Com a chegada do outono, o clima começa a esfriar e indica que é a hora de tirar os casacos do fundo do armário e aquecer a água do banho, certo? Pode ser. Mas tem outro detalhe muito importante que deve ser lembrado nessa época: é preciso reforçar os cuidados com o cabelo. Depois de um longo verão em que suas madeixas foram expostas ao sol, água salgada e cloro de piscina, é bem possível que elas estejam sem brilho, com pontas duplas e ressecadas. Então chegou a hora de correr atrás do prejuízo e trazer de volta aquele visual maravilhoso e saudável de antes! Confira algumas dicas:
O cuidado com o cabelo deve começar pela lavagem
A oleosidade excessiva na raiz do cabelo também é uma característica comum nessa estação, por isso, a rotina de cuidados deve começar pela lavagem: o ideal é intercalar as lavagens dia sim, dia não, e utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Se você for adepta dos shampoos anti-resíduos, procure usá-lo somente uma vez por semana, para não causar o efeito rebote. Em seguida, é essencial enxugar bem para retirar o excesso de água e prevenir a proliferação de fungos e bactérias.
É claro que o friozinho pede um banho quente, mas fique atenta: a alta temperatura vai estimular ainda mais a produção de óleo, além de favorecer o ressecamento das madeixas. O segredo é começar o banho com água morna para retirar o excesso de oleosidade da raiz e depois terminar com a água fria, truque perfeito para dar brilhos aos cabelos.
Intensifique a hidratação com óleos nutritivos
A hidratação é fundamental em todas as estações, mas no outono elas podem ser acompanhadas de óleos nutritivos para potencializar o efeito. É claro que esse tratamento deve ser contínuo, portanto, não basta uma ida ao salão uma vez por mês. O ideal é você possa aprender a fazer o procedimento em casa e repeti-lo pelo menos uma vez por semana. Para quem tem pouco tempo, uma boa saídas são as ampolas e sachês de tratamento rápido, que são excelentes em tratar e exigem menos esforço.