Inventar maneiras de arrumar os fios durante a transição capilar exige muita criatividade e paciência. Não é fácil lidar com as duas texturas e definir os cachinhos conforme eles vão crescendo. Mas existem diversas técnicas de tratamento e finalização que podem te ajudar nessa tarefa. Pode ficar tranquila que nem tudo está perdido, diva! Se a sua intenção for deixar o cabelo crescer até um nível confortável para o Big Chop, ou se você quer evitar o grande corte, as dicas dessa matéria vão te ajudar a dar formato aos seus caracóis. Vem com a gente acompanhar!
Opte pelas técnicas de texturização para um efeito mais duradouro
O método de texturização é bastante popular entre as cacheadas e serve para formar cachos nos cabelos de maneira natural, sem o uso de calor. Se você entrou agora no processo de transição capilar e ainda está um pouco perdida, saiba que essa técnica pode ser a sua salvação!
A melhor parte das texturizações é que elas podem ser feitas com vários acessórios, inclusive itens do dia a dia, como canudos, papel alumínio, folhas de revista e até mesmo papel higiênico. Com essa forma de arrumar o cabelo, é possível manter os cachos arrumados por três dias.
Evite usar ferramentas de calor para não danificar as madeixas
É normal acabar recorrendo à chapinha ou escova nos momentos de maior desespero, mas tome cuidado com essas recaídas. Durante a transição capilar, o seu cabelo precisa respirar um pouco e ficar livre de químicas, como a coloração, e das ferramentas de calor. Elas são responsáveis pelos danos mais agressivos aos fios e podem inclusive retardar o seu progresso de crescimento. Então, procure por formas de arrumar e moldar seus cachos que não envolvam a chapinha e o babyliss.
O cronograma capilar ajuda a dar mais definição aos fios
Todo cabelo precisa do cronograma capilar para repor nutrientes e ficar forte e saudável. Quando os fios estão passando pela transição capilar essa necessidade aumenta ainda mais. Como a intenção principal é fazer com que as madeixas ganhem comprimento, invista na recuperação de qualquer dano ou problema no couro cabeludo. Depois faça uma rotina regular de cuidados envolvendo a hidratação, nutrição e a reconstrução. Seus fios vão amar!
Cortes regulares vão deixar os cachos com movimento
Deixar o cabelo sem corte durante a transição pode atrapalhar um pouco mais a definição dos cachos. Toda a parte lisa vai ser um impedimento para que a curvatura dos seus fios fiquem em evidência. O Big Chop é o grande corte que remove a química do comprimento, mas caso não seja sua vontade dar um passo tão radical, opte por cortes regulares. Assim, vai ser mais fácil de texturizar, dar forma e movimento ao seu cabelo natural.