As box braids deixam o visual muito estiloso, mas só manter o look bonito não é o suficiente. É que as trancinhas exigem cuidados especiais, que vão desde a limpeza correta dos fios até a manutenção. Aliás, a lavagem das box braids é um assunto que ainda gera muitas dúvidas e, por isso, o Fique Diva reuniu algumas dicas para você cuidar bem das suas tranças sintéticas. Saiba mais!
O shampoo sem sal limpa o couro cabeludo sem agredir
As tranças sintéticas duram, em média, dois meses. Depois desse tempo, é importante retirar as box braids para deixar o couro cabeludo respirar. Mas, e durante esse período, como faz para limpar corretamente os fios?
Você pode lavar as trancinhas normalmente, desde que use um shampoo sem sal, que é menos agressivo. Se possível, escolha uma versão de livre de parabenos e outras substâncias químicas, mais suaves que a versão tradicional. Uma boa dica é diluir um pouco do shampoo em água, para que o produto não fique concentrado em apenas uma parte.
Pode usar condicionador e cremes, com moderação
Em muitos casos, só o shampoo já é suficiente para lavar as madeixas trançadas. No entanto, o condicionador não está proibido, desde que você não exagere na quantidade. Aplique o produto somente no comprimento e nas pontas e enxágue bem, para não deixar resíduos.
O mesmo vale para leave-in, cremes para pentear e máscara. Coloque uma quantidade mínima nas madeixas e não deixe nenhum restinho de creme nas tranças. Se precisar, aposte no bom e velho chuveirinho que fica preso no box para uma lavagem mais eficiente.
Cuidado com o uso do secador
Não tem necessidade de lavar as tranças mais de uma vez por semana. Além disso, depois da lavagem, é muito importante deixar as tranças secarem naturalmente por completo, evitando assim fungos, irritações e odores indesejáveis.
No entanto, se estiver com pressa, dá para usar o secador para ajudar na finalização. O que não pode é ligar a ferramenta de calor em uma temperatura muito quente, pois pode derreter a cola das tranças e prejudicar o couro cabeludo.