Quem tem cabelo cacheado ou crespo não pode deixar de seguir um cronograma capilar. Ele vai manter os cachos definidos, volumosos, macios e cheios de brilho. No entanto, cada fio tem uma necessidade. As cacheadas que nunca usaram química precisam de uma agenda de cuidados diferente das que já passaram por alisamentos, relaxamentos e colorações. O Fique Diva separou o melhor tratamento para cada tipo de cabelo. Confira!
Os cabelos cacheados precisam de muita hidratação e nutrição
O formato encaracolado dos fios não permite que a oleosidade natural produzida no couro cabeludo chegue até as pontas. Com isso, o cabelo cacheado fica mais seco, com frizz e pontas duplas. Sem contar que a exposição solar, poluição, umidade e ferramentas de calor danificam as madeixas e fazem com que elas percam a maciez e o brilho.
Nesse caso, hidratar e nutrir regularmente já te ajuda a recuperar a saúde capilar. A hidratação repõe a água dos fios e é a etapa fundamental para qualquer tipo de cabelo, dos mais saudáveis até o totalmente danificado. Já nutrição é responsável por devolver os lipídios e, como os cachos tem mais facilidade para ressecar, é a fase mais importante.
Cronograma capilar para cabelos cacheados saudáveis ou pouco danificados
Para quem nunca usou coloração ou qualquer outro tipo de química, dá para manter duas hidratações por semana e apenas uma nutrição semanal. Para dar um upgrade no visual e deixar seus cachos ainda mais poderosos, dá para fazer ainda uma reconstrução por mês, que já é o suficiente. Se o seu cabelo se enquadra nessa categoria, confira o cronograma ideal para você:
1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
3ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
As cacheadas que usam química devem investir na reconstrução
É grande a quantidade de meninas que decidiram assumir os cachos, encarando a transição capilar e vencendo preconceitos. Porém, antes desse processo de aceitação, já tinham passado por alisamentos ou relaxamentos para alterar a estrutura dos seus fios. Além disso, alisados ou não, muitas também gostam de colorir as madeixas.
Aí a reconstrução precisa ser mais frequente. Ela repõe não só a massa capilar, mas também a proteína dos fios, que geralmente vai embora com os procedimentos químicos. O tratamento pode ser feito com uma máscara reconstrutora ou mesmo com a queratina líquida, fica a seu critério.
Cronograma capilar para cabelos cacheados quimicamente tratados
Depois da química, é comum os fios ficarem mais porosos e ressecados. Quem tem cabelo cacheado ou crespo precisa redobrar ainda mais os cuidados com as madeixas. As hidratações e nutrições continuam firmes e fortes, mas a reconstrução complementa ainda mais a agenda de tratamentos. Veja o cronograma mais indicado para salvar suas madeixas quimicamente tratadas:
1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição