Assumir os cachos é um momento de aceitação e encontro da identidade. E passar pela transição entre o cabelo alisado e o cacheado ou crespo não é fácil. Suas madeixas vão precisar de muito cuidado nesse momento. Por isso mesmo, nós resolvemos te dar algumas dicas de quais tratamentos fazer durante a transição capilar. Quer saber mais? Se liga na matéria!
Reconstrução vai ser a sua melhor amiga
O grande problema do alisamento é que a química quebra a estrutura dos fios e tende a deixá-los mais fracos e ressecados. A reconstrução devolve para as madeixas a queratina; proteína que é uma espécie de “esqueleto” dos seus cabelos. Isso vai fortalecer e reestruturar os seus fiozinhos - que vão crescer muito mais saudáveis.
Para os fios em transição, ela é ainda mais importante! O ponto de encontro entre onde ainda tem química e o fio natural é uma região muito fraca e que quebra com muita facilidade. A queratina vai reforçar essa parte do cabelo e impedir essa quebra frequente.
Aposte na hidratação e umectação e faça o cronograma capilar
Além da reconstrução, outras grandes aliadas do seu cabelo na transição vão ser a hidratação e a umectação. Enquanto a máscara hidratante vai repor a água dos seus fios, o óleo vegetal vai devolver os lipídios que eles precisam para ficarem brilhosos e saudáveis. Essas duas substâncias são muito importantes para seus cabelos ficarem ainda mais lindos.
Já ouviu falar do cronograma capilar? É a junção dos três tratamentos em uma agenda específica. Esse calendário vai deixar mais fácil você organizar os processos e garantir que não falte nada para dos seus fiozinhos em crescimento.
Use produtos que vão hidratar a sua raiz
Como o cabelo fica com duas texturas diferentes, ele precisa de cuidados distintos. A raiz cacheada precisa de hidratação para crescer mais forte. Por isso, use produtos específicos para essa região. O Ampolão Turbinado, da linha Diva de Cachos, é feito especificamente para esse momento de mudança. Para usá-lo é só massagear no couro cabeludo e puxar o resto do produto para as pontas. Deixe agir por alguns minutos e enxágue bem!
Evite usar ferramentas de calor
Como você deve saber, qualquer tipo de química resseca muito os seus fios. E ferramentas como secador e chapinha contribuem para esse problema. Por isso, evite ao máximo usar os instrumentos na hora de secar e finalizar os seus fios. Isso você tira de letra, né diva?
A texturização é ótima para você se sentir melhor
A gente sabe que nem todo se sente confortável com o cabelo curto. Então, se você não quer fazer o big chop e cortar toda a parte alisada, aposte na texturização. E existem várias maneiras de deixar a parte alisada mais definida. Você pode fazer dedoliss, twist, coquinhos… São tantas opções que não dá nem pra contar.