Fique Diva - Como acabar com a caspa: receitas naturais para amenizar o problema!

09/07/2019 / Publicado por Dandara Franco

Como acabar com a caspa: receitas naturais para amenizar o problema!

Lidar com a caspa pode ser libertador para quem sofre com a descamação do couro cabeludo (Foto Instagram: @nataliemeansnice)

Lidar com a caspa pode ser libertador para quem sofre com a descamação do couro cabeludo (Foto Instagram: @nataliemeansnice)

Usar aquele pretinho básico fica um pouco mais complicado para quem tem caspa: além de ficarem concentrados nos fios, os pontinhos brancos se espalham por toda a roupa e estragam o look por completo. Um problema comum tanto nas mulheres quanto nos homens, a caspa pode ser causada por condição genética, fatores psicológicos, como o estresse e a má alimentação.

Qual é o seu tipo de caspa?

Assim como a pele do rosto e do corpo, a pele do couro cabeludo também libera naturalmente células mortas através da descamação, mas a caspa é causada pelo acúmulo de óleo na raiz, principalmente quando ocorre alguma inflamação na região. A caspa também pode ser seca, quando os flocos brancos saem da raiz e caem pelo comprimento do cabelo e pela roupa, ou oleosa, onde os pontinhos branco ficam presos na raiz dos fios.

Além dos shampoos anticaspas, também existem as receitas naturais que são super fáceis para serem feitas em casa! Mas é extremamente importante que você consulte o seu dermatologista para entender melhor qual é a sua condição e quais são os melhores tratamentos. Continue lendo se quiser aprender algumas dicas para diminuir a presença das caspas na sua vida!

O vinagre branco ou de maçã ajuda a evitar as coceiras e fecha as cutículas do fio 

Por ser ácido, o  vinagre de maçã tem ação antioxidante e evita a proliferação dos fungos no couro cabeludo. E, para quem tem o cabelo descolorido, o ph do vinagre ajuda a fechar as cutículas do fio, aumentando a durabilidade da coloração no cabelo. Para essa receita, você vai precisar de:

1° passo: duas canecas de água e 1/2 caneca de vinagre;

2° passo: misture os líquidos e massageie na raiz e deixe agir por 5 minutos;

3° passo: primeiro enxágue os fios e depois passe um shampoo sem sal. Para finalizar, aplique condicionador apenas nas pontas dos fios. 

A babosa pode ser utilizada como hidratação no comprimento do cabelo

Rica em vitaminas e com substâncias anti-inflamatórias, a babosa pode ser utilizada tanto no couro cabeludo para diminuir a presença das caspas e estimular o crescimento dos fios, quanto no comprimento do cabelo para potencializar a hidratação. 

1° passo: extraia o gel natural da planta e coloque em um pote para facilitar a aplicação. 

2° passo: aplique o gel no couro cabeludo e espere agir por 30 minutos.

3° passo: lave o cabelo normalmente.

Use o mel como um pré-shampoo para acelerar a remoção da descamação

O mel pode ajudar a recompor a estrutura danificada do couro cabeludo e a “puxar” toda a pele descamada da região. Aplique antes de usar o shampoo, só tem que tomar cuidado para retirar o produto antes que ele seque no couro cabeludo! 

1° passo: massagear o couro cabeludo enquanto aplica o mel;

2° passo: lavar o cabelo normalmente.

O spray com água de aipo pode ajudar a controlar oleosidade do couro cabeludo 

O suco de aipo ajuda a remover as células mortas e ainda nutre os fios! O passo a passo é bem simples:

1° passo: você vai precisar de um talo de aipo cortado em pedaços pequenos e 650ml de água;

2° passo: ferva a água junto aos pedaços de aipo cortados;

3° passo: agora é só coar a mistura e guardar o líquido em um borrifador!

4° passo: todas as vezes em que lavar o cabelo, aplique no couro cabeludo 

Cuide de dentro para fora: tenha mais atenção com o que você ingere

Como uma das possíveis causas da caspa é a alimentação, o cuidado também deve vir com o que você anda ingerindo, diva! Diminuir o consumo de comidas gordurosas pode amenizar a frequência das caspas. Beber suco de couve, limão e o chá de carqueja é excelente para acelerar o metabolismo porque possuem ação antioxidante!

Lembrando que nenhuma das dicas anula a importância da consulta com o seu dermatologista.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram