Fique Diva - Cabelos cacheados muitos danificados: saiba como fazer um cronograma capilar para os cachos quebradiços, com frizz e pontas duplas

12/07/2016 / Publicado por Ariel Borges

Cabelos cacheados muitos danificados: saiba como fazer um cronograma capilar para os cachos quebradiços, com frizz e pontas duplas

As tinturas também danificam os fios - @frankeerose3

As tinturas também danificam os fios - @frankeerose3

As donas dos cabelos cacheados têm probabilidade maior de ficar com os fios danificados - @__lipstickncurlss__

As donas dos cabelos cacheados têm probabilidade maior de ficar com os fios danificados - @__lipstickncurlss__

A hidratação devolve água para os fios e os deixa mais brilhosos - @hopebleakman

A hidratação devolve água para os fios e os deixa mais brilhosos - @hopebleakman

A nutrição é responsável por devolver os nutrientes dos fios - @sensualsierra3

A nutrição é responsável por devolver os nutrientes dos fios - @sensualsierra3

O cronograma deixa os fios muito mais saudáveis - @ychriste

O cronograma deixa os fios muito mais saudáveis - @ychriste

A reconstrução é uma bomba de força para os fios - @style_dose

A reconstrução é uma bomba de força para os fios - @style_dose

Que os cabelos cacheados são naturalmente mais ressecados que os ondulados e lisos, todo mundo já sabe, né? Se esse é o seu caso e as suas madeixas estão pedindo socorro por causa de pontas duplas, frizz, porosidade e quebra, existe uma solução para o seu problema: o cronograma capilar. Sim, aquela tabelinha de tratamentos que você pode fazer em casa para fortalecer e dar brilho para o cabelão. O legal é que ele pode ser personalizado de acordo com a sua necessidade no momento. Dá uma olhada no plano de salvação que o Fique Diva para os seus cachos!

Hidratação, nutrição e reconstrução: para que serve cada uma?

Hidratação

A hidratação é a etapa do cronograma que devolve aos fios a água que eles perderam com os processos químicos, uso de secador e chapinha, raios solares, poluição e a umidade do ar. Ou seja: ela é essencial porque as madeixas perdem água naturalmente, não há como evitar. Com a máscara concentrada, você pode fazer hidratação duas vezes na mesma semana. Para potencializar o efeito do tratamento, adicione algumas gotas de óleo de argan ao creme e passe nos fios logo após a lavagem com shampoo. Depois é só colocar uma touca (preferencialmente, de alumínio) para abafar e deixar o produto agir por 10 minutos. Na hora de enxaguar, retire todo o resíduo dos fios e passe o condicionador normalmente.

Nutrição

É com a nutrição que os cabelos ficam fortes de verdade: ela devolve aos fios todos os nutrientes que os processos químicos retiram, como os lipídios, proteínas e vitaminas. Ela também é a solução para suprir a falta de oleosidade natural dos fios cacheados, já que os óleos do couro cabeludo dificilmente chegam às pontas por causa da estrutura espiral dos cachinhos. As máscaras de nutrição são ricas em manteigas e óleos vegetais junto com componentes hidratantes, ou seja: deixam a cabeleira macia, brilhante e super saudável. No cronograma, a etapa da nutrição é repetida uma vez na semana e a máscara também pode ser substituída pela umectação com óleo vegetal.

Reconstrução

A reconstrução é uma bomba de força para os fios fragilizados. Ela é responsável pela reposição de massa capilar perdida com os processos químicos e pela reparação profunda da fibra capilar. No cronograma, a reconstrução entra uma vez a cada duas semanas, mas se você perceber a necessidade de um tratamento mais profundo, pode repetir o processo semanalmente, no lugar de uma das hidratações, até as madeixas recuperarem o aspecto saudável. Depois, diminua a frequência para não causar o efeito contrário. A reconstrução pode ser feita com a máscara específica à base de queratina ou com a proteína em sua forma líquida.

Monte seu cronograma capilar

Agora que você já sabe para que serve cada um dos processos do cronograma, pode montar um só seu, que vai suprir as necessidades específicas dos seus cabelos. Nós montamos uma base com a sugestão de tratamentos para os fios muito danificados para te dar uma mãozinha. A partir dela você pode personalizar sua rotina:

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição (pode substituir pela reconstrução)

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - nutrição - hidratação (pode substituir pela reconstrução)

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram