Fique Diva - Entenda a tabela de cores de cabelo e a numeração das tintas

07/12/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Entenda a tabela de cores de cabelo e a numeração das tintas

Entenda de uma vez por todas a tabela de cores de cabelo! (Foto: Instagram @bescene)

Entenda de uma vez por todas a tabela de cores de cabelo! (Foto: Instagram @bescene)

A tabela de cores de cabelo é essencial para mudar a cor dos fios (Foto: Instagram @kirstyannehair)

A tabela de cores de cabelo é essencial para mudar a cor dos fios (Foto: Instagram @kirstyannehair)

A altura do tom na tabela de cores é importante para indicar a cor do cabelo (Foto: Instagram @beautiful_by_natalie)

A altura do tom na tabela de cores é importante para indicar a cor do cabelo (Foto: Instagram @beautiful_by_natalie)

O cabelo pode ou não ter nuances pela tabela de cores de cabelo (Foto: Instagram @salonkiin)

O cabelo pode ou não ter nuances pela tabela de cores de cabelo (Foto: Instagram @salonkiin)

Saiba qual cor combina mais com você pela tabela de cores de cabelo! (Foto: Instagram @neworleansnaturalhairexpo)

Saiba qual cor combina mais com você pela tabela de cores de cabelo! (Foto: Instagram @neworleansnaturalhairexpo)

Entender a tabela de cores de cabelo é bem mais simples do que parece! Tudo o que você precisa fazer é identificar os números antes e depois do ponto na caixinha de coloração e lembrar (ou conferir) o que eles representam. Os tons, nuances e reflexos são muito importantes para que as divas acertem cheio na hora de pintar o cabelo, seja ele de preto, castanho, loiro ou até mesmo de cor fantasia.

Quer entender sobre o mundo de numerações de tintas de cabelo? Então confira esse guia que o Fique Diva preparou para você!

Tabela de cores de cabelo: entenda as diferenças entre as tonalidades

O primeiro número a se observar na caixinha de coloração é o que vem antes do ponto. Ele é responsável por indicar qual é a altura do tom, o que o torna essencial para encontrar a cor certa e não ter que lidar com o cabelo claro ou escuro demais. Os tons passeiam desde o preto azulado até o loiro ultra claríssimo, aumentando gradualmente do mais escuro para o mais claro. Dá uma olhada em como é a tabela de cores de tinta de cabelo:

1 - Preto azulado
2 - Preto
3 - Castanho escuro
4 - Castanho médio
5 - Castanho claro
6 - Louro escuro
7- Louro médio
8 - Louro claro
9 - Louro muito claro
10 - Louro claríssimo
11 - Louro ultra claro
12 - Louro ultra claríssimo

O cabelo preto é encontrado entre o 1 e 2, correspondendo ao cabelo preto natural e ao cabelo preto azulado. A tabela de cores de cabelo castanho possui três números, indo do castanho escuro (3), médio (4) até o claro (5). Já a tabela de cores de cabelo loiro é a mais longa, representando seis cores de toda a tabela. Os loiros mais claros equivalem aos tons de loiro claros, como o loiro platinado e perolado.

Nuances e reflexos ficam depois do ponto na tabela de cores de cabelo

O segundo passo é identificar qual número aparece depois do ponto. Ele é muito importante por indicar a nuance (também pode ser chamada de reflexo) da coloração ou até mesmo a ausência dela. As nuances e os reflexos são essenciais para formar a grande gama de cores que existem, desde os cabelos ruivos até as cores fantasias. Veja como as nuances ou reflexos são representados:

1 - Reflexo cinza
2 - Reflexo irisado ou mate
3 - Reflexo dourado
4 - Reflexo acobreado
5 - Reflexo acaju
6 - Reflexo vermelho
7 - Reflexo marrom ou chocolate
8 - Reflexo azul

 

E se aparecer um segundo número após o ponto na tabela de cores de cabelo?

Quando aparece um segundo número depois do ponto, quer dizer que existe mais uma cor naquela mistura. Um bom exemplo é a coloração Marrom Acobreado 5.74 de Cor&Ton: enquanto o número 5 corresponde ao tom castanho claro, as nuances 7 e 4 indicam, respectivamente, que há reflexo marrom e acobreado na tinta! A primeira nuance (marrom) é a cor primária e a segunda (acobreado) é secundária. Agora, se o número após o ponto corresponde a 0, significa que não há nuances ou reflexos na coloração, sendo a cor “pura”, como é o caso do Preto 2.0 da marca.

E quando o número da nuance se repete na tabela de cores de cabelo?

Se o mesmo número se repetir após o ponto na tabela de cores de tinta de cabelo, significa que a nuance é bem intensa! A coloração Ruivo Acobreado 7.44 de Cor&Ton, por exemplo, possui o tom loiro médio com reflexos acobreados bem intensos, sendo uma ótima tinta de cabelo para quem quer apostar em um ruivo acobreado bem forte. Há casos em que os reflexos são ainda mais intensos, como o Louro Ultra Platinado 12.111, que é cheio de nuances acinzentadas para quem gosta de um loiro claro acinzentado.

 

Use um testador virtual para saber como os tons e nuances se comportam no seu cabelo

Pensando em mudar a cor do cabelo e quer saber como fica a coloração antes de pintar os fios? A dica para não errar na escolha do tom é usar um testador virtual que mostra como a cor se comportaria em você. É o caso do Teste Sua Cor, uma plataforma com mais de 40 nuances de Cor&Ton para você experimentar quantas vezes quiser! Você só precisa tirar ou enviar uma foto bem iluminada, selecionar a coloração e pronto!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram