Fique Diva - Cronograma capilar: como fazer sua rotina de tratamentos para manter os cabelos saudáveis

08/04/2022 / Publicado por Carolina Gandra

Cronograma capilar: como fazer sua rotina de tratamentos para manter os cabelos saudáveis

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados perfeita para todos os tipos de fios (Foto: Instagram @chiziduru)

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados perfeita para todos os tipos de fios (Foto: Instagram @chiziduru)

A ordem dos procedimentos no cronograma capilar varia de acordo com as necessidades do seu cabelo (Foto: Instagram@christinanadin)

A ordem dos procedimentos no cronograma capilar varia de acordo com as necessidades do seu cabelo (Foto: [email protected])

Cabelos coloridos precisam apostar na nutrição e na reconstrução do cronograma capilar (Foto: Instagram @eman)

Cabelos coloridos precisam apostar na nutrição e na reconstrução do cronograma capilar (Foto: Instagram @eman)

Aposte no cronograma capilar para recuperar os fios depois da descoloração (Foto: Instagram @joliejanine)

Aposte no cronograma capilar para recuperar os fios depois da descoloração (Foto: Instagram @joliejanine)

O cronograma capilar ajuda os fios a crescerem fortes e saudáveis (Foto: Instagram @thecurlybella)

O cronograma capilar ajuda os fios a crescerem fortes e saudáveis (Foto: Instagram @thecurlybella)

O cronograma capilar ficou conhecido há alguns anos e já faz parte do dia a dia de cuidados com as madeixas de muitas mulheres. Apesar do nome passar a impressão de algo muito profissional, a maior vantagem dessa rotina é que ela pode ser feita em casa, com produtos que não precisam ser caros e, até mesmo, com ingredientes que você já tem e que podem te ajudar a montar o seu cronograma capilar caseiro

Ainda assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do cronograma capilar e seus benefícios. Por isso, hoje nós vamos falar das principais características de cada etapa e te mostrar como montar um cronograma capilar de acordo com o seu tipo de cabelo. Dá uma olhada! 

O que é cronograma capilar e para que serve?

O cronograma capilar é uma rotina intercalada de três cuidados básicos: a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar. Juntas, essas três etapas de tratamento devolvem água, lipídios, nutrientes, proteínas e vitaminas para o cabelo, oferecendo tudo o que ele precisa para se manter saudável e com uma boa aparência. 

O cronograma capilar pode ser feito em todos os tipos de cabelo com as adaptações necessárias e ajuda não apenas a recuperar o cabelo danificado, mas a prevenir diferentes problemas nos fios. Conheça ainda mais sobre o processo aqui!

Hidratação capilar é essencial no cronograma para todos os tipos de cabelo

A hidratação capilar é um tratamento fundamental para qualquer tipo de cabelo, desde os mais saudáveis até os totalmente danificados. Ela é responsável por repor a água e devolver o brilho e a maciez das madeixas. É claro que esse cuidado deve ser contínuo, portanto, no cronograma, você pode repetir a hidratação até duas vezes na mesma semana. 

Para isso, você precisará investir em uma máscara de hidratação concentrada e aplicá-la nos fios ainda úmidos depois do shampoo. Aguarde o tempo de ação indicado na embalagem e aplique o condicionador para fechar as cutículas dos fios e preservar o efeito do tratamento. Para potencializar o cuidado e transformá-lo em uma hidronutrição, junte sua máscara com um óleo vegetal nutritivo antes de aplicar no cabelo.

Na hora de escolher a máscara de hidratação, prefira produtos que tenham como ingredientes principais diferentes tipos de vitamina para cabelo, extratos e componentes naturais, como a água de coco

A nutrição repõe os lipídios essenciais para os fios

nutrição capilar é a etapa responsável por alimentar o cabelo e repor os lipídios da fibra capilar. A composição dos produtos nutritivos é rica em manteigas e óleos vegetais, geralmente combinados com componentes hidratantes. Portanto, é indicada para cabelos secos, ressecados e danificados por processos químicos. No caso dos cabelos crespos, que ressecam com mais facilidade, essa é a fase mais importante.

Para fazer a nutrição em casa, você pode usar a máscara concentrada, como na hidratação, ou apostar na umectação com o óleo vegetal puro. Nesse caso, você só vai precisar aplicar o óleo escolhido em todo o cabelo antes da lavagem e massagear o couro cabeludo com ele. Deixe agir por, no mínimo, duas horas. Depois disso, lave os cabelos normalmente e se prepare para ter fios super saudáveis e brilhosos. 

Quantas vezes por semana posso fazer nutrição no cabelo?

A quantidade semanal e mensal da nutrição também varia de acordo com as necessidades do cabelo. Geralmente, a nutrição é feita cinco vezes por mês com uma semana tendo duas sessões, mas quem tem cabelos cacheados e crespos pode aumentar de uma a duas vezes caso sinta que os fios precisam de uma maior reposição da oleosidade natural.

A reconstrução capilar é um tratamento fortalecedor profundo

O papel da reconstrução capilar é fortalecer os fios devolvendo proteínas aos cabelos que passaram por procedimentos químicos ou sofrem com queda e quebra. Você pode fazer o tratamento de duas maneiras: com máscaras concentradas de reconstrução ou com queratina líquida. Ainda assim, as madeixas saudáveis também podem ser beneficiadas com o tratamento. 

Com a máscara de reconstrução, você pode seguir um passo a passo comum de hidratação. Já com a queratina, o caminho é um pouco diferente: depois de lavar o cabelo com o shampoo e com ele ainda úmido, borrife a suplemento capilar nas pontas e por todo o comprimento dos fios. Deixe o produto agir por 10 minutos. Para ficar com as madeixas ainda mais macias, aplique uma máscara da mesma linha sem enxaguar o produto anterior, fazendo assim, uma rápida hidratação. Depois de 5 minutos, enxágue os fios com água fria. 

Quantas vezes por semana posso fazer reconstrução capilar?

Como o excesso de queratina é prejudicial para o cabelo, você deve ficar atenta com a frequência com que faz a reconstrução capilar. O tratamento pode ser repetido semanalmente em casos de cabelos muito danificados, que precisam ser recuperados com urgência, mas os intervalos devem aumentar para duas semanas assim que a situação melhorar. Essa também é a frequência indicada para cabelos pouco danificados ou quimicamente tratados. Fios saudáveis, sem química ou sem a influência de ferramentas de calor precisam da reconstrução apenas uma vez por mês. 

Teste de porosidade ajuda a identificar a real necessidade do cabelo para montar o cronograma

Antes de montar o seu cronograma capilar, é muito importante que você saiba se o seu cabelo está saudável, pouco danificado ou muito danificado, para acertar em cheio na quantidade de cada etapa da rotina! Para isso, vale fazer um teste de porosidade capilar, que é uma boa alternativa para descobrir o real estado dos fios. Para fazer o teste de porosidade, você só precisa colocar um fio de cabelo limpo e seco em um copo de água e deixá-lo por pelo menos 10 minutos. Depois desse tempo de pausa, observe em qual área do copo o fio permaneceu.

Se o fio boiar: quer dizer que ele está saudável, e que a hidratação capilar deve ser o tratamento principal para abrir as cutículas e fazer com que os outros tratamentos sejam bem recebidos.

Se o fio ficar no meio do copo: ele está pouco danificado e precisa de nutrição seguida de reconstrução para devolver óleos e proteínas aos fios;

Se o fio ficar no fundo do copo: significa que o cabelo está muito danificado, e que precisa de boas doses de reconstrução para reparar o fio.

Além do teste de porosidade, você também pode observar o aspecto do seu cabelo. Se ele está sem movimento e áspero, pode estar precisando de hidratação para cabelo ressecado. Caso o cabelo esteja com muito frizz, sem brilho e com problemas na hora de desembaraçar, a nutrição pode ser o tratamento capilar certeiro. Agora, se ele estiver quebradiço, sem elasticidade e densidade, a reconstrução é o tratamento capilar mais necessitado pelo cabelo poroso.

Quais produtos usar para fazer o cronograma capilar?

É importante acertar na escolha do creme de hidratação, nutrição e reconstrução, diva! Cada etapa do cronograma devolve necessidades diferentes aos fios e, por isso, vale encontrar os ingredientes essenciais de cada tratamento capilar. Para isso, a dica é olhar os ativos presentes nas máscaras para cada etapa do cronograma! Confira alguns ativos essenciais para fazer a hidratação capilar, nutrição e reconstrução:

Máscara de hidratação: a água de coco e a babosa são bons ativos para encontrar em um creme de hidratação, já que a água de coco hidrata e promove a maciez dos fios e a babosa repõe vitaminas e minerais com sua ação regeneradora. Uma ótima combinação!

Máscara de nutrição: os ativos óleo de coco e abacate conferem fios profundamente hidratados e nutridos, macios e brilhantes, além de contar com uma ação antirressecamento.

Máscara de reconstrução: Max Queratina-V e extrato de bambu são ótimos reconstrutores capilares. Enquanto a tecnologia Max Queratina-V recupera a fibra graças ao seu composto de proteínas de origem vegetal e aminoácidos, o extrato de bambu fortalece e hidrata a fibra capilar.

Como montar o seu cronograma capilar

Para colocar o cronograma capilar em prática, você precisa estar muito atenta às necessidades dos seus fios, já que elas vão definir a ordem dos procedimentos. Aqui embaixo, nós dividimos o passo a passo para cada estado de cabelo durante quatro semanas, ou seja, um mês inteiro de tratamento intensivo. Confira as categorias abaixo e veja qual é o cronograma mais indicado para você!

Para cabelos muito danificados (extremamente ressecados e quebradiços)

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - reconstrução

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução

Para cabelos pouco danificados (com pontas duplas e sem brilho)

1ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

2ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução

3ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

Para cabelo saudáveis (sem coloração ou qualquer outro tipo de química)

1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação  

3ª semana: nutrição - hidratação - nutrição  

4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

Como montar meu cronograma capilar para crescimento?

É possível fazer o cabelo crescer rápido e saudável com o cronograma capilar, diva! Para isso, você também deve seguir as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, mas com uma pequena mudança na escolha dos ativos. Na etapa de hidratação, você pode escolher um creme de tratamento que tenha cafeína na composição, já que o ingrediente estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que estimula o crescimento capilar.

O gengibre também é um poderoso aliado por fortalecer e prevenir o envelhecimento dos fios. Pelo alto fornecimento de proteínas e nutrientes, o óleo de rícino pode ajudar no processo de crescimento. Para conseguir os melhores resultados, aposte em um suplemento capilar que tenha os ativos juntos!

Quem pode fazer o cronograma capilar?

A rotina de cuidados com as madeixas pode e deve ser feita em todos os tipos de fio, seja qual for a curvatura ou o estado do cabelo! A hidratação, nutrição e reconstrução mantém a saúde dos cabelos saudáveis e devolvem a vida aos danificados, além de repor as necessidades aos fios lisos, ondulados, cacheados e crespos.

Qual a ordem correta do cronograma capilar?

A ordem do cronograma capilar depende de acordo com as necessidades do cabelo, ou seja, quem tem cabelos ressecados deve começar e ter mais sessões de hidratação. Já quem tem cabelos naturalmente secos deve focar na nutrição e, por último, os cabelos danificados precisam de reconstrução uma vez por semana. Mas para conseguir os melhores resultados, é importante que cada tratamento tenha um espaçamento de 48 horas entre um e outro. Assim, os ativos penetram no cabelo da maneira certa e os fios não são sobrecarregados!

Quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?

Quando o cabelo está saudável ou pouco danificado, os resultados do cronograma capilar já podem ser vistos no primeiro mês da rotina! Você consegue notar algumas diferenças, como um cabelo hidratado, macio e com menos frizz. Mas caso o cabelo esteja muito danificado por procedimentos químicos, os benefícios do cronograma capilar podem ser vistos a partir do segundo mês da rotina de cuidados.

Além disso, ao longo do cronograma, é muito provável que você precise adaptar as etapas da rotina. Isso porque a saúde capilar vai melhorar com o tempo, então a quantidade de algumas etapas e o espaçamento devem mudar - a reconstrução, por exemplo, não deve ser feita com frequência em cabelos saudáveis. Por isso, é importante que você avalie o seu cabelo ao longo das semanas e meses, entendendo quando deve substituir algum produto ou tratamento capilar.

Publicada em: 04/03/2016
Atualizada em: 08/04/2022

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram