O nome base já define que ela é o item fundamental para um bom acabamento da sua make. O produtinho serve para cobrir as imperfeições e uniformizar o tom da pele. Existem vários tipos no mercado de cosméticos: mousse, bastão, cremosa, spray... Mas a queridinha ainda é a líquida. Para sua maquiagem ficar impecável, você deve escolher com cuidado e ficar bem atenta a detalhes para não errar na hora de comprá-la, afinal, ninguém merece sair com o rosto muito claro ou escuro. O Fique Diva vai te ajudar na hora de escolher a base perfeita!
1- Pele oleosa, mista ou seca? Escolha a base de acordo com seu tipo de pele
Ao comprar a base errada para o seu tipo de pele, é bem capaz que ela não dure tanto como o esperado. Se você tiver a pele oleosa ou mista, opte pelos produtos oil free, pois são livres de óleos, deixando a pele sequinha por mais tempo. Lembrando que, quem tem a pele mista, deve passar primer antes da base para fechar os poros e receber a make. Já as mulheres que têm a pele seca, devem adotar as bases que possuem hidratação, para fugir do efeito ‘’craquelado’’.
2- Pesquise bastante antes de comprar a base
Entrar em sites de beleza, assistir vídeos ou resenhas sobre o produto é muito importante, pois além de você entender como a base funciona, vai poder observar se ela cobre bem as imperfeições e ouvir a opinião de alguém que entende do assunto. Mas não use isso como verdade absoluta para comprá-la. O bom mesmo é ir na loja e testar na sua pele para ver a durabilidade. Saia da loja, use-a durante o dia e veja se ela se adapta bem ao seu tipo de pele.
3- Na hora de comprar, fique atenta à tonalidade do produto
Você está vendo as fotos da festa e reparou que seu rosto saiu esbranquiçado? Pois é, isso aconteceu por causa do tom de base que você usou. Para escolher a tonalidade perfeita é preciso testar o produto na sua pele, de preferência, nas bochechas, maxilar ou queixo. Tente também equilibrar a cor do cosmético com seu corpo, pois, normalmente, o rosto tende a ser mais claro. Use seus ombros e pescoço de inspiração para ajudar na escolha certa.
É muito comum ver meninas testando a base no dorso da mão, mas esse hábito é completamente errado. Sim, você foi enganada sua vida toda! Essa área possui uma tonalidade diferente do tom do seu rosto, portanto, não faça mais isso, combinado?
4- Comprei a base errada. O que eu faço?
Calma, não precisa arrancar os cabelos ou jogar o produto fora. Você pode usar sua imaginação para dar uma utilidade à base. Se ela estiver mais escura, use-a para contornar seu rosto ou misture um pouco de hidratante para clareá-la. Se estiver mais clara, que tal testá-la para iluminar seu nariz e alguns pontos do rosto? É só soltar a criatividade!