Fique Diva - Como fazer transição capilar de liso para cacheado? Dicas para começar

12/07/2022 / Publicado por Joanna Lopes

Como fazer transição capilar de liso para cacheado? Dicas para começar

 Não sabe como começar a transição capilar? Confira algumas dicas que podem te ajudar a dar o primeiro passo (Foto: Instagram @oliviahancock_)

Não sabe como começar a transição capilar? Confira algumas dicas que podem te ajudar a dar o primeiro passo (Foto: Instagram @oliviahancock_)

Descobrir a curvatura dos seus cachos é importante para usar os produtos certos do cronograma capilar (Foto: Instagram @katrisharose)

Descobrir a curvatura dos seus cachos é importante para usar os produtos certos do cronograma capilar (Foto: Instagram @katrisharose)

Máscara de nutrição com óleos e finalizadores para cachos ajudam no processo de transição capilar (Foto: Instagram @tillyroseshepherd)

Máscara de nutrição com óleos e finalizadores para cachos ajudam no processo de transição capilar (Foto: Instagram @tillyroseshepherd)

A transição capilar do liso para o cacheado é um assunto que gera muitas dúvidas. Por essa razão, quem decide assumir os cachos de vez pode ter um pouco de dificuldade em saber quando e como começar. Nessa fase inicial, o mais importante é buscar o máximo de informação sobre o tema, principalmente quais são os cuidados e produtos indispensáveis em cada etapa. Vale a pena ressaltar que os fios quimicamente alterados não voltam ao natural de uma hora para outra. Portanto, é bom ter em mente que esse não é um processo simples e requer bastante persistência.

Se você quer abandonar a química, mas não sabe como fazer a transição capilar de liso para cacheado, o Fique Diva separou algumas dicas que vão te ajudar a dar o primeiro passo.

O que é transição capilar?

A transição capilar consiste em deixar os cabelos crescerem de forma natural sem intervenção química. Você pode começar o processo a qualquer momento, basta abrir mão dos procedimentos que alteram a estrutura dos fios. O movimento ganhou força nos últimos anos e tem encorajado cada vez mais pessoas a assumirem seus cachos.

O cabelo em transição capilar passa por uma série de transformações. Por conta do crescimento da raiz, os fios podem ficar com partes lisas, onduladas, cacheadas e crespas ao mesmo tempo. Algumas pessoas decidem cortar todo o comprimento com química, enquanto outras preferem ir tirando aos poucos. Não existe uma regra de como passar pela transição capilar. Cada um vive a experiência do jeito que se sente mais confortável.

A principal recomendação para todos os cabelos em transição é investir em uma rotina de cuidados que inclui hidratação, nutrição e reconstrução. O método é conhecido como cronograma capilar e ajuda a fortalecer os fios para que os cachos cresçam fortes e saudáveis.

Faça as pazes com seu cabelo natural

Antes de abandonar os procedimentos químicos e assumir o cabelo natural definitivamente, é muito importante ter certeza da sua decisão. A transição do liso para o cacheado é um processo íntimo que envolve autoconhecimento, quebra de paradigmas e, acima de tudo, autoestima.

Normalmente, quem passa muito tempo com os fios alisados costuma sentir uma grande diferença com o retorno dos cachos, principalmente no que diz respeito à rotina de cuidados. A dificuldade de se adaptar ao novo visual pode desanimar algumas pessoas, que acabam desistindo no meio do caminho.

Portanto, esteja consciente de todos os desafios da transição capilar e não se deixe levar pelas opiniões alheias. A volta do cacheado exige muito foco, persistência e determinação. Quando você tem certeza do que quer, o processo fica mais fácil e nada é capaz de te desviar do seu objetivo.

Converse com um cabeleireiro especializado em cabelos cacheados

Embora a internet esteja repleta de dicas de como começar a transição capilar, vale a pena conversar com um bom cabeleireiro. Um profissional capacitado vai te ajudar a entender melhor quais são as necessidades do seu cabelo e quais tratamentos você deve investir mais. Além disso, um expert no assunto ainda pode te dar orientações sobre como montar um cronograma capilar e os melhores produtos para usar durante o processo. Por isso, dê preferência a cabeleireiros especializados em cabelos cacheados.

Outra vantagem de conversar com um cabeleireiro é receber indicações de como disfarçar as duas texturas durante a transição. Até que a química saia completamente dos fios, seu cabelo vai apresentar partes lisas e cacheadas ao mesmo tempo. Nessa fase, é interessante apostar em algumas técnicas para definir os cachos. O profissional também pode sugerir opções de corte para a fase de transição capilar, como o big chop ou o corte em camadas.

Descubra qual a curvatura do seu cabelo

Os tipos de cachos são definidos de acordo com sua curvatura. Saber qual grupo seu cabelo se enquadra faz toda a diferença no processo de transição capilar de liso para o cacheado. Esse detalhe é relevante porque cada ondulação possui características que determinam os cuidados e produtos necessários para os fios. Os tratamentos indicados para cabelos cacheados bem definidos, por exemplo, não têm o mesmo efeito nas madeixas com cachos mais abertos.

Para identificar qual o seu tipo de cacho, observe seu cabelo sem nenhuma finalização. No início, você pode ter um pouco de dificuldade para descobrir qual a curvatura, mas à medida que a química for saindo, fica mais fácil. Basta observar a ondulação predominante na parte natural. Dessa forma, você conseguirá determinar em quais tipos de cabelo cacheado suas madeixas se encaixam. Use a tabela de curvatura como parâmetro. A lista possui os tipos ondulados, cacheados, e crespos, cada um separado em três categorias.

Cabelo em transição capilar: o que fazer?

O cabelo em transição capilar precisa de cuidados redobrados. Os processos de alisamento danificam os fios e retiram boa parte dos nutrientes que garantem saúde e força às madeixas. Por esse motivo, é necessário ter um bom cronograma capilar ao longo de todo o processo de transição. Os tratamentos indispensáveis nessa etapa são a reconstrução, nutrição e hidratação. Aposte em máscara, creme de pentear e um bom óleo capilar para montar seu cronograma.

Os produtos para transição capilar devem repor os nutrientes que o cabelo precisa. Uma dica é apostar em máscaras formuladas com óleo de coco, um dos maiores aliados na recuperação dos fios danificados e sem vida. A Máscara Concentrada Niely Gold Nutrição Mágica devolve os nutrientes e lipídios dos cabelos. A combinação do óleo de coco e abacate garante saúde e hidratação, deixando os fios macios e com um brilho incrível.

Para auxiliar na definição, o ideal é usar uma linha de creme para pentear para transição capilar. O creme Cachos do Seu Jeito une a nutrição do óleo de linhaça com a poderosa hidratação da manteiga de karité. O produto oferece maciez, volume e definição na medida certa, além de um sistema escudo protetor, com tecnologia antifrizz, antipoluição e proteção térmica para os cabelos.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram