Fique Diva - Guia do cabelo brilhoso: 5 dicas para recuperar e manter o brilho dos fios

20/02/2017 / Publicado por Marina Couto

Guia do cabelo brilhoso: 5 dicas para recuperar e manter o brilho dos fios

Não abuse das ferramentas de calor e, ao usá-las, aplique sempre um produto termoativado

Não abuse das ferramentas de calor e, ao usá-las, aplique sempre um produto termoativado

Para dar brilho aos cabelos, use produtos sem sal e lave os fios com água fria

Para dar brilho aos cabelos, use produtos sem sal e lave os fios com água fria

Cremes para pentear e óleos finalizadores com filtro UV ajudam a manter o brilho dos cabelos

Cremes para pentear e óleos finalizadores com filtro UV ajudam a manter o brilho dos cabelos

Hidrate regularmente os cabelos para evitar o ressecamento e deixar as madeixas com mais movimento

Hidrate regularmente os cabelos para evitar o ressecamento e deixar as madeixas com mais movimento

O tonalizante realça a cor dos fios e dá muito brilho, graças a sua composição sem amônia

O tonalizante realça a cor dos fios e dá muito brilho, graças a sua composição sem amônia

Alisamentos, colorações e até mesmo a rotina do dia a dia podem tirar o brilho dos cabelos. Os fios ficam opacos, sem movimento e com aparência pouco saudável. Isso acontece porque as químicas são bem agressivas e os agentes externos, como sol, poluição e umidade, também deixam os fios mais pesados. No entanto, com alguns hábitos, você consegue mudar essa situação. Saiba como fazer para deixar as madeixas mais bonitas e brilhosas!

1 - Água fria e shampoo sem sal limpam e dão mais balanço aos fios

A alta temperatura da água é inimiga dos cabelos, principalmente se você quer que eles fiquem mais brilhosos. Isso porque, quando está muito quente, ela dilata a cutícula do fio, provocando o ressecamento excessivo. Por isso, lave as madeixas sempre com água fria, no máximo morna, para evitar o problema. 

Outro produto que não pode sair do seu banheiro é o shampoo sem sal. Ele limpa suavemente o couro cabeludo e não agride as madeixas. Para os cabelos quimicamente tratados, esse tipo de shampoo é a melhor pedida. O cosmético costuma fazer menos espuma do que os comuns, mas não estranhe: isso não significa que a limpeza seja menos eficiente.

2 - Na finalização, use produtos que tenham filtro UV

Creme para pentear e leave-in são perfeitos para modelar as madeixas do seu jeito. Mas, para que os cabelos não percam o brilho natural, é importante que esses produtos - assim como os óleos finalizadores - tenham em sua composição um filtro UV, que protege contra a exposição solar.

Também vale lembrar que os cremes e óleos para finalização devem ser aplicados apenas no comprimento e nas pontas. Quando colocados diretamente na raiz, os fios ficam mais pesados e perdem todo o movimento. Então, nada de exagerar!

3 - Proteja as madeixas antes de usar as ferramentas de calor

Assim como no dia a dia, é preciso cuidar dos fios também nas ocasiões especiais. Tem uma festa ou simplesmente ficou com vontade de estilizar os cabelos de um jeito diferente? Não esqueça de passar um produto termoativado antes do babyliss ou da chapinha.

O uso dos aparelhos sem a devida proteção térmica resseca as madeixas, além de deixá-las mais porosas e opacas. Se a pedida é manter o brilho, não esqueça do produto e não abuse das ferramentas de calor.

4 - Hidratação, hidratação e hidratação

Quando o cabelo fica sem brilho, provavelmente é porque ele está bem ressecado. Nesse caso, o tratamento é fundamental para repor o nutriente e dar mais leveza aos fios. Para surtir efeito, a hidratação precisa ser feita, no mínimo, uma vez por semana.

Caso você queira potencializar o tratamento, basta adicionar um pouco de óleo vegetal à sua máscara concentrada favorita. Óleo de coco e de rícino são algumas opções que fazem toda a diferença. Você vai notar a diferença rapidinho!

5 - O tonalizante realça a cor e dá mais brilho

Para dar um up no visual, o tonalizante é uma alternativa bem menos agressiva do que a coloração permanente. O produto renova a cor das madeixas e também deixa os fios mais macios, por conta da sua composição sem amônia. Além disso, quem faz alisamento, relaxamento ou permanente pode usar tranquilamente, ele é liberado!

Como a fixação é menor, o tonalizante vai saindo conforme você for lavando os cabelos. Nesse caso, é importante intercalar as lavagens não só para manter o brilho, mas também para a cor durar mais. Se você tiver o hábito de higienizar as madeixas três vezes por semana, vai poder exibir a cor vibrante por até dois meses, dependendo do fabricante.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram