Você cuida direitinho dos fios, mas ainda assim sente que eles estão ressecados? Isso pode acontecer por diferentes motivos. Se você tem os cabelos cacheados e crespos, esse ressecamento é uma característica natural, pois o formato encaracolado impede que a oleosidade chegue com tranquilidade até as pontas. Mas ele pode afetar também madeixas lisas, onduladas e até mesmo as oleosas. Saiba o que fazer para minimizar o problema com as dicas do Fique Diva!
Alguns hábitos do dia a dia aumentam o ressecamento dos fios
Seja qual for o seu tipo de fio, eles podem ficar ressecados por diferentes motivos. Até mesmo as madeixas oleosas ressecam por conta de alguns hábitos bem comuns no dia a dia. Um deles é lavar os cabelos com água quente. A alta temperatura abre as cutículas dos fios e, assim, eles perdem os nutrientes como água e óleo.
Outro problema é usar produtos muito agressivos e que não atendem a necessidade dos seus cabelos. As cacheadas e crespas, por exemplo, precisam de shampoos hidratantes, já que os transparentes podem ressecar mais os fios. Além disso, os finalizadores com filtro UV são perfeitos para proteger as madeixas dos raios solares.
Cabelos com química exigem cuidados especiais
Se você fez algum procedimento químico recentemente, deve ter percebido que os fios ficaram mais frágeis e ressecados. Isso acontece porque os produtos alisantes, relaxantes e as colorações permanentes agridem as madeixas e deixam os cabelos mais sensíveis.
O segredo é fazer uma boa reconstrução para que os fios ganhem mais força e cresçam mais saudáveis. Você só precisa de queratina líquida e uma máscara de hidratação, para que o tratamento tenha o efeito esperado. A frequência é de acordo com a sua necessidade, mas, se o estado não estiver crítico, pode apostar na reconstrução a cada 15 dias.
A hidratação repõe a água dos fios
Os cabelos estão expostos a diversas agressões, que não se limitam só a um produto químico. A poluição, o vento, a umidade ou ainda a forma como você prende as madeixas interfere na saúde capilar e tira a água e o brilho dos fios.
É por isso que a hidratação é o tratamento básico para quem deseja estar com os fios sempre macios, brilhosos e com movimento. O uso da máscara concentrada toda semana devolve esses nutrientes perdidos e garante que os fios estejam mais protegidos no dia a dia.
As ferramentas de calor ressecam os cabelos
Chapinha, secador e babyliss são alternativas para estilizar os cabelos e dar uma cara nova ao visual. Mas, assim como a água quente do chuveiro, o calor dessas ferramentas resseca ainda mais as madeixas e pode prejudicar o aspecto dos seus fios.
Se for usar algum desses aparelhos, não se esqueça de passar um protetor térmico. Ele forma uma capa protetora nas madeixas e não deixa que a alta temperatura queime os fios. Se puder, use as ferramentas de calor com moderação e escolha métodos mais alternativos para alisar ou enrolar os cabelos.