Fique Diva - Como finalizar o cabelo ondulado? Dicas de técnicas para os fios com ondas

18/08/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Como finalizar o cabelo ondulado? Dicas de técnicas para os fios com ondas

Aprenda a finalizar o cabelo ondulado da melhor forma! (Foto: Instagram @indiabatson)

Aprenda a finalizar o cabelo ondulado da melhor forma! (Foto: Instagram @indiabatson)

Os cabelos ondulados não devem ser cuidados da mesma maneira que os cabelos lisos (Foto: Instagram @lale.temori)

Os cabelos ondulados não devem ser cuidados da mesma maneira que os cabelos lisos (Foto: Instagram @lale.temori)

Produtos com textura fluida são os mais indicados para definir o cabelo ondulado (Foto: Instagram @dorit_revelis)

Produtos com textura fluida são os mais indicados para definir o cabelo ondulado (Foto: Instagram @dorit_revelis)

A fitagem é uma das técnicas mais conhecidas para finalizar o cabelo ondulado (Foto: Instagram @tashimrod)

A fitagem é uma das técnicas mais conhecidas para finalizar o cabelo ondulado (Foto: Instagram @tashimrod)

Até pouco tempo as donas de cabelos ondulados também sofriam com a falta de informação a respeito de como cuidar corretamente dos cachos do tipo 2. As madeixas onduladas muitas vezes eram tratadas da mesma forma que as lisas e essa atitude acaba com a beleza das ondas. Todo tipo de cabelo merece ser cuidado com produtos específicos e que respeitem suas características naturais. Assim, você conseguirá alcançar um resultado que valorize tudo que há de melhor nos seus fios. Portanto, se você é ondulada e quer saber como finalizar e quais produtos usar, vem com o Fique Diva!

Evite reproduzir os cuidados voltados para cabelos lisos

A primeira sugestão é o principal erro de quem deseja trazer os benefícios das ondas naturais: evite cuidar do seu cabelo como se ele fosse liso. Isso serve desde a lavagem até a finalização, pois todos os processos vão influenciar o resultado final. Na hora de escolher o shampoo, procure os mais hidratantes, fuja dos modelos transparentes e faça a aplicação apenas no couro cabeludo. Dessa forma, vai ser difícil ficar com o efeito de cabelo oleoso na raiz e ressecado nas pontas. Outra dica essencial para finalizar seus fios corretamente é nunca pentear as madeixas secas. Pode aposentar aquela escova que fica dentro da bolsa, esse hábito só ajuda a quebrar o cabelo e deixar uma aparência de maltratado.

O que usar para definir cabelos ondulados?

Antes de apostar em alguma técnica de finalização, é muito importante que você escolha produtos que sejam leves e fluidos para não pesar no cabelo. Com uma fórmula e ingredientes pensados para as ondas, não precisa ter medo de ficar com aquele aspecto de fios pesados. E, claro, é necessário maneirar na quantidade aplicada. Se você não sabe por onde começar, invista nas gelatinas, nos géis e nos tradicionais cremes para pentear.

Saiba a diferença de cada um e escolha o seu favorito!

Gelatina: esse produto finalizador é ótimo para cabelos ondulados que têm dificuldade de conseguir definição ou para quem está lidando com texturas diferentes de fios, como na transição capilar. A gelatina capilar também é ótima para ajudar a fixar os penteados!

Gel: o gel também é uma boa opção para cabelos ondulados difíceis de conseguir definição. A textura do gel é mais líquida e leve, conferindo um cabelo ondulado bem alinhado.

Creme: ele ajuda a desembaraçar mas o creme também pode definir o cabelo ondulado. Para não pesar os fios, a dica é misturar o creme multifuncional com uma gelatina capilar, deixando a textura mais fluida e promovendo leveza e movimento aos fios. 

Como finalizar cabelo ondulado? Aprenda técnicas para definir o cacho de tipo 2

A técnica de finalização mais conhecida para definir os cabelos ondulados e cacheados é a fitagem, que consiste em criar “fitas” no cabelo. Para fazer isso, é só separar o cabelo em mechas finas ou grossas com um pente de dentes largos e amassar o cabelo para ativar as ondulações. Rápido e prático, né, diva? 

Além da fitagem, uma outra técnica para finalizar o cabelo ondulado é o dedoliss, que demanda um pouco mais de tempo, mas que também garante um resultado perfeito. Depois de separar o cabelo em fitas, você deve pegar cada uma delas e enrolá-las com os dedos. Após isso, você pode secar o cabelo ondulado com difusor, que ajuda a definir ainda mais as ondulações!

Dica de diva: procure concentrar os produtos no comprimento e nas pontas. Como a raiz dos fios ondulados é lisa, a oleosidade desce com maior facilidade e as chances das madeixas ficarem com um aspecto pesado é bem grande. Portanto, quando for aplicar condicionadores, máscaras de tratamento e os finalizadores, lembre-se de evitar o couro cabeludo.

Matéria publicada em: 18/04/2018

Atualizada em: 18/08/2021

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram