Fique Diva - Creme de reconstrução: 5 motivos para incluir o produto na rotina de cuidados com os cabelos

10/11/2020 / Publicado por Ariel Borges

Creme de reconstrução: 5 motivos para incluir o produto na rotina de cuidados com os cabelos

O creme de reconstrução deve fazer parte da rotina de cuidados de todos os tipos de cabelo: descubra cinco motivos para isso (Foto: Instagram @tylauren)

O creme de reconstrução deve fazer parte da rotina de cuidados de todos os tipos de cabelo: descubra cinco motivos para isso (Foto: Instagram @tylauren)

O creme de reconstrução ajuda muito na manutenção da saúde de cabelos loiros (Foto: Instagram @desiperkins)

O creme de reconstrução ajuda muito na manutenção da saúde de cabelos loiros (Foto: Instagram @desiperkins)

Incluir o creme de reconstrução na sua rotina de cuidados ajuda a potencializar o resultado de outros tratamentos (Foto: Instagram @nat_stowe)

Incluir o creme de reconstrução na sua rotina de cuidados ajuda a potencializar o resultado de outros tratamentos (Foto: Instagram @nat_stowe)

O fortalecimento e reposição de massa são os principais benefícios do creme de reconstrução (Foto: Instagram @paudictado)

O fortalecimento e reposição de massa são os principais benefícios do creme de reconstrução (Foto: Instagram @paudictado)

Você tem um creme de reconstrução capilar para chamar de seu? Quando o cabelo está fraco e sem vida, a gente sabe que é normal logo pensar em recorrer à hidratação. Mas, em algumas situações, os fios podem estar precisando de algo além da reposição de água - e é aí que os tratamentos reconstrutores entram em cena para repor a massa e devolver as proteínas que a fibra capilar precisa. Aliado a máscaras hidratantes e nutritivas em um cronograma bem definido, esse produto é indispensável na rotina de quem quer madeixas fortes e com aparência saudável. Confira os benefícios:

1 - Reconstrução capilar dá vida aos cabelos fracos e quebradiços

Se você percebe que o seu cabelo está ressecado, sem brilho e com dificuldade de crescimento, um bom creme para reconstrução capilar pode ser a solução! Além de observar o aspecto das madeixas, um truque para saber se é mesmo disso que elas precisam para ficarem fortes e bonitas novamente é recorrer ao teste de porosidade. É bem simples: basta colocar um fio de cabelo limpo dentro de um copo de água e ver o que acontece. Se boiar, a porosidade é baixa e a hidratação é indicada; se ficar no meio, a nutrição já dá conta da porosidade média. Agora, se ele afundar no copo, significa alta porosidade e a reconstrução é que deve entrar em cena. 

Usado em uma frequência de 15 em 15 dias, um bom creme de reconstrução vai ajudar a eliminar as pontas duplas do cabelo e restaurar a fibra fechando as cutículas e retendo os outros tratamentos para que ele cresça forte e saudável. Se já tem um tempo que seus fios não chegam ao comprimento que você quer, por exemplo, a falta de produtos reconstrutores na rotina de cuidados pode ser o problema. Agora vai!

2 - Creme de reconstrução devolve a massa da fibra capilar 

A queratina faz parte da composição natural da nossa fibra capilar, mas ela vai se perdendo ao longo do tempo se o cabelo não contar com produtos que ajudem a repor suas proteínas. A recuperação dessa massa perdida é, justamente, uma das maiores vantagens dos cremes de reconstrução!

Além dos cremes para reconstrução tradicionais, que contam com queratina em sua composição, existem produtos que entregam um tratamento ainda mais potente quando se trata de reposição de massa capilar. Linhas com Whey Protein vegetal, por exemplo, são boas pedidas por funcionarem como um suplemento capilar pelo combo de vitaminas. O mesmo vale para produtos com componentes naturais como a banana - que é conhecida por restaurar danos e fortalecer o cabelo graças à ação do potássio. 

3 - É do tipo camaleoa? Creme para reconstrução garante cabelos bonitos mesmo com as mudanças capilares 

Brincar com as possibilidades e mudar o visual dos cabelos faz um bem e tanto para a autoestima! Por causa disso, não é à toa que tem gente que mal vê uma nova tendência de coloração que já quer marcar uma hora no cabeleireiro para garantir o look. Mas você sabia que o uso frequente de químicas - até mesmo as do alisamento que você já está acostumada a fazer - é a principal causa para o enfraquecimento dos fios? 

Calma, isso não quer dizer que você tem que largar a progressiva para sempre ou desistir das luzes que estava decidida a fazer. Mas, sim, que é importante não abrir mão dos cuidados para que os fios fiquem fortes e continuem bonitos depois desses procedimentos. Então, anota a dica: por reparar, fortalecer e devolver a massa da fibra capilar - que é perdida depois de alisamentos e colorações -, a reconstrução é o principal deles e não pode ficar de fora.

4 - Reconstrução capilar protege os fios contra danos externos 

Mesmo que você não faça o tipo camaleoa que vive entre químicas e descolorações, o creme para reconstrução também deve fazer parte da sua rotina de cuidados! Isso porque, no dia a dia, o cabelo também passa por situações que causam enfraquecimento da fibra capilar - como exposição ao sol, vento, poluição e uso de ferramentas de calor, como secador e chapinha. 

Se você ainda não sentiu que seus fios foram afetados por esse combo, ótimo. Mas vale adicionar o creme para reconstrução na rotina para garantir que eles continuem saudáveis daqui para frente. 

5 - Tratamento de reconstrução deixa o cabelo preparado para receber os benefícios da hidratação e nutrição

Quando o cabelo está necessitado de reconstrução, você não vai ver grandes resultados depois de usar um creme hidratante ou nutritivo nos fios. A fibra capilar precisa de vários nutrientes para que fique devidamente saudável! Por isso, se ela estiver precisando de vitamina, a água e o óleo que você vai repor com a hidratação e a nutrição só vão garantir o efeito desejado nas suas madeixas se a proteína que vem junto com o creme de reconstrução também estiver em dia.  

A dica é sempre combinar esses três cuidados em um cronograma capilar. Você vai sentir a diferença e a saúde do seu cabelo agradece. 

Redação: Nívia Passos

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram