Fique Diva - Cachos 3A, 3B e 3C: guia completo de como cuidar e texturizar o cabelo cacheado

12/07/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Cachos 3A, 3B e 3C: guia completo de como cuidar e texturizar o cabelo cacheado

Confira um guia de como cuidar e finalizar o cabelo cacheado 3A, 3B e 3C! (Foto: Instagram @amandarrwalker)

Confira um guia de como cuidar e finalizar o cabelo cacheado 3A, 3B e 3C! (Foto: Instagram @amandarrwalker)

Os cachos 3A são mais largos e tendem a perder a definição. Por isso, vale apostar em cremes leves e pudim de definição (Foto: Instagram @amanda__guido)

Os cachos 3A são mais largos e tendem a perder a definição. Por isso, vale apostar em cremes leves e pudim de definição (Foto: Instagram @amanda__guido)

O cabelo cacheado 3B pode ser texturizado com técnicas de finalização, como a fitagem (Foto: Instagram @lillischaub)

O cabelo cacheado 3B pode ser texturizado com técnicas de finalização, como a fitagem (Foto: Instagram @lillischaub)

O cabelo cacheado 3C tem cachos mais fechados e pode ser finalizado com cremes ricos em óleos vegetais (Foto: Instagram @mzbiancarenee)

O cabelo cacheado 3C tem cachos mais fechados e pode ser finalizado com cremes ricos em óleos vegetais (Foto: Instagram @mzbiancarenee)

O cacho 3C tende a ser mais volumoso e ter mais frizz. Vale apostar em cremes com óleos em sua composição (Foto: Instagram @tylauren)

O cacho 3C tende a ser mais volumoso e ter mais frizz. Vale apostar em cremes com óleos em sua composição (Foto: Instagram @tylauren)

O cabelo cacheado é a textura dos fios de grande parte das brasileiras. Ele tem 3 categorias: o ondulado, o cacheado e o crespo, que são nomeados, respectivamente, de cachos tipo 2, 3 e 4. Os cachos do tipo 3 são mais fechados do que os do tipo 2 e mais abertos do que os do tipo 4. Dentro do tipo 3, há as curvaturas 3A, 3B e 3C, e saber qual o seu tipo de cacho e a curvatura ajuda o seu cabelo de várias maneiras, como na escolha de produtos para suprir as necessidades do fio e no modo como os fios são finalizados para garantir uma maior definição. Para te ajudar, o Fique Diva preparou um guia completo de como cuidar e texturizar o cabelo cacheado do tipo 3. Confira!

Os cabelos cacheados 3A, 3B e 3C possuem formatos de cachos diferentes

Está em dúvida sobre qual é o seu tipo de cacho? Para aprender a identificar, é só analisar a curvatura dos fios. Confira as principais características dos cachos 3A, 3B e 3C:

Cachos 3A: esses cachos são os mais largos, irregulares e tendem a perder a definição se comparados aos cachos 3B e 3C. Além disso, o cabelo cacheado 3A tem menos volume e sofre menos com o fator encolhimento, que ocorre quando o cabelo “perde” comprimento, ou seja, quando retrai ao secar.

 

Cachos 3B: o cabelo cacheado 3B tem cachos definidos e menores do que o 3A. Além disso, o cabelo é mais volumoso e pode sofrer com frizz. As pontas do cabelo com cachos 3B são mais secas do que a raiz.

Cachos 3C: esses cachos são super definidos e fechados, com formação de cachinhos desde a raiz. O cabelo é volumoso, tende a ter mais frizz e tem o comprimento e as pontas dos fios secos. Além disso, os fios são mais grossos do que os outros tipos de cachos de cabelo cacheado do tipo 3.

Saiba como cuidar do cabelo cacheado 3A, 3B e 3C

Do que o cabelo cacheado precisa? 

Como o cabelo cacheado tende a ser mais seco, a necessidade que todos os tipos de cacho 3 têm em comum é a de produtos enriquecidos com óleos vegetais e ativos nutritivos. A nutrição é uma etapa crucial para cuidar dos fios e repor a oleosidade, aliada também à hidratação para repor a água perdida.

Quais ativos beneficiam os três tipos de cachos? 

Como você já sabe, os óleos vegetais são perfeitos para cuidar do cabelo cacheado. Nas embalagens dos produtos cosméticos, você pode procurar por óleos e ativos essenciais para os cachos, como a manteiga de karité e o óleo de linhaça. A manteiga de karité é um ativo que hidrata profundamente o cabelo cacheado, conferindo fios brilhantes e saudáveis, e o óleo de linhaça nutre intensamente os fios, deixando os fios sedosos e sem frizz. Quando aliados, esses dois ativos beneficiam ainda mais o cabelo cacheado.

Os principais tratamentos para o cabelo cacheado

A hidratação e a nutrição capilar são dois tratamentos importantíssimos para o cabelo cacheado, já que a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldade de chegar às pontas, deixando o comprimento e as pontas secas, ressecadas e sem brilho. Você também pode apostar no cronograma capilar para cabelos cacheados, incluindo a etapa de reconstrução, para que os fios não sejam danificados. Se você tem cabelo 3A pode apostar em um creme de tratamento com uma consistência nem tão leve e nem tão pesada. Se você tem cachos 3B e 3C pode investir em cremes mais densos. Além disso, shampoo, condicionador e outros produtos de beleza ricos em óleos vegetais são uma ótima aposta para cuidar do cabelo cacheado.

O que evitar? 

No dia a dia, é importante que você, diva, evite o shampoo com sulfato em sua composição, já que ele pode provocar o ressecamento dos cachos por realizar uma limpeza mais profunda do couro cabeludo. Por isso, uma forma de cuidar dos cachos 3A, 3B ou 3C durante o banho é apostar em um shampoo sem sulfato, para higienizar os fios de maneira delicada e ainda mantendo a oleosidade natural da raiz.

Cachos do tipo 3 podem ser texturizados com pudim de definição e creme de pentear

Cachos 3A: como esse tipo de cacho é mais aberto e possui menos volume, você pode adicionar textura com um pudim de definição que tenha uma consistência leve, e claro, que seja rico em óleos vegetais! Você pode escolher um pudim de definição que tenha óleo de linhaça e manteiga de karité em sua composição, como o pudim finalizador Cachos do Seu Jeito , de Niely Gold, que oferece mais volume, definição e brilho aos cachos 3A. Depois de aplicar o creme de sua preferência, você pode finalizar os cachos 3A com a fitagem, uma técnica que define os cachos ao entrelaçar os dedos nas mechas e puxá-las.

Cachos 3B: com os cachos mais apertados e uma tendência maior ao ressecamento, esse tipo de cacho pode ser finalizado com um creme de pentear consistente e rico em óleos. Você também pode fazer a técnica de fitagem para definir os cachos, ou a dedoliss, enrolando os fios nos dedos. Se for secar o seu cabelo cacheado com difusor, não se esqueça de aplicar um leave-in com proteção térmica para blindar os seus fios dos danos da ferramenta térmica, tá? E amasse bem os cachos para defini-los ainda mais, diva!

Cachos 3C: por ser mais fechado e volumoso, você pode buscar por um creme consistente, rico em óleos e que equilibre a fusão entre definição e volume. A nossa sugestão é o creme de pentear Cachos do Seu Jeito, que é rico em manteiga de karité e óleo de linhaça, e tem um balanceamento perfeito entre volume e definição, tanto para quem gosta de volumão quanto para quem prefere mais definição. Após a aplicação do creme em todo o comprimento e pontas, você também pode aplicar um pouquinho do pudim finalizador para definir ainda mais os fios. Amasse o cabelo com as mãos e uma toalha de algodão ou microfibra para ajudar na definição dos cachos e pronto!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram