Fique Diva - Como cuidar do cabelo em transição capilar?

17/08/2021 / Publicado por Luiza Soares

Como cuidar do cabelo em transição capilar?

Entrou em transição capilar? Saiba como cuidar do cabelo nesse período! (Instagram @khatbrim)

Entrou em transição capilar? Saiba como cuidar do cabelo nesse período! (Instagram @khatbrim)

Não use ferramentas de calor durante a transição capilar, pois a temperatura alta vai ressecar os fios ainda mais (Instagram @makeupbydenise)

Não use ferramentas de calor durante a transição capilar, pois a temperatura alta vai ressecar os fios ainda mais (Instagram @makeupbydenise)

Para a transição capilar, aposte em produtos que irão cuidar da raiz (Instagram @adannamadueke)

Para a transição capilar, aposte em produtos que irão cuidar da raiz (Instagram @adannamadueke)

A reconstrução é muito importante para fortalecer o fio natural e o alisado durante a transição (Instagram @cachoscarter)

A reconstrução é muito importante para fortalecer o fio natural e o alisado durante a transição (Instagram @cachoscarter)

A umectação e hidratação vão deixar os seus fios mais saudáveis durante a transição capilar (Instagram @cest_tiffany)

A umectação e hidratação vão deixar os seus fios mais saudáveis durante a transição capilar (Instagram @cest_tiffany)

Monte um cronograma capilar para transição capilar para atender todas as necessidades do seu fio (Instagram @its_micaaah)

Monte um cronograma capilar para transição capilar para atender todas as necessidades do seu fio (Instagram @its_micaaah)

A transição capilar é o processo de assumir o cabelo cacheado e crespo ao deixá-lo crescer livre de químicas. Mais do que isso, é um momento de autoaceitação e encontro da sua identidade. E durante esse período, suas madeixas precisam de diversos cuidados especiais para crescerem saudáveis enquanto se recuperam dos danos causados pelos procedimentos químicos, e a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de um cronograma capilar! Pensando nisso, o Fique Diva reuniu dicas de tratamento certeiros e produtos poderosos para serem adicionados na sua rotina de cuidados durante a transição. Quer saber mais? Então, dá uma olhada!

Cronograma capilar na transição deve favorecer o crescimento saudável do cabelo

O cronograma capilar é um grande aliado para as divas que estão passando pela transição. Essa rotina é uma maneira de cuidar do cabelo regularmente através dos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, que são realizados em dias alternados. Cada uma dessas etapas do cronograma oferece diferentes benefícios para o seu cabelo, desde reposição de água e nutrientes até o fortalecimento dos fios. Dessa forma, o cabelo em transição capilar terá todas as suas necessidades atendidas e conseguirá crescer de maneira saudável.

A hidratação vai garantir cachos macios e brilhosos

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos, sendo considerada a etapa principal do cronograma capilar. Essa é a etapa responsável pela reposição de água na fibra capilar, e que combate o ressecamento dos fios enquanto garante brilho e maciez. Além disso, a hidratação abre as portas para os outros dois tratamentos, ou seja, ela prepara o cabelo para receber a nutrição e a reconstrução. Para essa etapa é necessário uma máscara com uma forte ação hidratante, com ativos como babosa, água de coco e manteiga de Karité.

Nutrição e umectação ajudam a devolver brilho e combatem o frizz da raiz

Cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos, ressecados, além de serem alvos de frizz e falta de brilho. Isso acontece porque o formato em espiral dos fios dificulta que a oleosidade natural do couro cabelo seja distribuída pela extensão dos fios. Por isso, a nutrição capilar é uma das etapas mais importantes para um cabelo em transição capilar, pois é responsável pela reposição de lipídios, que vão conceder a camada protetora e a oleosidade dos fios. 

A dica é procurar uma máscara de tratamento que tenham óleos na composição, como óleo de coco, de argan ou óleo de rícino. Outra forma que as cacheadas e crespas adoram de nutrir o cabelo é através da umectação com esses óleos vegetais, já que eles ajudam a nutrir a raiz do cabelo, que provavelmente ficará mais ressecada. Para umectar o cabelo, basta aplicar o óleo vegetal escolhido por todo o cabelo seco e esperar, no mínimo, por duas horas, para que o óleo seja absorvido pela fibra capilar. Por último, enxágue bem o cabelo com um shampoo e condicionador adequado para seu tipo de fio. 

Reconstrução com queratina ajuda a recuperar o cabelo quebrado e fraco

O grande problema do alisamento é que a química quebra a estrutura dos fios e tende a deixá-los mais fracos e ressecados. O tratamento de reconstrução capilar vai restaurar os fios quebradiços e danificados através da reposição da queratina. Para os fios em transição, essa proteína é ainda mais importante, pois o ponto de encontro entre o fio com química e o fio natural é uma região muito fraca e que quebra com muita facilidade. A queratina vai reforçar essa parte do cabelo e impedir essa quebra frequente. Por ser a etapa mais profunda do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita somente a cada 15 dias para evitar que o cabelo fique rígido. 

Evite usar secador e chapinha em excesso

Como já dissemos, qualquer tipo de química resseca e danifica muito os seus fios. E o uso em excesso de ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss deixa os cabelos ainda mais fragilizados - principalmente os fios novos que crescem na transição. A alta temperatura dessas ferramentas enfraquece a cutícula capilar e contribui para a perda de nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Por isso, evite ao máximo usar esses aparelhos na hora de secar e finalizar o cabelo na transição. E se optar por  secar os fios cacheados e crespos com difusor, lembre-se de antes aplicar um finalizador com proteção térmica para reduzir os possíveis danos. 

 

A texturização é ótima para você se sentir melhor durante a transição capilar

A gente sabe que nem todas as divas se sentem confortável com o cabelo curtinho. Para você que não deseja fazer o big chop - corte que elimina a parte do cabelo quimicamente tratado -, mas sente dificuldades em lidar com as duas texturas do cabelo, a solução é apostar nas técnicas de texturização. Dedoliss, coquinhos e fitagem são algumas das opções que vão te ajudar a disfarçar as diferentes texturas, além de estimular o cabelo a cachear. Dá uma olhada em como fazer:

Dedoliss: Primeiro, separe o cabelo em mechas. Em seguida, pegue uma mecha e aplique um pouco de creme para pentear. Enrole-a com o dedo e segure por alguns segundos. 

Coquinhos: Divida o cabelo em seções e separe mechas de tamanhos parecidos. Depois, pegue uma das mechas e torça até formar um coquinho. Espere algumas horas para que o cacho ganhe forma.  

Fitagem: Comece separando o cabelo em mechas semelhantes a fitas. O próximo passo é aplicar o creme de pentear e amassar os cachos de baixo para cima com as mãos até que ganhem forma. 

 

Matéria publicada em: 15/09/2017

Atualizada em: 17/08/2021

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram