Manter o cabelo do tipo 4 definido pode ser um desafio para algumas crespas, pois nem todos formam cachos. E é possível formar as molinhas nas suas madeixas sem precisar recorrer às ferramentas de calor, como o babyliss. É claro que escolher fazer cachos no seu crespo é uma decisão pessoal, e não tem nada de errado em querer mudar o visual de vez em quando. Mas tenha em mente que amar o tipo do seu cabelo é muito mais fácil e gratificante do que mudar seu formato todos os dias. Vem acompanhar a matéria para conhecer algumas formas de texturização e finalização para as crespas, diva!
Use seu próprio cabelo para formar os cachos
Uma ótima forma de mudar um pouco o formato dos fios para conseguir um look diferente, e abusar da versatilidade do cabelo crespo, é usar o próprio cabelo como ferramenta de texturização. Existem diversos penteados que são capazes de formar cachos nas madeixas, bantu knots, twists e tranças são as opções mais fáceis. Basta lavar o cabelo como de costume e escolher dividir o cabelo em pequenas partes, depois é só ir aplicando o creme nas mechas e formando os coques, twists ou trancinhas.
Para resultados diferentes, invista em algumas ferramentas
Os bigudinhos ou flexi rods são as ferramentas perfeitas para formar cachos tão definidos quanto os feitos pelo babyliss, e o melhor de tudo: sem danificar seus fios com o calor! Os bigudinhos são clássicos das texturizações e formam cachos mais fechados, parecidos com os cabelos crespos. Já os flexi rods vão fazer cachos bem abertos e, portanto, funcionam melhor para quem tem cabelos mais longos.
Os clássicos bobes podem te ajudar a mudar o visual do seu crespo
É provável que você nunca pensou que ia usar bobes na sua vida, não é mesmo, crespa? Mas pensou errado! No quesito texturização, esse acessório foi precursor para a criação de todos os outros e até hoje pode deixar seus cabelos com cachos maravilhosos. Então, partiu pegar os bobes da sua mãe para testar essa técnica e mudar o visual do seu cabelo tipo 4. Para reproduzir a técnica na sua casa o processo é parecido com os outros: divida o cabelo em partes, aplique o creme e enrole as mechas no bobe.
Se o seu crespo forma cachos, invista nas técnicas de finalização
As técnicas de fitagem, o método COG, o plopping e a fitagem estruturada podem funcionar muito bem para os cabelos crespos que formam cachos. A fitagem é o jeito mais simples de formar cachos na finalização, é só aplicar o creme de sua preferência e passar os dedos ou um pente nas mechas dividindo o cabelo em fitas. Na fitagem estruturada, o procedimento é igual, mas, nesse caso, você precisa dar mais atenção a cada mecha e é importante separá-las em fitas menores.
O método COG é perfeito para os cabelos crespos por inserir o óleo e a gelatina na rotina de finalização. Para fazer na sua casa, aplique o creme para pentear, o óleo e a gelatina, na ordem que preferir. Assim, seus cabelos ficarão muito definidos, nutridos e com um day after poderoso. E o plopping, a última técnica, é bem simples de fazer e protege os cachos durante a secagem. É só enrolar as madeixas finalizadas em uma camisa de algodão ou uma toalha de microfibra enquanto o cabelo seca por completo.