Fique Diva - Cronograma capilar para cabelos oleosos: como montar o tratamento para os fios

07/06/2018 / Publicado por Marina Couto

Cronograma capilar para cabelos oleosos: como montar o tratamento para os fios

Montar um cronograma capilar ajuda os cabelos oleosos a terem mais maleabilidade e a ficarem mais saudáveis

Montar um cronograma capilar ajuda os cabelos oleosos a terem mais maleabilidade e a ficarem mais saudáveis

Quem tem o cabelo oleoso sabe - ou deveria saber - que algumas atitudes podem piorar ainda mais a situação. Enxaguar os fios com água quente, lavá-los todos os dias ou ainda usar ferramentas de calor em excesso são prejudiciais à saúde das madeixas, provocando o efeito rebote. Além disso, não dar a devida atenção aos cabelos com tratamentos especiais também provoca o aumento da oleosidade. Nesse caso, vale a pena investir em um cronograma capilar específico para o seu tipo de fio. Saiba como aderir uma rotina de cuidados

Escolha máscaras mais suaves para hidratação

Mesmo quando o cabelo é mais oleoso, a hidratação precisa ser feita toda semana. Isso evita que os fios fiquem com aspecto pesado, além de dar mais maciez, leveza e balanço para os seus cabelos.

No entanto, não precisa escolher cremes tão densos para o tratamento. Escolha as versões mais suaves e aplique o produto sempre no comprimento e nas pontas - nunca na raiz! Para lavar os fios, escolha também produtos voltados para cabelos oleosos, que costumam trazer uma sensação maior de refrescância e limpeza.

Cabelo oleoso também precisa de nutrição

Parece contraditório dizer que cabelo oleoso precisa repor os lipídios, mas sim, diva, tem que fazer nutrição também. No entanto, para quem acha que as receitas caseiras com óleos vegetais ou máscaras nutritivas podem deixar o cabelo pesado, a gente dá algumas dicas.

No caso da umectação, você não precisa deixar o óleo agindo por muito tempo, mas vale deixá-lo por, no mínimo, duas horas. Depois desse intervalo, você pode enxaguar os fios com shampoo diluído em um pouco de água, para distribuir melhor o produto. Já se você vai usar máscaras nutritivas, dá para usar o creme a cada 15 dias, ao invés de fazer o tratamento semanalmente. Assim você não deixa de cuidar, mas sem sobrecarregar demais as madeixas.

 

A reconstrução fortalece os cabelos da raiz às pontas

A famosa queratina líquida fecha o cronograma capilar e também é muito indicada para quem tem cabelos oleosos, já que a reconstrução fortalece as madeixas e devolve as proteínas dos fios. Assim como a nutrição, pode maneirar no uso do produto, a não ser que você faça algum tipo de procedimento químico nos fios.

Para fazer o tratamento, é só borrifar um pouco da queratina diretamente nos fios e deixar agir pelo tempo especificado na embalagem. Antes de enxaguar, aplique a sua máscara de hidratação e deixe agir por mais alguns minutos. Se preferir, também existe a opção de máscaras reconstrutoras, que são mais práticas de usar.

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram