Carmen Lúcia chama atenção por onde passa. Suas box braids coloridas e looks cheios de personalidade mostram que a jornalista tem muita ousadia na hora de escolher sua produção. As trancinhas sintéticas entraram na sua vida há um ano, porque ela está passando pela transição capilar e preferiu trançar os fios para lidar com as duas texturas do cabelo ao invés de fazer o Big Chop.
"Eu usava química no meu cabelo desde os seis anos de idade e, em julho de 2015, foi a última vez que alisei. Em outubro, fiz as tranças pela primeira vez com a Gabriela Azevedo, da Trança Terapia, no Rio ", contou Carmen em entrevista ao Fique Diva. Inspirada nessa nova fase, a jornalista resolveu criar um blog chamado "Vem, Divante ", voltado para a representatividade negra, que também tem posts para ajudar meninas que estão passando pela mesma situação. "Nele, eu mostro tudo que há de novo sobre atitude, moda, acessórios e eventos em geral voltados para a beleza negra e ainda conto um pouco sobre a minha transição".
'Vou me livrar dessa imagem que não combina comigo faz tempo', disse Carmen
Carmen já quase perdeu o cabelo três vezes por causa do excesso de química. No início de 2015, começou a sentir vontade de parar de alisar, mas, como a história de outras meninas, ela sentiu medo por não saber como era seu cabelo natural. "Eu comecei a ler mais sobre cabelo afro, os formatos, as texturas, comecei a frequentar essas feiras onde acontecem as rodas de conversas, como o Odarah Bazar, e oficinas. Além de ganhar coragem para iniciar a transição, eu também passei a me conhecer melhor enquanto mulher negra e empoderada", relembrou.
Quando decidiu parar com o alisamento, Carmen lembrou da última frase que falou com os cabelos lisos se olhando no espelho: "Vou me livrar de uma vez por todas dessa imagem que já não combina comigo faz tempo. Coragem!". Dito e feito! A jornalista está esperando os fios crescerem para assumir os cachos naturais: "Hoje, tudo o que mais quero ver é o meu black para o alto", vibrou.
Carmen dá dicas de como cuidar das box braids
Carmen lava suas tranças sintéticas duas vezes por semana e coloca todos os produtos que usa no cabelo dentro da água. "Não pode passar shampoo e condicionador, por exemplo, direto na trança. Tem que misturar! Eu também gosto de dormir com ele preso para proteger as trancinhas e não dar aquele efeito esfarelado. Troco uma vez por mês porque gosto de mudar, mas elas duram até dois meses se a pessoa for cuidadosa", ensinou a jornalista.
A transição capilar também influenciou no estilo da jornalista
Mesmo com os cabelos lisos, Carmen já gostava de caprichar no visual. Fã de saia midi e a combinação jeans + jeans, depois de colocar as tranças sintéticas, ela começou a investir mais em looks no estilo street style. "Por exemplo, usar um vestido tubinho despojado com tênis. Aliás, tênis é algo que entrou na minha vida no dia a dia. Antigamente, eu só usava tênis para malhar e para fazer trilha. Hoje, eu sei que tênis e vestido podem formar uma dupla perfeita", finalizou.