A idade traz muitas coisas boas para a vida, né? Experiência, maturidade, conhecimento… Mas quando o assunto é cabelo, amiga, as mudanças infelizmente não são das melhores. A partir dos 50 anos e com a chegada da menopausa, suas madeixas passarão por algumas transformações hormonais que as tornarão mais frágeis, quebradiças, além de afetar a quantidade de fio e a produção de melanina. Dependendo do tipo e características da madeixa de cada mulher, essa lista pode ser ainda maior. Por isso, não adianta usar qualquer shampoo e condicionador. É preciso investir em cuidados especiais para chegar lá com tudo em cima!
Shampoo e condicionador específicos para o seu caso
A hidratação natural também anda alguns passos para trás com o envelhecimento capilar. Para contornar o problema, a solução é investir nos produtos certos e caprichar na hidratação. Como a densidade de cabelo diminui, o ideal é que você procure produtos que aumentem o volume e máscaras que não "pesem". Algumas marcas já até possuem shampoos e condicionadores com ação antienvelhecimento.
Massagens no couro cabeludo estimula o crescimento do cabelo
O couro cabeludo é responsável pelo crescimento dos fios, portanto, também precisa de cuidados especiais. Sempre que for lavar os fios, massageie a região com as pontas dos dedos para ativar a circulação sanguínea. Outra dica é não deixar o cabelo preso por muito tempo, pois pode favorecer a quebra e até a queda das madeixas.
Secador e chapinha todo dia? Nem pensar!
É sempre bom evitar usar chapinha e secador todos os dias e alisamentos com frequência. Para se proteger das ferramentas de calor, já existem diversos tipos de protetores térmicos, como o leave-in e o óleo de argan. Mas e para a raiz? A única solução é o cuidado ao fazer esses procedimentos. O recomendado por dermatologistas é manter o secador a uma distância mínima de 20 centímetros dos cabelos e a chapinha a cerca de um centímetro e meio do couro cabeludo.
Fique de olho na alimentação!
Sabia que a sua alimentação também influencia na saúde do seu couro cabeludo e, consequentemente, no crescimento dos fios? Uma dieta rica aminoácidos e proteínas (carnes, ovos e leite), por exemplo, estimula o crescimento e o fortalecimento das madeixas, enquanto o zinco (nozes, frutos do mar, gérmen de trigo e levedo de cerveja) também ajuda o cabelo a crescer e ainda reduz a oleosidade. Além disso, o ômega-3 e o ômega-6 (presentes nos óleos funcionais) ajudam na hidratação.