Fique Diva - Quanto tempo devo esperar para pintar o cabelo de novo?

12/11/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Quanto tempo devo esperar para pintar o cabelo de novo?

Saiba quanto tempo precisa esperar para pintar o cabelo de novo e tire mais dúvidas! (Foto: Instagram @jaelenmitchell)

Saiba quanto tempo precisa esperar para pintar o cabelo de novo e tire mais dúvidas! (Foto: Instagram @jaelenmitchell)

É importante pintar o cabelo na frequência certa para evitar danos e manchas (Foto: Instagram @curlyinmyheart)

É importante pintar o cabelo na frequência certa para evitar danos e manchas (Foto: Instagram @curlyinmyheart)

Evite pintar o cabelo duas vezes no mesmo dia para não danificar tanto a fibra (Foto: Instagram @georgiafmorris)

Evite pintar o cabelo duas vezes no mesmo dia para não danificar tanto a fibra (Foto: Instagram @georgiafmorris)

Invista em uma tinta que agride menos o cabelo na hora de pintar (Foto: Instagram @karolina.achong)

Invista em uma tinta que agride menos o cabelo na hora de pintar (Foto: Instagram @karolina.achong)

Pinte o cabelo quando a raiz estiver crescendo e o comprimento desbotado (Foto: Instagram @_blooming_with_grace)

Pinte o cabelo quando a raiz estiver crescendo e o comprimento desbotado (Foto: Instagram @_blooming_with_grace)

Saber como pintar o cabelo é importante para quem prefere fazer o processo sozinha e economizar um bom dinheiro, mas saber quando deve pintar o cabelo de novo também é essencial! Essa dúvida superválida pode aparecer principalmente nas mulheres que não visitam o salão para retocar a raiz e o comprimento, já que, em casa, não dá para receber conselhos da cabeleireira que faria a transformação. Mas fica tranquila que o retoque da coloração tem uma frequência indicada para cada caso!

O Fique Diva respondeu algumas dúvidas sobre a frequência ideal para pintar os fios, assim como outras relacionadas a coloração. Pode pintar o cabelo toda semana? Pode pintar no mesmo dia? Descubra!

De quanto em quanto tempo pode pintar o cabelo de novo?

Dentro de um período curto, pintar o cabelo de novo pode causar danos aos fios e prejudicar a saúde capilar. Mas não se preocupe, você não precisa deixar a raiz crescer muito para tingir os fios! Tudo depende do quanto a raiz cresce por mês - algumas mulheres têm um ritmo de crescimento mais acelerado do que outras -, mas o recomendado é esperar entre 15 e 45 dias para pintar o cabelo de novo.

As divas que querem cobrir fios brancos podem retocar a raiz a cada 15 dias, enquanto o retoque da coloração pode acontecer a cada 25 dias. Para quem não se importa com a diferença entre a raiz natural e o comprimento com coloração ou aposta no efeito de raiz esfumada, uma boa frequência é tingir os fios a cada 45 dias.

O que acontece se pintar o cabelo duas vezes seguidas?

Pintar o cabelo mais de uma vez no mesmo dia pode não ser boa opção, diva! Como o cabelo acabou de passar por um processo de abertura de cutículas, os fios estão fragilizados e precisam de cuidados antes de receber uma nova cor. Se você não respeitar o tempo de pausa e não tratar os fios, o resultado pode ser um cabelo danificado, quebradiço, com menos resistência e, no pior dos casos, o excesso de química pode provocar um corte químico. Por isso, vale esperar um pouco para mudar o tom do cabelo.

Como saber se devo pintar o cabelo ou não?

A raiz do seu cabelo já está grande - com no máximo dois dedos de comprimento - e a cor está desbotada? Se sim, é o momento de pintar o cabelo! É importante que a raiz não esteja tão grande para evitar manchas e tons diferentes da raiz e do comprimento, então não deixe de pintar o cabelo na frequência certa. Caso você note que o comprimento e pontas estão sem brilho, cor e movimento, o cabelo pode estar precisando de uma nova aplicação da tinta.

Pode passar uma tintura em cima da outra no cabelo?

A coloração funciona em cabelos naturais que nunca foram tingidos, adicionando um novo tom ou nuance aos fios, assim como também serve para quem quer escurecer o tom. Por outro lado, não é recomendado aplicar a coloração em cima de outra se a intenção for clarear os fios, isso porque “tinta não clareia tinta”.

Para mudar o tom, é necessário fazer uma decapagem dos fios, um processo parecido com o de descoloração, mas feito especialmente em cabelos com pigmentos artificiais e difíceis de serem retirados, como em cabelos pretos, vermelhos e escuros.

Qual a tinta que agride menos o cabelo?

Sempre que você for investir em uma coloração, leia com atenção a embalagem descritiva na caixinha de tinta para conferir se o produto conta com ingredientes hidratantes para reduzir os danos. Bons exemplos são os ativos D-pantenol e queratina, que garantem força, nutrição e hidratação aos fios. Esses ingredientes podem ser encontrados nas colorações de Cor&Ton, que também contam com filtro UV e silicone para proteger o cabelo dos danos causados pelos raios ultravioletas, além de sachês de tratamento para reparar a fibra. Após tratar o cabelo recém-tingido, o resultado é um cabelo hidratado, saudável e com muito brilho! 

Para as divas que querem apenas dar um brilho de cor aos fios tingidos, o tonalizante é uma ótima opção para agredir ainda menos os fios. Você só precisa encontrar uma tonalidade que seja do tom do seu cabelo e aplicar nos fios que já passaram pela coloração! Vale destacar que dependendo do tom do tonalizante e do cabelo natural, o produto só funciona em cabelos já tingidos. Em alguns casos, é possível alcançar uma nova cor somente com tonalizante, como ruivo escuro e vinho.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram