Fique Diva - Como se cobrar menos: 4 momentos em que você precisa exercitar a empatia com você mesma

19/09/2019 / Publicado por Dandara Franco

Como se cobrar menos: 4 momentos em que você precisa exercitar a empatia com você mesma

Volta e meia a gente acaba se cobrando mais do que realmente precisa, por isso o Fique Diva trouxe algumas dicas para você agir com mais empatia com você mesma (Foto: Instagram, @mandy_nguyen)
mandy_nguyen
Seguir

Volta e meia a gente acaba se cobrando mais do que realmente precisa, por isso o Fique Diva trouxe algumas dicas para você agir com mais empatia com você mesma (Foto: Instagram, @mandy_nguyen) mandy_nguyen Seguir

Tem dias em que o cansaço bate e que algumas coisas saem bem fora do esperado, né, diva? Nessas horas bate uma angústia e aquela vontade de jogar tudo para o alto, a gente sabe. Mas nada que respirar bem fundo não resolva momentaneamente. Nesses momentos a realidade acaba ficando embaralhada com as nossas inseguranças e medos e muitas de nós acabam sendo duras demais consigo mesma, o que pode afetar a autoestima e a saúde mental e física.

Por isso o Fique Diva acredita ser tão importante o autocuidado e autoconhecimento, para a gente aprender a reconhecer nossas qualidades e defeitos, sem julgamentos. Quer saber como se cobrar menos no dia a dia e a exercitar mais a empatia com você mesma? Confira as dicas da Diva!

Dica 1: quando você acaba vacilando com as suas responsabilidades

Antes de mais nada, o Fique Diva tem um lembrete para você: todo ser humano erra! A gente entende que alguns dias são mais complicados que outros e que há deslizes que poderíamos ter evitado no nosso dia a dia.

Mas, ao invés de ficar repassando esse erro várias vezes na cabeça, que tal entender qual foi o erro e tentar melhorar numa próxima tentativa? Não tenha medo de tentar mais uma vez e nem de ser você mesma!

Se punir por ter deixado algo passar não é saudável para a sua mente e muito menos para o seu corpo, além de começar a te inibir para outras ações do seu cotidiano. Dica: se dê uma segunda chance.

Dica 2: quando bate aquele arrependimento depois de ter tomado alguma decisão

Quem nunca acabou se arrependendo de alguma decisão, que atire a primeira pedra! Mas como já diz o ditado: não tem como chorar pelo leite derramado! A sua "eu" do passado não tinha como imaginar as coisas que poderiam acontecer depois daquele momento e com certeza “você do passado” fez o melhor que pôde com as condições que tinha. Foque no que a “você de agora” pode fazer pela sua vida, saúde, carreira e felicidade! Não se cobre tanto por algo que já passou.

Dica 3: depois de ouvir algum comentário maldoso ou crítica ruim

As críticas estão por todos os lados: seja pela forma que você age como mãe, sua forma de falar ou como você se porta na escola e trabalho. Mas assim como há críticas construtivas, também há comentários maldosos, sem que tenha a intenção de realmente acrescentar algo para o seu bem estar e crescimento. 

Nessas horas esquecemos o que realmente pode ser verdade, o que deve ser ponderado e o que é apenas ofensivo. Por essas e outras que o autoconhecimento é extremamente necessário, já que com ele conseguimos ter a visão de nós mesmas com os nossos próprios olhos e não com a opinião ou dizeres externos, de outras pessoas. 

Quando isso acontecer, lembre-se de três coisas:

Primeiro: respire bem fundo. É só uma situação ruim; 

Segundo: você não tem culpa desse comentário e ele diz mais sobre o outro do que sobre você;

Terceiro: se pergunte: “isso é realmente meu? Ou é apenas do outro?” Se for seu, tente ver no seu dia a dia o que você pode fazer para melhorar. Se não for, para quê levar mais um peso nas costas?

Dica 4: enquanto você se prepara para mais um dia, dê a oportunidade de se olhar com mais amor

Nem sempre a gente acorda com aquele bom humor matinal dos filmes, ou com a mínima animação de começar mais um dia. Mas todo dia é uma oportunidade de melhorar e ser ainda mais diva por aí! Enquanto se arruma para mais um dia, se dê a oportunidade de reparar suas qualidades, tanto físicas quanto em personalidade, sem menosprezar nenhuma característica sua, hein?!

Então levante, sacode a poeira e repita para si mesma: “Eu sou uma mulher linda, forte e capaz.” Vai lá e arrasa! 

 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram