Fique Diva - Cabelo ressecado x cabelo elástico: qual a diferença entre os dois + dicas para cuidar dos fios

04/02/2020 / Publicado por Dandara Franco

Cabelo ressecado x cabelo elástico: qual a diferença entre os dois + dicas para cuidar dos fios

Saiba qual é a diferença entre cabelo resscado e cabelo elástico com as dicas do Fique Diva (Foto: Instagram, @evepowell_)

Saiba qual é a diferença entre cabelo resscado e cabelo elástico com as dicas do Fique Diva (Foto: Instagram, @evepowell_)

O uso excessivo da ferramentas de calor ajudam a resscar os fios (Foto: Instagram, @lathoma3)

O uso excessivo da ferramentas de calor ajudam a resscar os fios (Foto: Instagram, @lathoma3)

Sem os cuidados adequados, a descoloração pode provocar o efeito elástico (Foto: Instagram, @makeupbyameliawebb)

Sem os cuidados adequados, a descoloração pode provocar o efeito elástico (Foto: Instagram, @makeupbyameliawebb)

Manter o cornograma capilar é uma foma de evitar que os fios fiquem danificados (Foto: Instagram, @kiitana)

Manter o cornograma capilar é uma foma de evitar que os fios fiquem danificados (Foto: Instagram, @kiitana)

Identificar quais são as necessidades das madeixas é uma das principais dúvidas das nossas divas que tentam cuidar dos fios para mantê-los longe do ressecamento e do efeito elástico, sintomas dos cabelos fragilizados após colorir os fios, principalmente quando há a transformação para o loiro. Aliás, você sabe qual é a diferença entre as duas características? O Fique Diva separou algumas dicas para que seja mais fácil diferenciar quando o cabelo está ressecado e quando se torna elástico, sem esquecer dos cuidados ideais para cada nível de fios danificados. Confira:

Saiba quais são as características do cabelo ressecado

Tanto o cabelo ressecado quanto o cabelo elástico causam um grande impacto na autoestima das nossas divas, já que as madeixas ficam sem brilho e movimento. Mas, para cuidar da maneira correta, entenda as diferenças entre os dois tipos de fios danificados.

As pontas ressecadas e o aspecto áspero estão sempre presentes quando o assunto é cabelo ressecado. Seja pelo uso excessivo de escova e secador ou ausência dos produtos ideais para o seu tipo de fio, o efeito ressecado pode conter vários níveis: desde o mais simples, que pode ser resolvido com uma boa hidratação, até chegar ao ponto dos cabelos elásticos.

Caso já tenha apresentado algumas características, a dica é investir numa boa hidratação + nutrição, para devolver a sedosidade e o brilho natural, podendo apostar no uso de várias receitas caseiras.

Dica de diva: potencialize as suas receitas caseiras com 4 colheres pequenas do óleo de coco, o ingrediente que conquistou nossos corações ao conseguir recuperar a saúde capilar de forma tão rápida! O produto ainda pode ser utilizado como um pré-shampoo, alternativa ideal para evitar a quebra dos fios mais finos, como os crespos e cacheados.

Entenda as características do cabelo elástico

Para o cabelo chegar ao ponto de ficar elástico, é porque ele chegou ao máximo do seu desgaste, seja pelo uso excessivo de químicas, como a coloração e alisamentos permanentes, ou pela ausência de alguns cuidados. Nesse nível de ressecamento, o cabelo fica com o aspecto “chiclete” e existem duas formas de verificar se o seu cabelo está, de fato, elástico: observar se há dificuldade em retirar o shampoo dos fios e perceber se o cabelo embola com facilidade ao estarem molhados.

Para cuidar dos fios, a dica é ter medidas mais extremas e usar a reconstrução capilar como sua principal aliada. A reconstrução ajuda a recompor a estrutura do fio ao devolver a queratina que o cabelo vai perdendo no dia a dia e a cada procedimento nos fios. Nos cabelos elásticos, o ideal é realizar o procedimento a cada 10 dias.

Dica de diva: se o seu cabelo estiver elástico, dê uma pausa no uso de qualquer produto que possa afetar negativamente o seu fio, ou seja: nada de coloração ou descoloração, químicas e uso de secador e chapinha enquanto os fios não estiverem 100% recuperados!

Reconstrução com queratina: confira o passo a passo para restaurar as madeixas 

O tratamento ideal ganha uma aliada quando adicionamos a queratina líquida. Saiba como utilizar o ingrediente na sua rotina capilar:

1° passo: higienize os cabelos como de costume;

2° passo: com o cabelo desembaraçado, divida-o de forma igualitária e borrife a queratina líquida por todos os fios. Deixe o produto agir por 15 minutos e não enxágue;

3° passo: após o tempo determinado, aplique a sua máscara de reconstrução nas madeixas, “por cima” da queratina e deixe agir por mais 15 minutos;

4° passo: enxágue os fios e retire todo o produto com cuidado, já que a queratina deixa o cabelo mais rígido. Finalize como de costume.

Como evitar os cabelos danificados? 3 dicas fáceis para manter a saúde capilar 

Além dos cuidados específicos, o ideal é evitar que os fios cheguem ao ponto tão drástico. Por isso trouxemos algumas dicas para evitar que os cabelos fiquem danificados. 

1 - Faça o cronograma capilar regularmente 

Com a nutrição, reconstrução e hidratação, o cronograma capilar ajuda a manter os fios saudáveis e preparados para passar por alguma transformação sem que danifique demais a estrutura. A dica é continuar investindo no cronograma capilar mesmo após ter realizado algum procedimento químico, diva! É nesse momento em que o cabelo precisa fortalecido. 

2 - Tenha o protetor térmico como um aliado 

Se você é dessas que não vive sem passar uma chapinha ou usa o secador - sem esquecer  do difusor, então você também deve viver utilizando um bom protetor térmico para evitar que as ferramentas acabam retirando a queratina e a água do seu cabelo, acelerando o ressecamento capilar.

3 - Aposte em um finalizador que tenha proteção UV 

O creme para pentear com proteção UV ajuda a proteger dos raios solares, que também possuem influência na saúde capilar, já que são capazes de alterar a cor dos fios, acelerar o processo de desbotamento dos cabelos coloridos e ainda consegue retirar nutrientes fundamentais para deixar as madeixas cada vez mais fortes, resistentes e sedosos.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram