Fique Diva - Cauterização capilar: saiba quando fazer e identifique se o seu cabelo está precisando do tratamento

09/08/2019 / Publicado por Dandara Franco

Cauterização capilar: saiba quando fazer e identifique se o seu cabelo está precisando do tratamento

A cauterização é a escolha perfeita para acabar com os fios danificados (Foto: Instagram, @jacqueline.pak)

A cauterização é a escolha perfeita para acabar com os fios danificados (Foto: Instagram, @jacqueline.pak)

Como saber quando o cabelo precisa de cauterização capilar: quando os fios estão mais quebradiços? Quando o cabelo fica opaco e mais frágil? Ou...todas as opções anteriores? Entender o que o seu cabelo precisa pode ser mais fácil do que parece, mesmo que no início seja um pouco confuso. Mas pode ficar tranquila que o Fique Diva trouxe a solução para todas  as suas dúvidas. Deixa o desespero de lado e continue lendo para descobrir mais sobre a cauterização capilar! 

O que é a cauterização capilar?

A cauterização capilar é um tratamento que repõe a massa capilar do fio através do uso da queratina líquida + fonte de calor. A cauterização não é a mesma coisa que a reconstrução capilar, mas também é super possível de ser feita em casa!  

Como nada em excesso é bom, o uso exagerado dessa receitinha pode causar enrijecimento permanente dos fios pela sobrecarga de proteínas, principalmente em cabelos virgens. Por isso, é importante intercalar com os outros tratamentos do cronograma capilar: a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Assim, o cabelo recebe os nutrientes necessários de forma saudável. 

Todos os fios podem fazer cauterização capilar

Porque todos eles precisam repor a massa capilar! Seja lisa, cacheada ou crespa, cada estilo pode adaptar a cauterização capilar às suas características, sem esquecer das meninas que são camaleoas e adoram trocar as cores das madeixas.  

As cacheadas e crespas podem ficar tranquilas que o uso da queratina não alisa o cabelo! Há um alinhamento do fio com redução de frizz e aquele efeito de “desmaia fio”, mas nada que algumas lavagens após o tratamento não ajude a recuperar o famoso volumão.

Dica de diva: tanto para aquelas que amam um clássico loiro, quanto para as divas que não vivem sem uma cor fantasia diferente a cada mês, não deixe de adotar a cauterização uma vez por semana nos fios, dentro do seu cronograma capilar. Essa é a receita de sucesso para dar adeus às pontas espigadas, diva! Quem ainda possui o cabelo virgem, a dica é usar a receita caseira com o espaço mínimo de 15 dias entre cada aplicação. 

Como o fio acaba sendo danificado?

Desde a poluição do dia a dia até o uso diário da chapinha, os fios perdem queratina e massa capilar, aumentando a presença das pontas duplas. Uma das principais dicas para evitar a quebra dos fios é ter o protetor térmico como aliado antes de utilizar o secador ou a chapinha. Não podemos esquecer que o uso de procedimentos químicos como a coloração, o relaxamento e o alisamento também acabam danificando o fio.

Outro fator que tem grande influência é a exposição aos raios UVA e UVB, que acabam retirando a queratina produzida naturalmente nos fios e alteram a cor dos fios. Use cremes ou leave-in que possuam proteção UV, como o Creme para Pentear Hidratação Milagrosa Água de coco + extrato de babosa. 

Como fazer a cauterização capilar em casa   

Se você se identificou com alguma das características, já pode pegar a sua queratina capilar e se preparar para o passo a passo:

1° passo: lave o cabelo duas vezes com um shampoo sem sal ou com um shampoo anti resíduo;

2° passo: após lavar bem os fios, borrife a queratina líquida por todo o comprimento do cabelo ainda úmido. Deixe o produto agir por 10 minutos;

3° passo: após os 10 minutos, aplique uma máscara de tratamento sem retirar a queratina dos fios. É normal que o cabelo fique mais rígido! Evite desembaraçar ou penteá-lo nesse momento. Para aumentar o brilho nas madeixas, separe a máscara de hidratação em um potinho e adicione 4 gotas de óleo de coco ou óleo de argan. Misture e aplique no cabelo;

4° passo: enxágue normalmente e retire o excesso de água sem esfregar a toalha no cabelo;

5° passo: para finalizar a cauterização e selar os fios, o cabelo precisa entrar em contato com uma fonte de calor. Para as lisas, recomendamos secar o cabelo e depois usar a  chapinha para deixar os fios bem alinhados. Para as crespas e cacheadas, a aposta é no difusor: o acessório ajuda a distribuir melhor o calor por todo os cachos.

Use produtos que tenham queratina como ingrediente para fortalecer os fios

A gente entende que nem sempre existe o famoso tempo para dedicar os cuidados aos fios. Pensando nisso, separamos alguns produtos que podem te ajudar a fortalecer os fios:

Os condicionadores bomba da Niely: já pensou em um minuto ter todos os ingredientes presentes no seu cabelo? Pois esse é o objetivo dos condicionadores bomba, diva! Tudo para facilitar a vida em meio a correria;

Usar o shampoo com queratina acelera o crescimento capilar: ter a queratina presente desde a higienização garante a ação do ingrediente desde o início do tratamento, com as cutículas abertas para receber a proteína;

O óleo de argan ajuda a proteger os fios: que tal proteger o fio enquanto cuida dele? O óleo de argan nutre enquanto protege os fios do uso excessivo da chapinha, além de trazer mais maciez ao fio.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram