Se você acompanha o universo da beleza, já deve ter ouvido falar que lavar o cabelo todos os dias pode ressecá-los. Por isso, nós temos uma superdica para quem tem fios sensíveis e secos: além de intercalar os dias de lavagens, uma boa solução é fazer um pré-poo antes do banho. Não sabe o que é? Vem cá descobrir!
O que é o pré-poo, Fique Diva?
O método pré-poo foi inventado pelas gringas e significa "antes do shampoo". Na prática, são tratamentos bem rapidinhos - dá para fazer dentro do box - que vão proteger seus fios (seco, ressecado e sensível) dos sulfatos do cosmético e ao mesmo tempo permitir que eles fiquem bem limpos. Quer aprender a fazer? Então fica aqui até o final do texto!
Como fazer a preparação para o shampoo?
Esse pré-shampoo pode ser feito com máscaras, condicionadores ou óleos, o que você achar mais prático.
Com óleo de coco:
No caso do óleo vegetal, que é mais eficaz para repor os nutrientes perdidos, o passo a passo é uma rápida umectação. Mas em vez de ficar uma ou duras horas com o produto no cabelo, você pode deixá-lo apenas 15 minutos. Quer um truque para maximizar a absorção? Esquente o óleo por 15 a 20 segundos no micro-ondas e passe em mecha por mecha nos fios sujos. Uma dica muito importante é massagear o couro cabeludo, isso vai ajudar a circulação sanguínea e estimular o crescimento das madeixas. Depois, é só enxaguar e começar a fazer a lavagem normalmente.
Com máscara:
Sabe aquela máscara bem baratinha que vem num potão? Ela é perfeita para uma rápida hidratação pré-shampoo. Como o shampoo vai jogar grande parte da blindagem fora, não vale a pena investir em um produto caro nessa etapa. Feito isso, aplique uma quantidade bem generosa de creme no seus fios, enluve bastante e deixe agir por 10 minutos. Depois pode começar seu banho normal.
Então, qual a diferença entre pré-poo e tratamentos comuns?
Os tratamentos normais devem ser feitos após a lavagem com shampoo, quando as cutículas estão bem abertas e prontas para receber os nutrientes. Já o pré-poo é um mix de preparação e proteção. É tipo manter sua cabeleira mais forte para a guerra, sabe?