O mundo está cada vez mais consciente, principalmente quando estamos falando do meio ambiente. Mas com a mudança de pequenos hábitos nós podemos fazer a diferença, sim, principalmente, durante o Carnaval, ao usar o glitter biodegradável na hora de montar a produção para o bloco. Os oceanos agradecem. Nós chamamos a beauty artist, que também é formada em biologia, Aline Massa para explicar um pouco mais sobre o glitter ecológico.
Muita gente ainda não sabe o que o glitter ecológico
Ele ficou muito conhecido de uns tempos para cá. Muitos carnavalescos já utilizam o glitter ecológico em suas fantasias, para evitar o dano ao meio ambiente. Esse tipo é biodegradável, ou seja, ele não polui a água, quando vai para o mar. “O glitter convencional possui micropartículas de plástico, material que não se degrada naturalmente e é muito poluente. Como as partículas são muito finas, toda vez que escorrem pelo ralo, não são filtradas pelo esgoto e acabam parando nos rios e mares e, consequentemente, contaminando toda a fauna marinha e até a própria água para consumo humano. Já o glitter biodegradável se dissolve na água naturalmente e não é poluente”, explica Aline Massa.
O brilho do tipo ecológico possui aplicação igual ao glitter convencional e uma boa durabilidade
Não é porque se dissolve com mais facilidade na água que o glitter ecológico possui uma durabilidade reduzida dos demais tipos de brilho. Mas se você tomar um banho de mar ou piscina, a chance do brilho sair é realmente maior. “A durabilidade na pele é muito boa, aguenta bem o suor ao longo do dia, só não tolera contato prolongado com a água. A aplicação é a mesma do glitter convencional, podendo vir em embalagens com pequenas ou grandes partículas ou na forma de gel para aplicação direta na pele”, afirmou a beauty artist.
Use o glitter ecológico no rosto e no corpo durante o Carnaval
Assim como o brilho normal, o glitter ecológico também pode ser usado para incrementar sua produção carnavalesca. “No Carnaval, a make não tem limites né? Então você pode usar o glitter biodegradável pontualmente nos olhos, bochechas, têmporas, lábios ou, pra quem gosta de muito brilho, usar e abusar em todo o rosto e corpo!”, finalizou a bióloga.
Dica amiga da Aline: “Se você ainda assim for usar algum tipo de glitter que não seja biodegradável, NUNCA retire no banho ou na pia, retire com um disco de algodão embebido em óleo natural, por exemplo e depois jogue no lixo! O glitter comum não pode entrar em contato com a água de jeito nenhum!”. Anotou, diva?