Clarear o cabelo não é um processo tão simples, mesmo que a intenção seja apenas fazer luzes bem finas para iluminar. Isso porque a coloração só clareia até três tons, ou seja, vai ser preciso descolorir as madeixas se elas forem muito escuras. Além disso, o tom claro tende a ressecar mais do que os outros, por isso os tratamentos são fundamentais para manter a cor e a maciez. No entanto, com os cuidados certos, a transformação pode deixar seu visual ainda mais poderoso. Confira!
Capriche na hidratação antes e depois de mudar a cor dos fios
Se a intenção é sair de um tom bem escuro para o loiro claríssimo, a hidratação dos cabelos precisa estar em dia antes de aplicar a coloração. É que a ação do pó descolorante, além de tirar todo o pigmento dos fios, resseca demais as madeixas. Com os fios saudáveis, eles ficam mais protegidos e menos quebradiços.
E nada de deixar a hidratação de lado depois de mudar o visual, tá? É importante manter o tratamento toda semana para que os fios claros fiquem brilhosos, macios e com a cor sempre bonita.
Invista no shampoo roxo para tirar o amarelado dos loiros
Quem já coloriu os cabelos de loiro sabe que eles costumam ficar amarelados depois de algumas semanas. Se você não curte o visual e prefere uma vibe mais platinada, o shampoo roxo é o melhor jeito de neutralizar os fios.
Mas atenção: o excesso de produto pode deixar os fios com um aspecto chumbado. Nesse caso, algumas receitas caseiras podem te ajudar a minimizar o efeito ou ainda dá para apostar na lavagem com shampoo antirresíduos, conhecida como shampoozada.
O creme para pentear deve ser usado por todos os tipos de fios
Como já foi dito, os cabelos claros ressecam com mais facilidade do que os outros. Por isso, não é raro que os fios embolem com frequência e tenham mais frizz, sejam eles lisos ou mais cacheados.
Nesse caso, o creme para pentear facilita bastante na hora de desembaraçar os fios. Se você não usa o produto com medo de pesar, aposte nas versões mais leves, como o leave-in. Além de modelar os cabelos, o creme mantém as madeixas mais claras longe do frizz e das pontas duplas.
A reconstrução fortalece os cabelos mais claros
Além da hidratação constante, os cabelos coloridos também precisam de reconstrução, para repor os nutrientes que foram perdidos com a química. Com a máscara reconstrutora ou com a queratina líquida, o tratamento vai cuidar dos fios claros e ainda diminuir o ressecamento. A frequência vai depender do estado das suas madeixas, mas é preciso um intervalo de, pelo menos, uma semana entre um tratamento e outro.