Fique Diva - Cronograma capilar: o que é, como fazer, para que serve... Saiba tudo sobre hidratação, nutrição e reconstrução!

05/10/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Cronograma capilar: o que é, como fazer, para que serve... Saiba tudo sobre hidratação, nutrição e reconstrução!

Saiba o que é cronograma capilar e como fazer hidratação, nutrição e reconstrução (Foto: Instagram @kayleymelissa)

Saiba o que é cronograma capilar e como fazer hidratação, nutrição e reconstrução (Foto: Instagram @kayleymelissa)

O cronograma capilar é o seu melhor amigo para recuperar a saúde capilar

O cronograma capilar é o seu melhor amigo para recuperar a saúde capilar

Monte o seu cronograma capilar fazendo uma agenda de tratamentos com hidratação, nutrição e reconstrução

Monte o seu cronograma capilar fazendo uma agenda de tratamentos com hidratação, nutrição e reconstrução

A hidratação vai devolver a água e a nutrição vai repor os óleos necessários para o seu cabelo

A hidratação vai devolver a água e a nutrição vai repor os óleos necessários para o seu cabelo

Mesmo se estiver com o cabelo saudável, não deixe de tratar os fios

Mesmo se estiver com o cabelo saudável, não deixe de tratar os fios

A reconstrução vai melhorar a estrutura dos seus fios e deixá-los fortes novamente

A reconstrução vai melhorar a estrutura dos seus fios e deixá-los fortes novamente

Monte o seu cronograma capilar de acordo com a necessidade dos seu cabelo

Monte o seu cronograma capilar de acordo com a necessidade dos seu cabelo

Cronograma capilar: duas palavrinhas que fazem muita diferença na hora de cuidar do cabelo! Essa agenda de tratamentos é ideal para manter os seus fios 100% saudáveis. Se você é adepta da descoloração, alisamento ou outras químicas, a hidratação, nutrição e reconstrução serão suas melhores amigas para recuperar a força das suas madeixas. E entender o passo a passo não é nenhum segredo. A gente vai te ensinar tudo!

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que intercala hidratação, nutrição e reconstrução para manter o cabelo saudável. Fazer um cronograma capilar é, basicamente, aplicar produtos de hidratação, nutrição e reconstrução alternadamente, a cada lavagem. O segredo para montar um cronograma capilar é entender as necessidades do seu cabelo para entregar os nutrientes certos que os seus fios precisam. Para quem está em transição capilar para voltar ao cabelo ondulado, cacheado ou crespo, o cronograma é ainda mais fundamental.

Os três passos do cronograma capilar

A hidratação capilar é o tratamento que devolve água para os fios e deixa o cabelo macio. Ela pode ser feita com mais frequência, principalmente, em fios ressecados. É só escolher a sua máscara concentrada preferida e mandar ver!

A nutrição capilar vai repor os óleos necessários para os seus fios ficarem emolientes e brilhosos. Não tenha medo desse passo! Os cabelos precisam de óleos, não é à toa que a oleosidade produzida pela raiz é importante. Esse passo pode ser feito com máscaras nutritivas após a lavagem ou com óleo vegetal, que precisa de algumas horas antes da higienização para agir.

A reconstrução capilar é a reposição de queratina nos fios. Essa proteína é a mais importante para manter a estrutura do seu cabelo saudável. Depois do tratamento, é normal que as suas madeixas fiquem um pouco duras. Você pode fazer esta etapa com máscaras reconstrutoras ou com a própria queratina líquida. Só cuidado com a quantidade! O excesso do produto pode causar até quebra. 

O cronograma capilar pode ser feito por qualquer pessoa

Seu cabelo não precisa estar muito danificado ou ser tratado com química para você fazer o cronograma capilar. Os agentes externos como sol, vento, umidade e poluição também causam problemas nos fios. Você pode fazer um teste com cada tratamento e observar como suas madeixas respondem às etapas. 

Como montar a sua agenda de cuidados

Para montar o seu cronograma, você precisa pensar no que o seu cabelo precisa. Se os fios estão fortes e bem cuidados, foque na hidratação, faça a nutrição uma vez por semana e a reconstrução uma vez por mês. 

Caso seu cabelo esteja muito ressecado e opaco, ele está precisando de óleo. Portanto, a nutrição será bem importante e pode ser incluída com mais frequência no cronograma. Já os fios quimicamente tratados, danificados e/ou com aparência elástica, a reconstrução é o primeiro tratamento que você deve recorrer. A queratina vai repor a massa capilar perdida e reparar os danos causados pelas químicas. 

Quais são os tipos de cronograma capilar?

Você sabia que não existe só um tipo de cronograma capilar? Para atender todas as necessidades dos fios, a rotina de cuidados deve ser montada de acordo com o que cada tipo de cabelo precisa para permanecer saudável. 

Esses são os tipos de cronograma capilar: 

  • Cronograma capilar para cabelos saudáveis

  • Cronograma capilar para cabelos danificados

  • Cronograma capilar para cabelos coloridos

  • Cronograma capilar para cacheados e crespos

  • Cronograma capilar para cabelos em transição

  • Cronograma capilar para crescimento

Quer descobrir em qual versão de cronograma capilar o seu cabelo se encaixa? Dá uma olhada:

Cronograma capilar para cabelos saudáveis: a rotina de cuidados para cabelos saudáveis, ou seja, que nunca passaram por procedimentos químicos e não apresentam quebra ou outros problemas capilares, possui os tratamentos bem equilibrados. Geralmente, a hidratação é o foco da rotina, mantendo o cabelo brilhante e livre de ressecamento, pontas duplas e com menos frizz.

Cronograma capilar para cabelos danificados: madeixas que já passaram por procedimentos químicos, como relaxamento e alisamento, podem apresentar danos como quebra, pontas espigadas e excesso de frizz. Dentro dessa categoria, existe até mesmo o cronograma capilar para cabelos muito danificados, que precisam de mais atenção e cuidados para voltar à vida. A reconstrução capilar é o principal tratamento para esse tipo de fio complementado com a nutrição para nutrir os cabelos.

Cronograma capilar para cabelos coloridos: a rotina de cuidados para cabelos tingidos precisa da hidratação para diminuir o ressecamento dos fios, acompanhada de nutrição para reduzir o frizz. Além disso, a reconstrução deve ser feita pelo menos a cada 15 dias para reparar os fios danificados pela coloração.

Cronograma capilar para cacheados e crespos: o formato espiral dos cabelos cacheados e crespos dificulta a chegada da oleosidade natural nas pontas dos fios. Por isso, a nutrição capilar é o tratamento mais importante para esses tipos de fios para devolver lipídios e nutrientes à fibra, reduzindo os fios arrepiados e alinhando os cabelos cacheados e crespos.

Cronograma capilar para cabelos em transição capilar: para que o cabelo sem química cresça saudável, é muito importante que a hidratação, nutrição e reconstrução sejam feitos da maneira correta. Saber como fazer a nutrição no cabelo em transição capilar vai fazer toda a diferença nas madeixas de duas texturas!

Cronograma capilar para o cabelo crescer: desde que você escolha os ativos certos para as máscaras de tratamento, a rotina de cuidados com os fios também ajuda a fazer o cabelo crescer mais rápido. Cafeína, gengibre e vitaminas A e B2 são ótimos ingredientes para encontrar em produtos que ajudam o cabelo a crescer rápido, já que esses ativos estimulam a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Publicada em: 28/08/2017

Atualizada em: 05/10/2021

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram