Fique Diva - Fitagem no cabelo crespo: como fazer e deixar os fios tipo 4 mais definidos

26/04/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Fitagem no cabelo crespo: como fazer e deixar os fios tipo 4 mais definidos

Como fazer fitagem no cabelo crespo? Veja as dicas para dar definição aos fios 4abc! (Foto: Instagram @curlygallal)

Como fazer fitagem no cabelo crespo? Veja as dicas para dar definição aos fios 4abc! (Foto: Instagram @curlygallal)

A fitagem no cabelo crespo pode ser feita apenas com um creme para pentear ou uma mistura de finalizadores (Fotos: Instagram @tayloranise)

A fitagem no cabelo crespo pode ser feita apenas com um creme para pentear ou uma mistura de finalizadores (Fotos: Instagram @tayloranise)

Depois de fazer a fitagem no cabelo crespo, você pode usar o difusor para dar volume aos fios (Foto: Instagram @slimreshae)

Depois de fazer a fitagem no cabelo crespo, você pode usar o difusor para dar volume aos fios (Foto: Instagram @slimreshae)

Fazer fitagem no cabelo crespo é uma das melhores formas de dar definição aos cabelos tipo 4abc. Essa técnica de finalização consiste em dividir as madeixas em mechas finas, como se fossem fitas, durante a aplicação do creme para pentear - o que ajuda na formação dos cachos.

A fitagem pode ser feita de diferentes formas e com diferentes tipos de cremes para pentear para aumentar o nível de definição ou conquistar mais volume, por exemplo. Para te ajudar a acertar na hora de aplicar essa técnica no seu cabelo crespo, separamos algumas dicas essenciais. Confira!

Fitagem no cabelo crespo: o que usar para dar definição aos fios

Para fazer fitagem no cabelo crespo, o primeiro passo é reunir os itens necessários. O mais importante é ter um bom creme para pentear, preferencialmente um específico para cabelos cacheados e crespos. Geralmente, eles são ricos em óleos vegetais que ajudam a hidratar e dar definição aos fios. A nossa sugestão é creme para pentear Cachos do Seu Jeito, de Niely, que tem óleo de linhaça e manteiga de karité.

Caso queira potencializar a sua finalização, a dica é apostar no Pudim de Definição, que tem a textura mais firme para maximizar a definição dos cachos. Você pode usá-lo junto ao creme para pentear ou sozinho. Além dos finalizadores, você vai precisar de um pente ou uma escova de dentes largos e prendedores de cabelo.

Como fazer fitagem no cabelo crespo: passo a passo da técnica  

Fazer a fitagem é muito simples, diva. O processo não é muito diferente do que é realizado nos cabelos cacheados e ondulados, se diferenciando apenas pela quantidade de produtos aplicados e nível de umidade. Veja o passo a passo:

Passo 1: Com os cabelos limpos e úmidos, quase molhados, divida os fios em quatro seções.

Passo 2: Solte a primeira mecha e desembarace os fios com o pente de dentes largos. Na sequência, divida essa seção em duas mechas menores.

Passo 3: Aplique o creme para pentear na primeira mecha e depois passe os dedos entre os fios - esse movimento é o que chamamos de fitagem.

Passo 4: Amasse os fios com as mãos, de baixo para cima, em direção à raiz e solte.

Passo 5: Repita o mesmo processo em todas as seções do cabelo. Dica: caso tenha o cabelo muito longo ou volumoso, você pode separá-lo em mechas mais finas.

Passo 6: Depois de finalizar a fitagem, você pode deixar as madeixas secarem ao natural ou usar um difusor de cachos para secar os fios.

Como dar volume ao cabelo crespo depois da fitagem 

A fitagem no cabelo crespo dá bastante definição aos fios e pode deixá-los com pouco volume. Se você é do time das crespas que gosta dos fios bem volumosos e com movimento, temos duas dicas para conquistar esse efeito.

O primeiro passo para dar volume ao cabelo crespo depois da fitagem é usar um pente garfo ou até mesmo as pontas dos dedos para “levantar” a raiz dos fios. Isso vai ajudar a deixar os cachos mais soltos e com movimento. 

A segunda dica é, ainda na finalização, trocar o Pudim de Definição por uma Gelatina de Volumão que tem a textura mais leve, o que facilita a formação de volume. Depois de finalizar a fitagem, use o difusor de cachos para secar os fios inclinando a cabeça em um ângulo de 90 graus e posicionando o aparelho de baixo para cima.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram