrado, sem vida, enfraquecido e com pontas duplas assombra os pesadelos de muitas mulheres. Dependendo do nível de danos, administrar e recuperar as madeixas em casa não é uma das tarefas mais fáceis do mundo e, por isso, os cuidados preventivos são mais recomendados. Ainda assim, se você já está com o cabelo quebrado e não sabe o que fazer para resolver o problema, saiba que é possível reverter a quebra para que os seus fios possam crescer fortes e saudáveis. 

Para te ajudar, o Fique Diva vai te dar algumas dicas de como recuperar cabelos danificados. Dá uma olhada!

Cabelo quebrado: o que fazer no dia a dia para evitar o problema?

Antes de saber como tratar a quebra, é ideal que você saiba como prevenir essa situação, certo, diva? Geralmente, a quebra é um problema mecânico causado pelo uso em excesso e sem proteção de ferramentas de calor, como chapinha, babyliss e secador. Você pode evitar isso usando um creme para pentear com proteção térmica, que blinda o cabelo contra os danos do calor enquanto desembaraça e dá maciez aos fios!

O cabelo também pode quebrar pelo uso de elásticos muito apertados ou até mesmo pela falta de delicadeza na hora de desembaraçar. Evitando esse tipo de problema, você já cobre grande parte dos causadores de cabelo quebrado.

Além disso, seus fios também podem quebrar se estiverem enfraquecidos pela falta de cuidados ou por hábitos errados do dia a dia, como prender os cabelos molhados com frequência. Fique atenta a esse tipo de situação e proteja seus fios para tentar evitar a quebra!

Como tratar os fios e devolver a força ao cabelo quebrado?

Depois que o problema já aconteceu, a resposta para o questionamento de como recuperar cabelo quebrado é simples: cuidar muito das madeixas e cortar qualquer hábito que possa prolongar a extensão dos danos. Nesse momento, a reposição de massa capilar é uma grande aliada, já que restaura a fibra e deixa os cabelos mais resistentes. Ingredientes como o whey protein vegetal e a banana, fruta rica em potássio e outros minerais, são essenciais para essa etapa de cuidados.

A reconstrução com queratina líquida ou com uma máscara de tratamento que tenha a proteína como ingrediente principal também ajuda muito nessa etapa! A queratina é uma proteína que existe naturalmente no cabelo e é o que está em falta quando ele fica fraco. Ou seja: essa reposição ajuda muito a resolver o problema de quebra dos fios!

Cabelo quebrado por química: o que fazer nesse caso?

O seu cabelo passou pelo procedimento de coloração, alisamento, descoloração ou por outras químicas? Então é importante que você capriche ainda mais nos cuidados, diva! Esse tipo de fio precisa de reposição de massa e reconstrução poderosas e, para que o tratamento seja ainda melhor, uma boa dica é usar uma linha de produtos formulada para cabelos quimicamente tratados. 

A nossa sugestão é a linha Pós-Química Poderoso, de Niely Gold, enriquecida com óleo de argan e carga de proteínas para reparar os danos de cabelos com química! É só inserir a coleção na etapa de reconstrução do seu cronograma capilar para voltar a ter um cabelo forte, macio e brilhoso.

Quais cuidados são importantes para reparar o cabelo quebrado?

Além da reconstrução e da reposição de massa, o cabelo quebrado pode receber mais tratamentos para ser saudável! Não é à toa que o cronograma capilar faz sucesso tanto para prevenir quanto para tratar diferentes problemas do cabelo - investir em nutrição e hidratação para cabelo quebrado também é essencial para que os fios fiquem fortes novamente. Isso acontece porque a reposição de proteínas faz com que os fios “segurem” os outros tratamentos por mais tempo, garantindo um efeito potencializado a cada um deles. 

Para a hidratação, você pode buscar ingredientes como a manteiga de karité, abacate, água de coco e extrato de babosa. Para a nutrição, os vencedores invictos são os óleos, como o queridinho óleo de coco. Busque por esses ingredientes no rótulo da sua máscara de tratamento e garanta a recuperação dos seus fios! 

Publicada em: 31/12/2020

Atualizada em: 10/05/2022

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram