Com os retoques da escova progressiva e o uso frequente de ferramentas de calor, uma das principais preocupações de quem tem o cabelo alisado é com a saúde e a aparência das pontas. Os pontos negativos podem aparecer de diferentes formas, desde um leve ressecamento que dá um aspecto espigado aos fios até um nível mais elevado de danos, que aparece com as com as pontas duplas (e, até mesmo, triplas). Para conseguir controlar essa situação é simples: nada que o cuidado frequente e alguns truques específicos para o tratamento das pontas não resolva. Dê uma olhada nessas dicas aqui embaixo e comece o seu intensivão de recuperação das pontas!
Inclua o pré-shampoo na sua rotina de cuidados
O ciclo de lavagens do cabelo alisado pode variar de duas a três vezes por semana e incluir o pré-shampoo em momentos intercalados é uma ótima forma de começar a combater as pontas duplas. Você pode usar um óleo capilar ou o óleo vegetal da sua preferência: basta aplicar alguns minutos antes do banho e, depois, lavar normalmente com shampoo e condicionador. Além de hidratar e nutrir, o óleo ainda protege a fibra capilar, garantindo que as pontas vão continuar sedosas depois da lavagem.
Use escova e secador nas pontas antes da chapinha
Uma das principais causas de danos nas pontas dos cabelos é o contato frequente com a chapinha. Para diminuir a quantidade de vezes em que você vai precisar passar o aparelho no cabelo, prefira alisar as pontas com o secador e uma escova redonda ao invés de simplesmente passar a chapinha quando o cabelo secar. Mesmo sendo quente, o ar do secador — com o bico ideal — não é tão prejudicial quanto a chapa de cerâmica e, alisando previamente, a quantidade de passadas necessárias da chapinha diminui.
Evite usar chapinha e babyliss com frequência
Mesmo mantendo o cabelo constantemente liso, evitar o uso de chapinha e babyliss todos os dias é possível e necessário para que os fios continuem saudáveis e sem pontas duplas. Entre uma lavagem e outra, você pode usar truques como a touca de grampos ou de meia calça para que os fios continuem alinhados. O frizz produzido durante a noite com o atrito dos cabelos na fronha pode ser resolvido se ela for substituída pro uma de cetim ou se você usar uma touca do mesmo material. Mantendo os fios longe da exposição excessiva ao calor, você evita os danos nas pontas e dá mais tempo dos cuidados específicos fazerem efeito.
Repita a etapa da reconstrução capilar uma vez a cada duas semanas
Se o cronograma capilar já é essencial na vida de quem usa o cabelo natural, no caso de quem é alisada, a necessidade é ainda maior. Entre todos os processos, um que vai combater as pontas duplas diretamente é a reconstrução capilar. Feita com queratina líquida, máscara concentrada de tratamento ou com receitinha caseira, o principal objetivo dela é selar as cutículas dos fios. Além de fortalecer o cabelo, isso faz com que ele absorva e segure os benefícios dos outros tratamentos. Ou seja: é preventivo para quem não quer ficar com pontas duplas e ainda ajuda a socorrer quem já desceu a ladeira dos danos capilares!