Fique Diva - Gengibre no cabelo: como usar o ingrediente e seus benefícios para o crescimento capilar

11/09/2020 / Publicado por Ariel Borges

Gengibre no cabelo: como usar o ingrediente e seus benefícios para o crescimento capilar

O gengibre no cabelo é um grande aliado do crescimento dos fios: conheça mais sobre seu uso aqui (Foto: Instagram @micaelaverrelien)

O gengibre no cabelo é um grande aliado do crescimento dos fios: conheça mais sobre seu uso aqui (Foto: Instagram @micaelaverrelien)

O gengibre no cabelo ajuda a fortalecer os fios - algo muito bom para quem colore os fios (Foto: Instagram @evg_sap)

O gengibre no cabelo ajuda a fortalecer os fios - algo muito bom para quem colore os fios (Foto: Instagram @evg_sap)

Você pode usar o gengibre no cabelo com o tônico ou na hidratação (Foto: Instagram @iydamichael)

Você pode usar o gengibre no cabelo com o tônico ou na hidratação (Foto: Instagram @iydamichael)

Se você está acostumada com as receitas caseiras, sabe que, de vez em quando, alguns ingredientes surpreendem com a quantidade de vantagens para os fios. É o caso do gengibre no cabelo: a raiz com utilidades que vão do auxílio na perda de peso até a ação antioxidante e anti-inflamatória também pode ser muito boa para as suas madeixas! Sim: pode acreditar que o gengibre é bom para o cabelo — a gente garante!

Depois da hidratação de banana e do shampoo de café, contar com mais um vegetal rico em vitamina para cabelo pode ser exatamente o que você precisa para uma rotina de cuidados ainda mais diversa e fios saudáveis e fortes. Quer conhecer mais sobre os benefícios do gengibre para o cabelo? Vem descobrir com o Fique Diva! 

Gengibre no cabelo: o que o vegetal pode fazer pelos fios? 

A principal vantagem de usar um vegetal cheio de vitamina pro cabelo como o gengibre na sua rotina de cuidados é, certamente, poder aproveitar de todas as vantagens dele de forma mais direta, no couro cabeludo. Para quem quer deixar o cabelo crescer, o gengibre pode ser um ótimo aliado. Isso acontece porque esse vegetal estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, acelerando o processo de crescimento e garantindo que esse processo vai acontecer de forma saudável. 

O gengibre também é rico numa vitamina para o cabelo bem específica, a piridoxina (ou vitamina B6). Ela fortalece os fios e faz com que esse alimento seja um suplemento capilar aliado da recuperação de fios danificados e fracos, já que ele combate a quebra e a queda. 

Como usar o gengibre no cabelo?

Assim como outros alimentos que beneficiam as madeixas, o gengibre pode entrar em contato com os fios de diferentes maneiras. Uma delas são os cremes de tratamento concentrados que contam com esse suplemento para cabelo na composição. Nesse caso, o passo a passo de aplicação costuma ser bem simples e prático. Essa versão ainda tem outra vantagem: como o gengibre é bem forte, ele pode causar reações alérgicas em couros cabeludos mais sensíveis e, nos cremes, isso dificilmente acontece. 

Além das máscaras de tratamento, você também pode usar o gengibre no cabelo no tônico caseiro e na hidratação feita com o suco do gengibre. Vale lembrar que o ideal, nos dois casos, é testar a reação do gengibre puro em contato com o couro cabeludo antes de aplicar na cabeça toda, ok? 

Tônico de gengibre é feito com a raiz e glicerina

Nem todo mundo está acostumado com o uso de tônicos capilares no dia a dia, mas como eles devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo acompanhados de uma massagem, são perfeitos para quando você precisa de um efeito potencializado (e que vai se refletir no comprimento dos fios também). O tônico de gengibre pode ser feito em casa e deve ser usado até duas vezes na semana, antes ou depois da lavagem, para estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo e o crescimento dos fios. Para ele, você vai precisar de um pedaço de gengibre, glicerina bi-destilada e água. Dá uma olhada no passo a passo: 

1º passo: coloque dois copos médios de água numa panela e espere levantar fervura;

2º passo: adicione duas colheres de sopa de gengibre picado e uma colher de sopa de glicerina quando a água começar a ferver;

3º passo: deixe o conteúdo ferver por um minuto e apague o fogo.

4º passo: aguarde esfriar e coloque o líquido num borrifador sem os pedacinhos de gengibre. O tônico deve ser guardado na geladeira e é válido por uma semana.

A hidratação de gengibre precisa de óleo de coco e de uma máscara de tratamento

A hidratação de gengibre, por sua vez, tem um passo a passo um pouquinho mais trabalhoso, mas super válido. Você vai precisar, além do vegetal, de óleo de coco, uma máscara de hidratação, um ralador e uma peneira. Dá uma olhada no passo a passo: 

1º passo: descasque o gengibre e rale a raiz em cima de uma peneira. Coloque um recipiente embaixo para capturar o sumo que já pode começar a sair. 

2º passo: depois de ralar tudo, pressione o gengibre ralado na peneira com uma colher para extrair todo o sumo;

3º passo: adicione à mistura o óleo de coco na mesma quantidade do sumo para quebrar a acidez do gengibre puro (se você quiser, já pode aplicar esse líquido na raiz e no comprimento dos fios);

4º passo: depois disso, coloque um pouco de máscara de hidratação e misture até obter um creme homogêneo;

5º passo: aplique no cabelo lavado enluvando mecha a mecha e deixe agir por 20 minutos. Depois disso, enxágue completamente, use o condicionador para selar as cutículas e finalize como de costume. 

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram