Manter os cabelos crespos definidos pode ser um desafio para algumas crespas, pois nem todo cabelo do tipo 4 forma cachos. A boa notícia é que é possível formar cachos nas suas madeixas sem precisar recorrer às ferramentas de calor, como o babyliss! É claro que escolher fazer cachos no seu crespo é uma decisão pessoal, e não tem nada de errado em querer mudar o visual de vez em quando. Mas tenha em mente que amar o tipo do seu cabelo é muito mais fácil e gratificante do que mudar seu formato todos os dias.
Vem acompanhar a matéria para conhecer algumas formas de texturização e finalização para as crespas, diva!
Use seu próprio cabelo e faça penteados para formar os cachos
Uma ótima forma de mudar um pouco o formato dos fios para conseguir um look diferente é usar o próprio cabelo como ferramenta de texturização. Existem diversos penteados que são capazes de formar cachos nas madeixas: bantu knots, twists e tranças são as opções mais fáceis. Veja como fazer:
Bantu knots: separe o cabelo em mechas e torça cada uma até formar pequenos coques na cabeça. Após isso, prenda os coques com elásticos ou grampos. Depois de algumas horas com o penteado, solte todos os coques e separe os cachos com os dedos.
Twists: separe uma mecha média do seu cabelo e divida-a em duas partes. Em seguida, passe uma mecha por cima da outra até as pontas, torcendo-as e prenda a ponta com um elástico. Deixe o penteado por algumas horas e, depois disso, desenrole as mechas. Faça isso em todo o cabelo.
Tranças: para cachear o cabelo crespo com esse penteado, elabore diversas tranças na espessura de sua preferência (quanto mais fina, mais fechadinhos serão os cachos) em todo o cabelo e prenda as pontas. Depois de algumas horas, solte as tranças com os dedos com cuidado para não desfazer os cachos.
Os bobes vão ajudar a cachear o seu cabelo crespo e mudar o visual
É provável que você nunca pensou que ia usar bobes na sua vida, não é mesmo, crespa? No quesito texturização, esse acessório foi precursor para a criação de todos os outros e até hoje pode deixar seus cabelos com cachos maravilhosos. Então, partiu pegar os bobes da sua mãe para testar essa técnica e mudar o visual do seu cabelo tipo 4! Para reproduzir a técnica na sua casa o processo é parecido com os bigudinhos: divida o cabelo em partes, aplique o creme de pentear, enrole as mechas no bobe e prenda com grampos. Quando o cabelo secar, é só soltar os bobes!
Fitagem estruturada e método COG são técnicas que formam cachos no cabelo crespo
As técnicas de fitagem, método COG, plopping e fitagem estruturada podem funcionar muito bem para os cabelos crespos. A fitagem é o jeito mais simples de formar cachos na finalização, é só aplicar o creme de sua preferência e passar os dedos ou um pente nas mechas dividindo o cabelo em fitas. Na fitagem estruturada, o procedimento é igual, mas, nesse caso, você precisa dar mais atenção a cada mecha e é importante separá-las em fitas menores. Saiba como fazer a fitagem estruturada:
Passo 1: aplique um creme de pentear e um pudim de definição mecha por mecha para garantir que todos os fios recebam o produto;
Passo 2: separe o cabelo em quatro partes e escolha uma para começar. Divida o cabelo em fitas bem pequenas, estique as mechas e solte-as bem devagar para formar os cachos. Repita em todo o cabelo;
Passo 3: deixe o cabelo secar naturalmente ou use um difusor.
O método COG é perfeito para os cabelos crespos por inserir o óleo e a gelatina na rotina de finalização. Para fazer na sua casa, aplique o creme para pentear, o óleo e a gelatina, na ordem que preferir. Assim, seus cabelos ficarão muito definidos, nutridos e com um day after poderoso.
E o plopping, a última técnica, é bem simples de fazer e protege os cachos durante a secagem. É só enrolar as madeixas finalizadas em uma camisa de algodão ou uma toalha de microfibra enquanto o cabelo seca por completo.
Como cachear cabelo crespo em transição?
Apesar de parecer difícil, cachear a parte lisa do cabelo de duas texturas é bem simples! Você só precisa encontrar o finalizador de cabelo em transição que reproduza o efeito de sua preferência: mais definição, mais ou menos volume e fios bem alinhados. Depois de escolher entre creme de pentear, óleo capilar, pudim de definição e gelatina de volume, é só reproduzir a técnica de texturização que você mais gostou dessa matéria e pronto, a parte lisa e crespa do seu cabelo conseguem ser cacheadas!
Publicada em: 04/01/2018
Atualizada em: 27/10/2021