Fique Diva - Cronograma capilar no inverno: saiba o que muda e como fazer

25/07/2022 / Publicado por Karoline Miranda

Cronograma capilar no inverno: saiba o que muda e como fazer

Saiba como driblar frizz, opacidade e mais sinais do inverno com um cronograma capilar (Foto: Instagram @jewejewebee)

Saiba como driblar frizz, opacidade e mais sinais do inverno com um cronograma capilar (Foto: Instagram @jewejewebee)

A hidratação com ingredientes como babosa e óleos deve ser feita no inverno (Foto: Instagram @jesseniaspallet)

A hidratação com ingredientes como babosa e óleos deve ser feita no inverno (Foto: Instagram @jesseniaspallet)

Não deixe de aplicar óleo capilar diariamente para combater os efeitos do inverno no seu cabelo (Foto: Instagram @nubiarezo)

Não deixe de aplicar óleo capilar diariamente para combater os efeitos do inverno no seu cabelo (Foto: Instagram @nubiarezo)

Manter os cuidados com os cabelos no inverno pode ser uma tarefa e tanto. Afinal, as baixas temperaturas podem deixar os fios mais ressecados ou oleosos demais, sem falar na preguicinha de lavar que bate de vez em quando! Por isso, a gente preparou um conteúdo completo para você aprender como montar um cronograma capilar no frio, evitando o frizz, o ressecamento e outros problemas característicos do inverno. Dá só uma olhada!

Efeitos do inverno nos cabelos

Dá para perceber que o seu cabelo fica um pouco diferente quando o frio chega, não é mesmo, diva? É comum que, na chegada do inverno, o ressecamento, frizz e opacidade tomem conta do visual, deixando o cabelo com aquela aparência opaca e sem vida. Por conta do frio intenso, a caspa é um problema que também pode ocorrer, devido a alta produção das glândulas sebáceas no couro cabeludo. Isso também pode deixar o seu cabelo mais pesado e com aspecto de sujo com mais facilidade. Por isso, é muito importante caprichar na higiene dos fios!

Como lavar o cabelo no inverno? Entenda a frequência das lavagens no frio

A etapa da lavagem é uma das mais importantes quando o assunto é cuidados com os cabelos no inverno. Uma das principais dicas para quem deseja preservar a saúde dos fios é não lavá-los com água muito quente, já que a temperatura alta pode ocasionar o aumento da oleosidade e a queda de cabelo.

Difícil, porém, é a coragem de enfrentar a água fria ou até mesmo entrar debaixo do chuveiro, né? Apesar do friozinho, diva, o ideal é que você lave o seu cabelo de 2 a 3 vezes na semana. Se, no entanto, tiver o cabelo oleoso, a rotina de lavagens deve ser diária, mesmo no inverno! Com relação a temperatura da água, o ideal é “quebrar” a água quente, molhando os cabelos com água morna.

Leia também: Cabelo com frizz? 10 dicas incríveis para evitar os fios indisciplinados

Na hora do cronograma capilar, turbine a hidratação

Muita gente fica com dúvidas sobre como hidratar o cabelo no inverno, principalmente as adeptas do cronograma capilar, que intercala as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com as demandas do cabelo. Inclusive, o cronograma capilar permanece como um método muito eficaz para deixar os cabelos mais saudáveis e bonitos, pois equilibra todos os nutrientes necessários para os fios.

No inverno, a grande dica para evitar os efeitos danosos do inverno, como o frizz, a opacidade e o ressecamento é investir pesado na etapa de hidratação. Isso porque é muito comum que os fios percam mais água e consequentemente, mais brilho, além de deixá-los mais “elétricos” e propensos ao ressecamento, deixando-os quebradiços e frágeis. Hidrate o cabelo toda semana para renovar a maciez e o balanço dos fios. Além disso, uma dica extra é finalizar as pontas com um óleo selante, que evita o frizz e as pontas duplas nas temperaturas mais frias.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram